Capacidade de adaptação às mudanças é uma das competências mais valorizadas atualmente. Quando uma empresa descreve esse item como requisito para preencher uma vaga, significa, primeiramente, que ela procura alguém capaz de manter a qualidade dos resultados mesmo diante de situações adversas.
Segundo Leonardo Berto, gerente de negócios da Robert Half, especializada em recrutamento para média e alta gerência, a capacidade de adaptação está entre as cinco competências e habilidades mais procuradas pelos empregadores. Na mesma lista estão proatividade, senso de dono, multitarefa e mão na massa. “É também uma das mais difíceis de serem encontradas em candidatos, de acordo com dados da 5ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH)”, diz ele.
A importância dessa competência é reforçada pelo atual momento econômico do Brasil e também pela transformação digital que abrange todos os negócios no mundo todo. Dados da 5ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), inclusive, mostraram que 46% dos empregadores afirmam que a transformação digital provocou a rotatividade dos seus profissionais que não se atualizaram e não acompanharam a digitalização dos negócios.
Quem é o profissional com capacidade de adaptação às mudanças
Na prática, a pessoa com essa competência tem estas características:
- mantém o controle emocional e a qualidade dos resultados mesmo diante de situações de pressão;
- é flexível para avaliar novas possibilidades antes de se recusar a fazer parte de uma ação;
- não desanima diante da mudança de rumo de um projeto;
- evolui com os erros ao invés de se sentir paralisado por eles;
- sabe trabalhar e conviver com profissionais de gerações diferentes na mesma empresa ou equipe;
- tem força de vontade para aprender e se atualizar constantemente, principalmente devido à transformação digital cada vez mais presente em nossas vidas.
Competência pode ser desenvolvida
De acordo com Leonardo, a capacidade de adaptação a mudanças, como grande parte das competências comportamentais, pode ser desenvolvida ou aprimorada, desde que a pessoa esteja empenhada na missão. “O primeiro passo é identificar qual capacidade ela quer ou precisa aprimorar”, afirma.
Para isso, o profissional pode pedir ajuda ao seu gestor e à equipe com a qual trabalha. “A ideia é que, como uma visão externa, essas pessoas apontem características que talvez você não tenha se atentado”, explica. Procurar a ajuda de um coaching ou mentor também pode ser uma boa opção. “Eles ajudarão a organizar melhor as ideias e traçar o melhor caminho para alcançar o objetivo.”
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/procura-se-profissional-com-capacidade-de-adaptacao-mudancas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário