10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional
Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar
nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar”.
O que nem todos captam é que
quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem vista por todos
são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos, que fazem com
que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico.
Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria
pessoa que nela atua.
IMAGEM: CATHO |
Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras,
seja quando me contratam para ministrá-las, e me perguntam quais
habilidades esses profissionais devem ter para fazer de qualquer
organização uma empresa melhor.
Como estou sempre observando o ambiente
onde me encontro para identificar tendências e analisar como é o
comportamento das pessoas, pude perceber quais são as necessidades das
organizações e quais são os profissionais que estão um passo a frente
dos demais.
Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você
um pouco dessas habilidades que, creio, são imprescindíveis. Noto que
essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil
empreendedor.
Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse
parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria aquela
pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma “cara de orgasmo”, ou seja, que
fosse cheia de vitalidade, de energia, que não visse a hora de
“arregaçar” as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor,
porque tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de
diferente em seu ambiente profissional.
Além desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, eu destaco ainda outras habilidades:
1 Flexibilidade
É a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de
crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação. Mas como? Há
alguns pontos que ajudam esse treinamento:
reduzir o tempo que se
emprega planejando uma tarefa; sempre que puder, troque um trabalho que
exige minuciosidade e morosidade por ações; trabalhe com equipes que
contenham uma diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que
não existem verdades absolutas; crie o costume de pedir a opinião para
toda sua equipe e observe os vários pontos-de-vista para resolver um
determinado problema; marque num papel os motivos que o levaram a
determinar certa decisão e se você os mantém ou não quando a situação
muda de rumo.
2 Autoconfiança e autoconhecimento
Essas habilidades são importantes para você assumir riscos e ter
segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e
empreendedor.
Para isso, saia da sua zona de conforto e comece a ter
uma visão mais ampla de até onde você pode chegar; marque num papel seus
objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine novos; fuja
das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam tarefas,
limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento, tente
enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem ou procure um especialista
no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.
3 Iniciativa
Serve para tornar as ideias boas em prática. É agir com velocidade e
inovação. Para potencializar essa habilidade:
ofereça ajuda para
resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a evitar
os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas
oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão coligadas à
iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique
suas prioridades para colocá-las em prática.
4 Competitividade
Ter metas claras, não contentar-se em chegar ao objetivo comum.
Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos
determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar
coisas que antes não conseguia.
Todos esses fatores referem-se a uma
competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está
intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais. Questionar
sobre seus objetivos e metas, sobre aquilo que realmente gosta de fazer e
evitar rotinas de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar
essa habilidade.
5 Visão no cliente
Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as
necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que
satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade:
controle suas
emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos
de pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros
naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real
necessidade e desejos; tente manter-se sempre disponível para o cliente;
seja simpático; desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus
clientes, para que, quando eles entrem em contato, você possa otimizar a
comunicação.
6 Compreensão interpessoal e empatia
Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer os demais e
tornar-se o líder do grupo graças à sua empatia. Esta é a
habilidade-chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o
atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de
serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo
que seus clientes realmente necessitam.
Na verdade, a empatia se
desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que
o outro diz, escutando dúvidas e necessidades) e depois convertendo
isso num hábito diário.
7 Capacidade de liderança
É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem
facilidade em motivar seus colegas de trabalho e eles sempre pedem a sua
opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade
dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa
proposta.
Para potencializar ainda mais essa capacidade, dedique uma
parte do seu tempo para escutar os demais integrantes da equipe,
conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles
podem confiar em você para alcançarem suas metas; tente ganhar o
respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência
e dando sempre o bom exemplo.
8 Persuasão
Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos
propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável
magnetismo com os outros membros da equipe para que eles deem o melhor
de si.
Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há
algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por
no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou
faz, pois é a segurança de sua credibilidade e, assim, poderá fazer com
que os outros te sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de
persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade
deixa de trazer benefícios profissionais para você.
9 Trabalho em Equipe
Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, em que elas
também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar as opiniões
alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para alcançar
um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas
individuais.
Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante
capacidade de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender
a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as
barreiras formais em situações rotineiras são formas de você
potencializar mais essa habilidade.
10 Visão do negócio
Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a
própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela
irá caminhar e é capaz de prever as consequências das suas decisões
antes que elas virem um problema.
Essas são as características de quem
já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para potencializar ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua
curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais
periódicos; dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e
estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis
consequências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em
longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.
FONTE: CATHO
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