IMAGEM: VAGAS.COM |
Veja como focar o desenvolvimento profissional para atingir seus objetivos.
Ter um plano de carreira é fundamental para planejar o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários para alcançar seu objetivo profissional.
Como explica João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com tanta competição e tantas exigências do mercado de trabalho, esse planejamento se tornou fundamental. Quer saber como começar?
Confira as dicas do especialista agora mesmo.
Como fazer um plano de carreira
- Estabeleça seus objetivos para saber onde quer chegar
- Desenhe um plano de ação com o que você precisa fazer para chegar até lá
- Tenha disciplina para executar todos os passos do seu plano
Como desenvolver cada etapa do seu plano de carreira
1 – Estabelendo objetivos
Não é por acaso que este é o primeiro passo. Segundo Xavier, é
imprescindível que você saiba onde quer chegar para traçar um plano e
alcançar seu objetivo. Quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às
competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de
sucesso. “É essencial investir continuamente em autoconhecimento e aprendizado.”
2 – Criando um plano de ação
Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos
que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar
para adquirir o tipo de experiência exigida para atingir seu objetivo”,
explica o especialista.
A dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente
mensuráveis. Durante o percurso, você deve verificar se o plano está de
fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.
“Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as
pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências
adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar
sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der
errado.”
3 – Buscando disciplina durante a execução
Para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e
disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para
ajustes de rumo. “É normal que as coisas não saiam exatamente como o
planejado”, diz Xavier.
“Nessas horas você terá de encontrar a melhor
forma de adaptar seu plano de carreira aos acontecimentos, às vezes
improvisando, às vezes fazendo uma grande alteração no planejamento.”
FONTE: VAGAS.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário