terça-feira, 6 de março de 2018

COMO GARANTIR O SUCESSO NA BUSCA DO EMPREGO NOVO.

Como garantir o sucesso na busca do novo emprego


Renata Felix


“Quando desistir não é uma opção, o sucesso é inevitável” – desconhecido


Eu não sei quem disse essa frase, mas eu leio isso todo santo dia! Porque essa frase me fez conseguir um novo emprego com o dobro do salário que eu tinha antes, mesmo sem saber como eu ia conseguir isso.

IMAGEM: C.RH


Só que não foi nada fácil até que eu resolvi fazer algo que eu nunca tinha pensado antes. Veja se por acaso isso acontece contigo:


Vejo muita gente enviando centenas de currículos por email, ou esperando uma indicação, ou ainda aplicando pra vagas nos sites, e nada disso parece funcionar.

Depois de um certo tempo vem o cansaço que se transforma em frustração.


Isso só piora quando vemos outras pessoas conseguindo novos empregos antes da gente, com menos esforço, mesmo que não pareçam bem qualificados para as vagas. Mas tem gente que consegue o novo emprego, né?

Sim, e vou excluir desse grupo as pessoas que simplesmente tiveram sorte, porque eu sei que isso pode acontecer. Porque eu acredito que apenas uma minoria de pessoas podem contar com a sorte.


Eu conheço uma outra minoria de pessoas que não contaram com a sorte, não se desgastaram, não eram os melhores candidatos, e mesmo assim conseguiram um novo (e melhor) emprego.

Essas pessoas parecem ignorar a crise e encontram vagas que nem sequer são publicadas em sites de vagas, e passam em entrevistas mesmo sem ter toda a experiência que pedem.


O que elas fizeram?


A primeira etapa é seguir o conselho “Quando desistir não é uma opção, o sucesso é inevitável”

Então persistir é um dos ingredientes fundamentais.


Mas, e quando a gente persiste e mesmo assim as coisas parecem não funcionar pra gente? Albert Einstein disse que “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”


Pra responder isso eu preciso que te dizer que o mundo está evoluindo… e cada vez mais rápido.

Mas eu vejo tante gente procurando emprego da mesma forma que se fazia há 10 anos atrás… e depois se perguntam porque não estão conseguindo nada.


O que eu resolvi fazer diferente, e que outros fizeram depois de mim, foi usar a inteligência emocional para influenciar as pessoas envolvidas nos processos seletivos. Eu passei mais de 8 anos estudando inteligência emocional, e quando me vi precisando de um novo emprego, usei tudo o que aprendi sobre isso na busca pelo emprego.

Então fazer algo diferente, sendo mais específico, usar a inteligência emocional é o outro ingrediente fundamental.


12 maneiras de demonstrar inteligência emocional na procura de emprego


  • Aceite que buscar uma nova oportunidade é estressante. 
    Ansiedade e insegurança são sentimentos naturais nessa etapa. Ainda assim, não permita que essa fragilidade vire uma desculpa para estourar com outras pessoas. Seja capaz de controlar seu comportamento negativo!

  • Esqueça a raiva.
    A raiva é um dos cinco estágios emocionais para lidar com uma perda, inclusive a do emprego. Esse sentimento também é natural a todos os seres humanos, mas ele prejudica muito a procura por novas oportunidades.
    Sua raiva pode transparecer no seu olhar e na sua postura, às vezes até no jeito de falar. E isso distancia as pessoas de você. A solução é controlar a raiva direcionando ela a atividades que reduzem os sinais desse sentimento, como exercícios, meditação e terapias variadas.

  • Esteja aberto a ajudar.
    Pense nas outras pessoas que estão na mesma situação que você, precisando de um novo emprego. Ajude-os! Quem obteve sucesso vai ser muito grato pelo seu envolvimento, e certamente vai tentar retribuir de alguma maneira.
    Você também vai se sentir grato de fazer o bem a alguém, e assim abrir portas para que essas mesmas pessoas ofereçam ajuda a você. Encarar a busca por emprego como jogos vorazes o deixa distante de bons contatos e pessoas bem intencionadas.

  • Peça ajuda.
    Não seja tão orgulhoso a ponto de não pedir ajuda quando você precisar. Pedir auxílio é completamente aceitável, se não necessário, ao procurar um novo emprego.
    Estar desempregado é um fato da vida, acontece com praticamente todo mundo em algum momento. Não tenha vergonha de pedir ajuda e informar seus contatos de que está em busca de novas oportunidades.

  • Encare os desafios.
    Em vez de fugir de situações difíceis e desconfortáveis, esteja disposto a encará-las. Isso pode significar tomar uma decisão como trocar de área de atuação, ir a eventos em que você não se sente confortável ou até aprender uma nova habilidade importante para sua recolocação.
    A maioria das pessoas que procura um novo emprego espera que as vagas cheguem até elas. Ganha destaque quem demonstra força de vontade e coragem para enfrentar o que der e vier.

  • Conheça seus pontos fortes e seus pontos fracos.
    Estar consciente de quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos e conseguir falar abertamente sobre eles demonstra inteligência emocional. Recrutadores buscam pessoas que reconhecem seus pontos de melhoria e que sabem como lidar com eles.
    Seja confiante ao falar dos seus sucessos em empregos anteriores, mas também seja humilde em reconhecer os erros e propor como evitá-los no futuro.

  • Não culpe os outros.
    Culpar outras pessoas pelos seus erros é uma péssima atitude. Quando alguém é demitido por não atingir a performance esperada, essa pessoa deve reconhecer seus erros e entender como evitar que eles aconteçam de novo.
    Pessoas que sabem lidar com suas emoções sabem muito bem que erros cometeram. Quem não possui inteligência emocional coloca o peso dos erros nas costas de colegas ou do chefe e não assume responsabilidade, o que não é bem visto por recrutadores.

  • Esteja próximo de pessoas positivas.
    Ficar perto de pessoas negativas é muito prejudicial na busca por um novo emprego. As chances de ficar reclamando das experiências passadas e afogando as mágoas são muito grandes, e seu tempo é valioso demais para ser perdido dessa maneira. Pessoas positivas fazem você agir de maneira positiva.

  • Aceite as críticas.
    Ninguém gosta de críticas. Ter inteligência emocional é saber usar isso a seu favor. E se a crítica não for construtiva, saiba ignorá-la.

  • Aprenda com seus erros.
    Muitas pessoas na busca de recolocação têm dificuldade de entender seus erros, e assim não conseguem corrigi-los. Alguém que é demitido constantemente por atitudes inadequadas precisa ajustar seu comportamento para que isso não tranque a evolução da sua carreira. E não se esqueça que recrutadores costumam pesquisar os “antecedentes profissionais” dos candidatos.

  • Assuma o seu papel.
    Acredite: a primeira impressão é muito importante para conseguir um novo emprego. Há uma estimativa de que 33% dos empregadores tomam a decisão de contratação nos primeiros 90 segundos. E a sua primeira impressão começa muito antes da primeira entrevista.
    Profissionais espertos entendem que estão expostos desde o momento em que saem de casa até o momento que retornam. A sua atitude profissional não pode ser um papel na sua vida, ela precisa ser protagonista e fazer parte da sua rotina.

  • Cuide de você.
    Sua saúde, tanto física quanto mental, é importantíssima para a sua carreira. Exercícios regulares ajudam a manter a mente e o corpo em equilíbrio e auxiliam na redução de hábitos nocivos como excessos com alimentos e bebidas que prejudicam a saúde.









FONTE: Admirável Emprego Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário