terça-feira, 30 de junho de 2020

Vagas falsas: identifique golpes disfarçados de oportunidades


IMAGEM: VAGAS.COM.BR

Saiba reconhecer ofertas de emprego que podem ser uma fraude

Identificar vagas falsas de emprego e golpes disfarçados de oferta de trabalho nem sempre é fácil. Na VAGAS, constantemente desenvolvemos melhorias para garantir a segurança dos nossos usuários. Ainda assim, consideramos importante criar este post para alertar sobre possíveis situações fraudulentas. Nossa ideia é ajudar você a identificar possíveis golpes e se proteger deles. 

Como reconhecer golpes e vagas falsas de emprego

Confira a seguir alguns tipos de fraude que podem ocorrer durante a sua busca de emprego. Tente memorizar estes exemplos para evitar que pessoas mal intencionadas tirem o seu sossego – ou até o seu dinheiro, em casos mais graves. 

O anúncio da vaga joga para um site estranho

Quando um anúncio de vaga leva para um site estranho, que pouco ou nada tem a ver com carreira e emprego, pode desconfiar.  Os anúncios da VAGAS levam sempre para o o VAGAS.com.br ou para o próprio site da empresa. Anúncios que levam para sites desconhecidos podem apenas querem pegar suas informações para montar um banco de dados e depois oferecer produtos e serviço.

Você se candidata e imediatamente recebe uma ligação

Outro sinal claro de que uma oportunidade não é verdadeira é você receber uma ligação imediatamente após fazer a sua candidatura. Nesse tipo de fraude, alguém usa os dados que você acabou de preencher para entrar em contato e oferecer algum produto ou serviço. Se isso acontecer, a dica é não assinar e não comprar nada, nem compartilhar dados bancários. É possível que você tenha caído em uma armadilha. 

A vaga é muito genérica

Se você encontrar um anúncio que vale para qualquer candidato, fique esperto. É possível que seja apenas um chamariz para uma empresa que quer montar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes. Um exemplo de vaga genérica é “profissional de tecnologia com função generalista que tenha mais de dois anos de experiência”.

Alguém convida você em nome da VAGAS para participar de um processo seletivo

A VAGAS não entra em contato com o candidato por canais informais para convidá-lo a participar de um processo seletivo. Portanto, se você receber um contato em nome da VAGAS por whatsapp ou telefone já fique muito atento. Além disso, a VAGAS não é responsável pela condução do processo seletivo. O que fazemos aqui é fornecer a tecnologia para que empresas e candidatos se encontrem. Os processos são conduzidos pelas próprias empresas anunciantes ou por consultorias de recrutamento contratadas por essas empresas. Portanto, qualquer contato desse tipo em nome da VAGAS é golpe.

Você precisa pagar para participar do processo seletivo 

Fique muito esperto se alguém entrar em contato com você em nome da VAGAS pedindo que você pague qualquer coisa para participar de um processo de seleção. É fraude. A VAGAS não cobra qualquer serviço dos candidatos. Lembre-se: a VAGAS é 100% gratuita para os candidatos. Você não paga nada para utilizar nosso site e nem para se inscrever nas oportunidades anunciadas em nosso portal. 

Você precisa pagar por um curso necessário para sua contratação

Se alguém abordar você pedindo que pague por um curso para fazer parte do processo seletivo – é fraude. Como dissemos, a VAGAS não cobra qualquer serviço do candidato.

Você precisa fornecer informações pessoais por telefone ou whatsapp

Não fornece informações pessoais ou profissionais por telefone ou whatsapp para qualquer pessoa que entre em contato com você em nome da VAGAS. Nós não solicitamos esses dados fora dos nossos canais oficiais, que são nosso site e nosso aplicativo. Portanto, trata-se de um golpe para obter informações suas. 

A comunicação é confusa e tem muitos erros de digitação 

Este também é um indício de fraude porque, geralmente, empresas sérias fazem contatos bem redigidos e com uma comunicação clara e profissional. A dica vale para qualquer contato feito em nome de uma empresa que você considera séria. 

A história é muito longa e improvável

Se uma empresa que não tem escritório no Brasil, por exemplo, entrar em contato com você contando alguma história longa e confusa e pedindo informações incomuns para um processo seletivo, fique bem atento. Pode ser uma forma de obter informações sobre sua casa e sua família de forma ilícita. 

Como se proteger contra golpes e vagas falsas 

Existem alguns cuidados que você pode tomar em qualquer situação para se proteger de fraudes. Confira abaixo as nossas dicas e tente segui-las mesmo que você não tenha indícios de estar passando por uma fraude. 

São eles:

  • nunca faça transferências de dinheiro ou pagamentos para pessoas ou empresas que dizem cobrar esses valores para participação em processos seletivos ou para cursos necessários para uma suposta contratação;

  • não dê informações ou dados pessoais para pessoas que se dizem ser da VAGAS;

  • nunca envie imagens (prints) ou informações do seu perfil no VAGAS para para pessoas que fazem essa solicitação. Toda empresa que usa a nossa tecnologia tem acesso às informações do seu perfil profissional. Essas empresas não vão pedir que você envie isso novamente para elas. 

O que fazer se você desconfiar de vagas falsas ou  golpe 

Além de tomar esses cuidados, se você identificar alguma das situações que descrevemos e desconfiar que está sendo vítima de uma fraude, as nossas orientações são estas:

  1. verifique o nome da empresa que se diz interessada em você. Basta buscar na internet e verificar se ela existe;

  2. se encontrar canais oficiais da empresa, entre em contato e confirme as informações sobre o processo seletivo;

  3. sempre que possível, pergunte nome e sobrenome da pessoa e nome correto da empresa que ela diz representar. Procure no Google por esse nome e verifique se a pessoa existe e se trabalha realmente naquela empresa na área de recrutamento e seleção;

  4. fique atento ao número de telefone e ao remetente do e-mail usados no contato. Empresas sérias não usam nomes, remetentes ou fotos de perfil informais ou estranhos para entrar em contato. Normalmente, o email é nomedapessoa@nomedaempresa.com.br.

  5. pergunte como a pessoa obteve seu contato. Caso a resposta não seja clara, insista na pergunta.

Esperamos que essas situações não ocorram com você, mas, se ocorrerem, queremos que você esteja preparado para identificá-las e possa se manter seguro.


FONTE:

https://www.vagas.com.br/profissoes/como-reconhecer-vagas-falsas-na-internet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário