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Conciliar a rotina de trabalho com a
vida pessoal pode ser uma tarefa complicada, ainda mais em grandes
centros urbanos, nos quais normalmente as pessoas passam de 1 a 2 horas
por dia no trânsito do trajeto para ir de casa para o trabalho.
Além
disso, segundo o especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, no
Brasil principalmente, existe um tabu cultural de que quem sai cedo do
escritório não é bem visto e às vezes taxado como descomprometido com a
empresa.
Hoje em dia, uma boa remuneração ou um
plano de carreira não são mais suficientes para reter um talento nas
empresas. “As pessoas perceberam que dinheiro e ascensão profissional
não servem para nada sem saúde e boas relações familiares, que são os
fundamentos da qualidade de vida”, afirma Grinberg.
Embora o país passe por um momento bastante complicado em relação ao mercado de trabalho, segundo o IBGE são cerca de 3,16 milhões de brasileiros procurando emprego há mais de 2 anos e, para esses profissionais, trabalhar com o que gosta é uma prioridade.
Sendo assim, o especialista alerta que é
possível aprender a gostar do trabalho e que isso é essencial para
crescer e obter sucesso. “Mais importante do que trabalhar no que gosta é
aprender a gostar do trabalho. Com essa mentalidade o colaborador
aumenta as chances de sucesso e de fazer algo que realmente goste”.
É preciso entender que ter a rotina de
trabalho e pessoal em harmonia é uma das chaves para a chamada qualidade
de vida. Como hoje, em muitos casos, trabalho e vida pessoal estão bem
misturados, é necessário que o colaborador inclua suas aspirações e as
de sua família nas decisões e também no trabalho. Para tornar essa
tarefa mais fácil, Renato Grinberg dá algumas dicas. Confira!
Planeje-se
Faça um planejamento semanal e diário
das suas principais atividades. Lembre-se de incluir também os
compromissos familiares, como aniversários, celebrações e encontros com
amigos.
“Ladrões” de tempo
Identifique tudo o que te rouba tempo,
desde as redes sociais até as saídas excessivas para um café ao longo do
expediente. Assim fica mais fácil eliminá-las e organizar o tempo para
render mais.
Estabeleça prioridades
Elencar prioridades é essencial para uma
rotina de trabalho e também para a vida pessoal. É possível conciliar
as duas coisas. Se tiver que perder alguma atividade pessoal, por
motivos de trabalho, compense esse tempo para poder realizar algo
pessoal mesmo que tenha que sair mais cedo ou entrar mais tarde no
trabalho.
Respeite os seus limites
Também é preciso aprender a dizer não no
ambiente corporativo. Ainda que o trabalho seja necessário, é preciso
ponderar algumas situações.
Se a rotina está te sobrecarregando,
modifique seus hábitos e organize novamente seu modo de trabalhar.
FONTE: Site Revista Melhor – Gestão de pessoas
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