terça-feira, 2 de junho de 2020

Como escolher as melhores frases para entrevista de emprego


IMAGEM: VAGAS.COM.BR

Veja como passar uma boa impressão ao entrevistador escolhendo bem o que dizer

Quando você escolhe as melhores frases para entrevista de emprego pode mudar muita coisa na opinião que o recrutador vai formar sobre você naqueles poucos minutos. Está duvidando?

Então compare estas duas respostas:

“Eu ajudei no brainstorm para uma nova campanha.”

X

“Eu dei ideias que foram usadas em campanhas premiadas e bem-sucedidas.”

As duas são razoáveis, mas uma delas sugere resultados enquanto a outra é quase irrelevante. Concorda? Observe como a palavra “ajudei” é vaga na primeira resposta. O entrevistador pode imaginar que você deu uma ou duas ideias e passou o resto da reunião calado.

Na segunda frase, por outro lado, você mostra claramente que suas ideias foram bem aceitas, utilizadas e, o que é melhor, ainda trouxeram resultados.

Confira a seguir algumas opções de frases e palavras para você usar durante a conversa com o entrevistador. As dicas são de Alison Doyle, do The Balance.

Como escolher as melhores frases para entrevista de emprego 

1. Frases para entrevista de emprego que demonstram responsabilidade

É sempre bom demonstrar que você é um profissional responsável. Aqui vão algumas frases para entrevista de emprego que transmitem essa qualidade:

Apoiar
Exemplo: “Apoiei a criação do departamento de inovação da empresa.”

Assumir
Exemplo: “Assumi o projeto com outros dois colegas e trabalhamos juntos por três meses para descobrir formas de reduzir custos em todos os departamentos.”

Aumentar a eficiência
Exemplo: “Meu desafio era aumentar a eficiência da equipe.”

Buscar resultados
Exemplo: “Busquei resultados por nove meses até conseguir aumentar as vendas em 25%.”

Coordenar
Exemplo: “Coordenei o grupo que buscou startups no mercado para fazer parcerias de inovação.”

Cumprir prazo
Exemplo: “No meu último feedback, meu gestor elogiou meu comprisso com cumprimento dos prazos.”

Ficar responsável
Exemplo: “Fiquei responsável pela busca de soluções para o trabalho em home office da equipe.”

Organizar
Exemplo: “Eu e minha equipe organizamos o trabalho para entregar tudo o que foi combinado no prazo.”

Preparar
Exemplo: “Queria muito aquela promoção, então fui me preparando para assumir o cargo fazendo um MBA. Também fiz um curso interno de gestão de pessoas.”

Realizar
Exemplo:” Realizamos uma melhoria significativa na área de produção.”

Trabalhar em equipe
Exemplo: “Gosto de trabalhar em equipe e meus gestores sempre elogiam essa minha habilidade.”

2. Palavras que refletem valores da empresa

Para demonstrar que você está alinhado aos valores da empresa contratante, se for o caso, é claro, utilize frases para entrevista de emprego que a própria empresa usa para se descrever. Para não ficar repetitivo, busque sinônimos.

Estude atentamente o “sobre nós” do site da empresa, suas páginas nas redes sociais e o próprio anúncio de vaga.

Exemplos:

“Eu acredito que podemos melhorar a vida das pessoas por meio do trabalho.”

“A tecnologia serve para melhorar a vida das pessoas por isso eu gosto de trabalhar nessa área.”

“Levar informação de qualidade para todo o mundo é a melhor coisa que posso fazer.”

3. Frases para entrevista de emprego com adjetivos que mostram paixão

Um dos pontos que os entrevistadores mais tentam investigar é se você, ao ser contratado, apenas apareceria para cumprir seu trabalho ou estaria de fato envolvido com ele.

Isso porque pessoas apaixonadas e interessadas pelo que fazem podem trazer resultados inesperados para a empresa e o ambiente de trabalho.

Quer demonstrar que você não vai passar as horas olhando para o relógio? Experimente estes adjetivos:

Animado
“Eu fiquei muito animado com a possibilidade de ser transferido para outra cidade.”

Apaixonado
“Sou totalmente apaixonado por novas tecnologias, acompanho tudo o que posso.”

Entusiasmado
“Aquele desafio me deixou muito entusiasmado, passei dias pensando nele até estruturar um plano.”

Interessado
“Fiquei interessado na vaga porque vi que a empresa está ampliando o portfolio e eu posso contribuir muito.”

Motivado
“Eu fico motivado quando percebo que tenho chance de crescer com a empresa.”

4. Verbos fortes para demonstrar liderança

A entrevista é para um cargo de liderança? Então é especialmente recomendado que você utilize frases com fortes para demonstrar sua capacidade de liderar pessoas e projetos e alcançar resultados e objetivos. Sugestões:

Acelerar
Exemplo: “Para acelerar a produção, nós desenvolvemos um robô…”

Começar
Exemplo: “Comecei a dar o exemplo, chegando mais cedo ao escritório para me concentrar melhor.”

Construir
Exemplo: “Construímos uma rede de relacionamento com clientes que acabou gerando aumento nas vendas.”

Coordenar
Exemplo: “Fui indicado para coordenar a área que buscava soluções para aquele problema.”

Desenvolver
Exemplo: “Sempre gostei de desenvolver projetos de inovação.”

Entregar
Exemplo: “Entreguei o desafio para a equipe e pedi sugestões. Vieram muitas ideias boas dali.

Inovar
Exemplo: “Nós inovamos com o trabalho a distância naquela época em que ninguém levava isso a sério.”

Negociar
Exemplo: “Estou acostumado a negociar prazos com os fornecedores.”

Planejar
Exemplo: “Planejei o trabalho em três etapas.”

Resolver
Exemplo: “Resolvemos o problema dividindo a produção em três etapas.”

Supervisionar
Exemplo: “Supervisionei o trabalho da equipe toda e conseguimos cumprir o prazo.”

5. Jargões e buzzwords do segmento

Cada segmento tem uma linguagem própria, formada por termos e jargões que nem sempre são conhecidos por quem está de fora. Se você tiver conhecimento dessas expressões e se sentir à vontade com elas, não deixe de utilizar algumas durante a entrevista.

Facilmente o entrevistador vai compreender que você conhece o segmento da empresa e está familiarizado com a linguagem utilizada internamente. Só tome o cuidado para não usar jargões muito específicos de determinadas áreas internas das empresas – produção ou jurídico, por exemplo. É comum que o entrevistador seja alguém de RH e ele pode não entender o que você quer dizer.

Agora, se você não estiver totalmente acostumado ao segmento em que a empresa atua, uma dica é acompanhar pessoas dessa indústria no Twitter, conectar-se a elas nas redes sociais e procurar blogs e vídeos relevantes.

Por fim, vale lembrar que a escolha das melhores palavras depende diretamente do cargo que você quer ocupar. Se você estiver se candidatando a uma vaga de assistente, por exemplo, deve optar por frases que demonstrem responsabilidade e foco em resultados. Verbos que enfatizam sua capacidade de liderança, por exemplo, podem ficar para outro momento.



FONTE:

https://www.vagas.com.br/profissoes/palavras-poderosas-para-usar-na-entrevista-de-emprego/

Nenhum comentário:

Postar um comentário