quinta-feira, 26 de abril de 2018

3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho

3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho


Entenda por que essa competência é essencial para criar laços de confiança e colaboração


Se você quer crescer na carreira, precisa saber que apenas competências técnicas não são suficientes. 

IMAGEM: VAGAS.COM

No caminho, você precisará desenvolver algumas competências pessoais. E a empatia no trabalho – aquela capacidade de se colocar no lugar do outro para entender de verdade o que ele sente – está entre as principais delas.

Pense, por exemplo, em um profissional que é excelente em detalhes e perfeito tecnicamente, mas não consegue se dar bem com ninguém. 

Como ele poderá ser promovido a gerente se não souber gerenciar pessoas entendendo suas necessidades, demonstrando atenção e sendo gentil no tratamento diário?



Como aumentar sua empatia no trabalho



1. Ouça as pessoas


Ouvir as pessoas com atenção e cuidado é o primeiro passo para melhorar e demonstrar sua empatia. Não adianta apenas ouvir por ouvir enquanto divide sua atenção com o celular ou a conversa da mesa ao lado. É preciso ter mente e coração abertos para entender o que a pessoa tenta comunicar. 

Preste atenção no tom de voz e na sua linguagem corporal que ela usa. Você não precisa concordar com tudo, mas deve tentar se colocar no lugar do outro para compreender a situação do seu ponto de vista.


2. Trate todo mundo bem


No ambiente de trabalho, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os profissionais. Portanto, trate os outros como você gostaria de ser tratado. 

Parece óbvio, mas é importante não se esquecer disso, mesmo nos dias mais estressantes e corridos. Se você tratar os outros com cuidado e gentileza, é muito provável que eles façam o mesmo por você. Desta forma, você pode construir um relacionamento saudável com seus colegas.


3. Coloque-se no lugar do outro


Tente se colocar no lugar de outra pessoa antes de fazer críticas ou julgamentos. Um bom exercício é imaginar que você está conduzindo uma entrevista de emprego. Tente se colocar no lugar do entrevistado e lembrar lembrar da última vez em que você esteve naquela situação. 

Você se lembra de como estava animado e nervoso? Para deixar a pessoa à vontade, você pode começar com perguntas simples e esperadas, como “Fale um pouco sobre você mesmo” e, em seguida, passar para questões mais difíceis e técnicas.













FONTE: VAGAS.COM

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