3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho
Entenda por que essa competência é essencial para criar laços de confiança e colaboração
Se
você quer crescer na carreira, precisa saber que apenas competências
técnicas não são suficientes.
IMAGEM: VAGAS.COM |
No caminho, você precisará desenvolver
algumas competências pessoais. E a empatia no trabalho – aquela capacidade de se colocar no lugar do outro para entender de verdade o que ele sente – está entre as principais delas.
Pense, por exemplo, em um profissional que é excelente em detalhes e
perfeito tecnicamente, mas não consegue se dar bem com ninguém.
Como ele
poderá ser promovido a gerente se não souber gerenciar pessoas
entendendo suas necessidades, demonstrando atenção e sendo gentil no
tratamento diário?
Como aumentar sua empatia no trabalho
1. Ouça as pessoas
Ouvir as pessoas com atenção e cuidado é o primeiro passo para
melhorar e demonstrar sua empatia. Não adianta apenas ouvir por ouvir
enquanto divide sua atenção com o celular ou a conversa da mesa ao lado.
É preciso ter mente e coração abertos para entender o que a pessoa
tenta comunicar.
Preste atenção no tom de voz e na sua linguagem
corporal que ela usa. Você não precisa concordar com tudo, mas deve
tentar se colocar no lugar do outro para compreender a situação do seu
ponto de vista.
2. Trate todo mundo bem
No ambiente de trabalho, a empatia é responsável por formar laços de
confiança e colaboração entre os profissionais. Portanto, trate os
outros como você gostaria de ser tratado.
Parece óbvio, mas é importante
não se esquecer disso, mesmo nos dias mais estressantes e corridos. Se
você tratar os outros com cuidado e gentileza, é muito provável que eles
façam o mesmo por você. Desta forma, você pode construir um
relacionamento saudável com seus colegas.
3. Coloque-se no lugar do outro
Tente se colocar no lugar de outra pessoa antes de fazer críticas ou
julgamentos. Um bom exercício é imaginar que você está conduzindo uma
entrevista de emprego. Tente se colocar no lugar do entrevistado e
lembrar lembrar da última vez em que você esteve naquela situação.
Você
se lembra de como estava animado e nervoso? Para deixar a pessoa à
vontade, você pode começar com perguntas simples e esperadas, como “Fale
um pouco sobre você mesmo” e, em seguida, passar para questões mais
difíceis e técnicas.
FONTE: VAGAS.COM
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