quinta-feira, 12 de abril de 2018

PORQUE MANDO MIL CURRÍCULOS E NINGUÉM ME CHAMA?

PORQUE MANDO MIL CURRÍCULOS E NINGUÉM ME CHAMA?


Por: Frima Steinberg


IMAGEM: linkedin
Muitos profissionais certamente já ficaram indignados: enviaram o seu currículo para vagas nas quais analisaram 100% de aderência, e NADA.

Nada, nada, nenhum misero telefonema.

Quando isso acontece, o recrutador paga a conta da incompetência, e o profissional tem a certeza de que o recrutador é analfabeto.


Mas, venho conversar um pouco mais sobre isso com as pessoas interessadas no assunto:


1) pode acontecer a famosa aplicação de filtros, e as palavras chave do recrutador não se encontram no seu resumo de experiencias profissionais.


2) anunciou e nem mesmo leu currículos, aceitou recomendações da rede de contatos e infelizmente você não estava no meio.
Ou ( caso recente ), anunciou e colocou as vagas em uma agencia de empregos da cidade, e muitos interessados pensando que seu perfil seria analisado, não terão essa chance,  a menos que descubram a agencia de empregos que vai fazer as vagas.


3)Recebeu 500 currículos, leu uns 10 chamou uns três e fechou a vaga, e seu Cv nem mesmo foi lido.


4) e tantas alternativas mais, vamos somente a mais uma, a razão desse pequeno artigo: seu currículo tem mesmo forte aderência com a vaga, e o recrutador tem que ler com tempo e atenção para descobrir nos pré requisitos e na sua experiencia relatada os pontos em comum.

Quanto mais técnicas as exigências, mais complexa a leitura. Precisamos lembrar que recrutadores não são administradores, médicos, engenheiros, etc. Quanto mais experiencia profissional, maior o entendimento do recrutador.

Só que o tempo dedicado à leitura de cada CV é curto, muito curto.

Outra coisa, você tem nas empresas onde trabalhou grande experiencia em XYZ e é LOGICO, totalmente LOGICO que para ter experiencias em XYZ, você é profundo conhecedor e experiente em ABCDE um alfabeto inteiro.

Mas você sabe isso e muitas pessoas mais, porem o recrutador será que sabe? 

E cada dia os Cvs tem menos paginas, uma a duas reza a lenda (e o tempo e paciência curtos de quem lê), que varias informações ficam subentendidas Então, o que fazer?Simples.

Cada CV que você enviar, e tiver pre requisitos descritos, gaste um tempo e escreva a sua experiencia em cada item citado na vaga. Jamais mentir, jamais mentir, jamais mentir. Nem precisava dizer.

Somente explique a sua experiencia à luz da vaga . Ou os pre-requisitos à luz da sua experiencia profissional.

Garanto aumento de chances. Eu garanto. Leio currículos há 30 anos e há uns 10 anos recoloco profissionais no mercado de trabalho.

Quem ler, vai na realidade ler você explicando o que domina da vaga e portanto reúne condições para participar da seleção, alem do que, na hora de preparar o seu Cv para enviar, se a sua aderência for baixinha, você terá pouco a explicar e nem vai enviar. 

Exemplo: você é um engenheiro nuclear, e a vaga é para gerente comercial de cosméticos. Seu raciocínio é: se eu sei fazer isso, que é tão complexo, logicamente cosméticos representam zero dificuldade. 

ENGANO SEU. É outro mundo diferente daquele que você tem expertise. E bastante complexo. E na hora de explicar isso para o recrutador, certamente você irá verificar que não se encaixa na vaga, permitindo assim duas coisas interessantes:

1) da sua parte, FOCO nos seus objetivos

2) da parte do recrutador, currículos com maior aderência

Nada mal, concorda?






Frima Steinberg

frimarh@gmail.com








FONTE: linkedin

Nenhum comentário:

Postar um comentário