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Não importa o motivo pelo qual você está buscando um
emprego: é preciso estar bem preparado para fazer uma entrevista e ir
bem e também ser um forte candidato em qualquer vaga
Nesse artigo vou te dar 30 dicas para fazer uma entrevista de emprego. Irei dividi-las em duas partes: na parte 1, "14 dicas para fazer uma entrevista de emprego com teste em excel", teremos dicas focadas mais para o seu lado técnico.
Já na parte 2, "16 dicas para você fazer qualquer entrevista de emprego", teremos como foco o seu lado pessoal.
Você pode estar procurando emprego por diversas razões:
- Está desempregado e precisa de um emprego urgente;
- Está ganhando pouco e quer ganhar mais;
- É seu primeiro emprego e precisa estagiar para conseguir seu diploma;
- Precisa trabalhar para pagar seus estudos;
- Quer ganhar mais;
- Quer trabalhar em um lugar mais próximo da sua casa;
- Quer mudar de área;
- Busca um cargo melhor;
- Quer crescer.
O que importa, entretanto, não é só o
motivo que você está buscando um novo emprego, mas sim que você precisa
estar bem preparado para fazer uma entrevista e ir bem e também ser um
forte candidato em qualquer vaga.
Durante anos você estudou, vem se
preparando e agora é a hora de fazer uma entrevista de emprego. Não
importa se essa será sua primeira entrevista ou se você já fez outras,
na hora “H”, muitas dúvidas irão passar pela sua cabeça. E você se
pergunta coisas como:
- Como devo falar?
- Como devo me comportar?
- Como me sento na recepção?
- Tenho que ser formal ou informal?
- Posso brincar com o entrevistador?
- Posso falar gíria?
Muita gente me pergunta "Luchezzi, qual é
a fórmula para ir bem em uma entrevista de emprego?". Costumo ser bem
direto e objetivo, e respondo: não existe fórmula mágica, nem muito
menos uma receita que você siga e eu possa te dizer que em X% dos casos é
garantido que você irá bem. Pelo menos eu não conheço.
A principal dica é: em toda entrevista
que fizer seja sempre você. Essa é melhor e maior dica de todas. Seja
sempre você. Aliás, não só em uma entrevista, mas na sua vida.
É natural que você fique nervoso no
início da entrevista, mas, se você for sincero, com o decorrer da
entrevista, esse nervosismo vai passar. Sempre seja sincero e nunca
minta.
"Legal Luchezzi, mas e se me fizerem uma pergunta que eu não saiba a resposta, o que respondo?"
Eu já te falei o segredo. Diga sempre a verdade. Diga que não sabe. É simples!
Vou dizer por mim: eu gosto de pessoas
sinceras e honestas. Os entrevistadores são pessoas experientes, eles
também gostam de gente sincera e gente honesta. Ser esperto é saber usar
a honestidade a seu favor.
Você não é obrigado e nem precisa saber
tudo em uma entrevista. Quando você usa a honestidade a seu favor, e
assume que não sabe alguma coisa, nessa situação você assumiu que não
sabe. E isso é normal. E é exatamente isso que falta em muitos
profissionais, ou seja, a honestidade de assumir que não sabem ou não
fizeram alguma coisa e pronto!
Ao assumir, você demonstra uma série de coisas implicitamente, como exemplo:
- Coragem de assumir os erros
- Enfrentamento dos desafios
- Disposição para correr riscos
Lembre-se: jamais minta.
Você não vai deixar de ser contratado
porque não sabe alguma coisa. Pode ser que não seja contratado por
outros motivos. Fale somente o que você sabe fazer. Os entrevistadores
são pessoas experientes e bem preparadas. Eles conseguem perceber quando
uma pessoa está mentindo. A honestidade te abrirá as portas. Ser
honesto é poderoso.
Agora… Como se sair bem em uma entrevista quando o Excel é um requisito?
Você sabe que muitas empresas deixam de
selecionar candidatos que não têm conhecimento ou que conhecem pouco
Excel. Dominar Excel é uma necessidade para todos profissionais de
qualquer área. Todo profissional vai precisar fazer análises de custos e
para isso será necessário desenvolver uma planilha, por mais simples
que seja.
As 14 dicas para você se sair bem em uma entrevista de emprego quando tiver um teste de Excel, são:
- Armazenar dados
- Analisar os dados de uma planilha
- Criar um Banco de Dados
- Desenvolver uma planilha
- Fazer as análises dos dados que estão na planilha
- Criar fórmulas matemáticas
- Trabalhar com dados e gerar estatísticas
- Criar gráficos simples
- Criar gráficos dinâmicos
- Criar macros
- Criar uma tabela dinâmica
- Manipular dados em uma tabela dinâmica
- Fazer relatórios simples e complexos
- Mostrar principalmente que você é um profissional que sabe tomar decisões
Mostre que você sabe interpretar os
dados e explique do que se trata a planilha e o que ela está gerando de
informação e quais são as suas conclusões. Caso precise, clique aqui e veja algumas opções de cursos de aperfeiçoamento.
Não é somente o lado técnico que os
entrevistadores estão querendo saber de você. É lógico que isso é
importante, mas o principal é o lado humano da pessoa que está tomando
as decisões.
"Mas Luchezzi e se o entrevistador falar que a minha interpretação sobre a planilha está errada?"
Já falamos sobre isso. Assuma que não
viu ou não entendeu direito e mostre a ele que você está interessado em
saber onde foi que errou ou falhou.
Já que entramos nesse assunto pessoal, veja as 14 dicas para se sair bem em qualquer entrevista de emprego:
1) Mostre interesse
Evite responder perguntas com frases curtas. Use frases que mostre que você está participando da entrevista e que, apesar do seu nervosismo inicial, está apto para atender às necessidades da empresa e que está preparado para essa vaga. É prazeroso falar com pessoas que sabem se comunicar.
2) Evite gírias
Tem pessoas que falam “tipo assim”, “sei lá, tipo assim”, “mano”, rs. Não é preconceito, mas essas expressões não se encaixam com um ambiente profissional e devem ser evitadas. Na verdade, o melhor é evitar todo tipo de gíria. Apenas use em determinadas situações, como para chamar a atenção em um contexto específico. Falar bem é um ponto a seu favor.
3) Mostre sua curiosidade
Procure informações sobre a empresa, o mercado que atua e os principais concorrentes. E na hora da entrevista, pergunte sobre a empresa e demonstre que você tem conhecimento sobre ela. Com isso você poderá desenvolver um diálogo muito interessante.
4) Saiba respeitar as regras
Saber respeitar as regras é uma virtude. Dessa forma você mostra respeito pela empresa e que está ali para colaborar.
5) Mostre que você tem opinião
Independente se você é jovem ou não, mostre sua opinião se não concordar com o que foi dito, deixando claro que você respeita o outro mesmo que ele tenha uma opinião diferente da sua.
6) Seja otimista
Haverá momentos de muita pressão em qualquer empresa que você for trabalhar e dificuldades sempre existirão. As pessoas otimistas sempre enxergam nas dificuldades as oportunidades que um pessimista não vê, e os otimistas sempre se saem melhor. Os seus atos mostrarão que você é uma pessoa aberta e que está disposta a pôr a mão na massa para resolver os problemas do dia-a-dia ao invés de ficar de mau humor ou ficar resmungando. Os otimistas fazem parte das soluções.
7) Seja firme nas suas colocações
Mostre que você tem sua personalidade, mas que é flexível.
8) Assuma quando não souber alguma coisa
Não saber alguma coisa é normal. Olhe para o que não sabe e corra atrás.
9) Não se justifique
Pare de perder tempo se justificando. Veja a dica anterior, assuma e pronto!
10) Seja grato
As empresas gostam de profissionais que sabem dar valorizar o que ela oferece.
11) Nunca fique na sua zona de conforto
Um profissional acomodado mostra que não está preparado para as adversidades da vida e que é medroso e não enfrenta os desafios. Seja exatamente o oposto. Seja proativo.
12) Mostre que você tem atitude
Tome decisões, corra riscos. Se você quer crescer em qualquer empresa, precisará, às vezes, colocar sua cabeça a prêmio e se arriscar. Não é fácil, mas se estiver preparado… Suas atitudes mostrarão mais do que suas palavras.
13) Seja humilde
Reconheça quando errar. Reconheça e valorize as pessoas que fizeram um trabalho melhor que o seu.
14) Trate as pessoas como você quer ser tratado
Mesmo que uma pessoa tenha te destratado e independente da sua idade, trate essa pessoa com respeito. Fazer isso não será fácil, principalmente se o seu lado emocional não estiver equilibrado, mas tente. Repito: Não será fácil, mas será importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
15) Abrace seus medos
Essa é mais uma grande dica! Abraçar os medos e enfrentá-los será importante para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal. Porque antes do profissional que é você tem a pessoa que você é. Com o passar do tempo você verá que muitos dos seus medos são porque você carrega de outras fases da sua vida, mas isso é um assunto para outro artigo.
16) Tenha princípios, valores.
As empresas gostam de pessoas que têm princípios, valores e caráter. O seu lado pessoal conta muito.
Lembre-se! Você é a mesma pessoa dentro e
fora trabalho. Seja honesto em primeiro lugar consigo depois com os
outros. Seja sempre você. Sempre fale a verdade. Assuma se você errou.
Quando falar a verdade, esteja preparado pois as pessoas podem não
gostar.
Acredite: você é mais forte do que imagina. Teste a sua força. Você é um vencedor, uma vencedora!
FONTE: http://www.administradores.com.br
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