10 dicas para melhorar seu perfil profissional nas redes sociais
Veja como se apresentar para chamar a atenção do RH
por Fabíola Lago
IMAGEM: VAGAS.COM |
Tão importante quanto atualizar o currículo é cuidar do seu perfil profissional nas mídias sociais. Primeiro porque as empresas têm aumentado investimentos em social recruiting, pois sabem que os talentos estão na web,
em comunidades especializadas. Segundo, porque as mídias sociais
permitem uma visão muito mais abrangente do candidato. Quais são seus
temas de interesse, sua relação familiar, relacionamento com amigos e
assim por diante.
Por isso, separamos dicas bem preciosas para construir seu perfil
profissional equilibrado e positivo sem perder sua atuação em outros
níveis de sua vida.
O perfil profissional nas mídias sociais
1. Conheça o que está usando
Cada rede social possui uma reputação e pede um perfil profissional
diferente no comportamento. Algumas são mais associadas ao
empreendedorismo e à inovação. Outras, ao networking, ao
compartilhamento de conhecimento de sua área profissional e assim por
diante. Algumas têm como foco única e exclusivamente a publicação de
imagens. Você precisa conhecer bem as ferramentas para não parecer um
peixe fora d’água.
2. Não seja afoito
Você pode passar a imagem de desespero ou de um carreirista egocêntrico se forçar um retorno na hora errada. O grande barato é saber expor tudo o que você faz ou fez de bom profissionalmente. Mostrar links de seus projetos, artigos publicados, blog, sites,
atuações acadêmicas ou em eventos corporativos. Se você tem o que
mostrar, não é preciso “pedir” emprego a ninguém. Tome cuidado para não
ser invasivo.
3. Personalize suas comunicações
Chame as pessoas pelo nome para que elas se sintam prestigiadas e com
um tratamento diferenciado. Se você só se comunica de forma massiva com
todos, sem distinção, é provável que em pouco tempo as pessoas se
sintam usadas apenas para fazer volume ao seu perfil. Prestigie os
conteúdos postados por colegas de trabalho e, se acreditar que são
relevantes, ajude a compartilhar.
Pessoas que utilizam as mídias sociais
em mão única, postando apenas o que é de interesse próprio, são vistas
como “predadoras”, o que é muito negativo. Procure ter sempre uma postura colaborativa.
4. Corra atrás dos seus interesses
Depois de sedimentar sua imagem, postar conteúdos, seus projetos e experiência profissional, vá atrás das conexões de
seu interesse. Para novos relacionamentos, explique o “porquê” do seu
pedido de conexão com essa pessoa em particular. Apresente seu
interesse, que a conheceu em um determinado seminário ou sabe que ela
trabalhou em uma empresa que é de seu interesse. Mostre o que você tem
em comum, seja gentil e honesto.
5. Seja sensível ao adicionar contatos
Algumas pessoas deixam seu perfil público, outras, privado. E há quem
realmente não se importe em misturar tudo e sabem lidar bem com isso:
amigos de longa data com pessoas que conheceu outro dia; parentes e
ex-chefes. Antes de pedir para ser adicionado, perceba qual é o estilo
dela para não criar constrangimento.
Para evitar gafes,
o melhor é, se você tem apenas uma relação profissional, conectar-se
somente em redes estritamente profissionais. Se a pessoa com quem você
quer uma conexão é mais extrovertida, pública, aberta, vá em frente.
6. Evite clichês e frases feitas
Enaltecer a própria trajetória, comparar-se a grandes pensadores e
dizer o que já está mais do que dito não pega bem… Seja parcimonioso ao
divulgar e compartilhar frases de autoajuda ou de autoestima. Evite
coisas do tipo: “Falar de mim é fácil, difícil é ser eu”, “sua inveja
faz a minha fama”, “meu maior defeito é que sou perfeccionista” entre
outras frases desse gênero. Recadinhos e indiretas anônimos também
demonstram imaturidade.
7. Respeite o tempo do outro
Afinal ele ficou escasso para todo mundo. Ganhamos na velocidade de
informação, mas também nos tornamos mais conectados, mais ambiciosos (no
melhor sentido) e, por isso mesmo, nem sempre dá para fazer aquele chat
tranquilo. Quando seu interesse for conexões pra realizar negócios ou
alçar um novo emprego, procure ser objetivo sem ser
ríspido. Depois do “oi”, “tudo bem”, pergunte se a pessoa dispõe de um
minuto para atendê-lo. E coloque sua necessidade. Todo mundo vai
entender sua objetividade.
8. Crie situações offline
Sempre que possível, tente encontrar com as pessoas de sua comunidade
profissional pessoalmente. Por mais bacana que seja sua rede ou sua experiência profissional,
um aperto de mão, uma conversa com olhos nos olhos estreitam muito mais
as relações. Frequente seminários, feiras de negócios, eventos
acadêmicos e convide as pessoas da sua rede para criar esse espaço de
interação mais presencial.
9. Tenha cuidado com os desabafos
Por mais tentador que seja, naquele momento de depressão,
de fim de relacionamento amoroso, aguente firme e não desabafe nas
mídias sociais. Você vai se arrepender depois! Questões pessoais, só com
amigos íntimos, em mensagens privadas ou naquele boteco que tem o barman mais paciente do mundo!
FONTE: VAGAS.COM
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