Ter reconhecimento profissional no trabalho é muito importante porque, como seres humanos que somos, nós gostamos de saber que estamos fazendo um bom trabalho e nos sentimos realizados quando isso acontece, não é verdade? Mas há ainda um outro fator importante: o reconhecimento profissional costuma fazer um empregado ter vontade de trabalhar mais e melhor – o que é muito bom tanto para a pessoa quanto para a empresa.
Se você sente que não está sendo devidamente reconhecido no trabalho, nós preparamos este post para você. Aqui, você vai entender o que é de fato reconhecimento profissional, por que ele é importante e como você pode ser mais reconhecido pelo trabalho que faz. Vamos lá?
O que é reconhecimento profissional?
O reconhecimento profissional é a forma que a empresa tem de dizer para o empregado que ele está fazendo um bom trabalho. Ele pode ser um elogio do chefe na frente de toda a equipe ou por e-mail, pode ser um aumento de salário ou até aquela tão esperada promoção.
Por exemplo, quando o gerente diz “parabéns” por um relatório que você entregou ou por um prazo que você conseguiu antecipar, você está recebendo reconhecimento profissional.
Quando você é promovido ou recebe um aumento, mesmo sem mudar de cargo, você está claramente sendo reconhecido.
A importância do reconhecimento profissional
Receber reconhecimento profissional é importante porque faz com que você se sinta realizado e tenha ainda mais vontade de ser produtivo e eficiente no seu trabalho.
Além disso, quando um colega ou superior reconhece o esforço um profissional, ele mostra onde essa pessoa se saiu bem para que ela possa repetir esse bom desempenho outras vezes.
Ou seja, o reconhecimento profissional pode servir como uma espécie de bússola para indicar onde você está acertando e como pode se tornar cada vez melhor no que faz, buscando formas de aprender e cumprir suas tarefas da melhor forma possível.
Como conseguir reconhecimento profissional no trabalho
Para conseguir reconhecimento profissional você precisa fazer o seu trabalho aparecer. Não adianta, por exemplo, você entregar um relatório no prazo se ninguém perceber isso. E também não adianta você se esforçar para aumentar as vendas de determinado produto se ninguém souber que foi você quem fez isso. Concorda? Confira a seguir algumas formas de se fazer notar da melhor forma possível.
1. Esforce-se
A melhor forma de ser reconhecido é sendo bom no que você faz. Portanto, esforce-se. Se estiver com uma tarefa urgente para entregar, chegue mais cedo e saia mais tarde, se for necessário.
2. Busque sempre mais conhecimento
Fazer um curso por contra própria para aprender alguma coisa nova também é uma boa forma de mostrar que você está empenhado em se desenvolver na empresa. Procure cursos online, melhor seu inglês pelo celular. E, sempre que possível, deixe as pessoas do trabalho saberem o que você anda aprendendo.
3. Crie boas relações com todos
As empresas valorizam profissionais que se relacionam bem com todas as pessoas. A dica? Seja gentil com todos, faça amizades, tente ser próximo dos colegas.
4. Faça propaganda das suas conquistas
Se você se empenhar 100% no trabalho e não reservar um tempo para comemorar – e divulgar – as suas conquistas, possivelmente você não receberá o reconhecimento que merece e espera receber.
Por isso, quando terminar uma tarefa difícil, tente comemorar de uma forma visível – mas não exagerada. Comente com os colegas, com chefe, faças as pessoas tomarem conhecimento disso.
Compartilhar uma conquista é uma excelente forma de chamar a atenção para o seu esforço no trabalho.
5. Mantenha seu (sua) chefe informado(a) sobre o que você faz
É possível que seu (sua) chefe tenha de pensar em milhões de coisas e por isso não tenha tempo para observar o que você faz. Se for o caso, você precisa mantê-lo(a) informado sobre o que anda fazendo. É muito importante, no entanto, que você não seja inconveniente ao fazer isso.
Algumas dicas:
- descubra a melhor forma de falar com seu supervisor ou supervisora (e-mail, whatsapp, conversa rápida no café?);
- crie uma rotina para informá-lo(a) sobre o que você realizou (uma vez por dia, uma vez por semana, o que você achar mais adequado);
- faça esse aviso de forma simples, até em tópicos, apenas para que ele(a) possa acompanhar o andamento das suas tarefa;
- entre tópicos não deixe de pontuar suas maiores realizações.
6. Faça com que as pessoa conheçam você por toda a empresa
Você não será reconhecido no trabalho se ninguém souber quem você é. Já pensou nisso? Então faça um esforço para conhecer o máximo possível de pessoas na empresa. Deixe que elas saibam seu nome e o que você faz. Além disso, participe dos eventos da empresa – happy hour, confraternização de final de ano. E, se estiver em home office, faça tudo isso de forma virtual. A tecnologia existe para isso também.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/reconhecimento-profissional/
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