7 dicas para melhorar sua comunicação interpessoal
Evite vícios de linguagens ou falar gesticulando demais – ou de menos
IMAGEM: VAGAS.COM |
Quem
se comunica bem consegue chamar a atenção do interlocutor e se fazer
entender por ele. Por outro lado, quem não domina a arte da comunicação interpessoal
acaba perdendo grandes oportunidades, ou porque não é bem entendido ou –
pior ainda – porque fala, fala, fala e ninguém ouve coisa alguma,
apenas ruídos.
Segundo Aurea Regina de Sá, coach de comunicação e especialista em
linguagem corporal, a maioria dos problemas de comunicação ocorre porque
as pessoas, em geral, não se percebem. “Elas não sabem, por exemplo,
que têm vícios de linguagem, que falam fazendo gestos demais ou sem fazer gesto algum e tudo isso acaba se transformando em ruído”, explica.
Confira dicas para melhorar sua comunicação interpessoal
1 – Observe-se e observe os outros
Nos treinamentos, Aurea costuma filmar os participantes quando estão
falando para que possam ver como se saem nesses momentos.
Se isso não
for possível para você, tente prestar atenção na forma como fala e
também na sua comunicação
corporal. Fique atento também às outras pessoas, o que chama a sua
atenção no jeito que elas falam e também o que acaba causando irritação
ou desinteresse. “Pessoas que não gesticulam nada, por exemplo, podem
parecer robôs enquanto falam e isso acaba sendo desinteressante para
quem está ouvindo.”
2 – Cuidado com vícios de linguagem
Sabe aquelas pessoas que têm mania de repetir ‘tipo’ (ou o ‘tipo
assim’) a toda hora? Então. Essa repetição pode distrair o interlocutor,
que pode prestar atenção demais no vício de linguagem e acabar se
desprendendo do conteúdo.
3 – Não seja “monótono”
“A fala deve ser como um eletrocardiograma, em que as curvas variam
para cima e para baixo, com certa musicalidade”, diz Aurea. A dica da
especialista é falar como se estivesse colocando algumas palavras em
negrito – sem exageros, claro.
“Quem fala no mesmo tom o tempo todo
acaba gerando tédio na pessoa que está ouvindo, que provavelmente não vá
conseguir se manter atento, mesmo que tenha interesse pelo assunto.”
4 – Preste atenção nas reações do seu interlocutor
Observe se ele parece interessado e está de fato compreendendo o que
você diz. Se perceber qualquer problema, mude o discurso, tente chamar a
atenção de outra forma. “Se quiser se certificar de que ele está
entendendo, pergunte se você está se fazendo compreender, que é mais
gentil.”
5 – Controle os movimentos do corpo
Muitas vezes, quando uma conversa gera ansiedade
e nervosismo, as pessoas tendem a se movimentar em excesso. “Tem gente
que parece que tem formiga na cadeira”, diz Aurea. Obviamente, isso
irrita e desconcentra quem está do outro lado. Tente não gesticular
demais, não ficar balançando o pé, por exemplo, e não ficar se
contorcendo na cadeira.
6 – Olhe nos olhos enquanto fala
Olhar diretamente para a pessoa que está falando por você gera empatia
e facilita o entendimento. “Isso faz toda a diferença porque a outra
pessoa se sente reconhecida e valorizada, e todo mundo quer isso.”
7 – Preste atenção à linguagem que vai usar
Não use palavras difíceis apenas para parecer culto, sem se preocupar
com o entendimento da mensagem que você quer passar. “Uma linguagem
simples e correta é sempre adequada e não demonstra falta de cultura,
como muita gente pensa”, diz Aurea.
FONTE: VAGAS.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário