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Aprenda a identificar e consertar algumas situações para não cometer os mesmos erros novamente.
Identificar alguns sintomas de que você não está indo bem na entrevista de emprego
é importante para tentar reverter a situação ou, pelo menos, evitar que
os erros se repitam. Confira a seguir cinco desses principais sinais e
as dicas de Renata Wright, gerente da divisão de RH da empresa de
recrutamento Michael Page, para colocar a conversa no rumo certo.
Entrevista de emprego: saiba quando você está mandando mal
1. O entrevistador não faz muitas perguntas
Quando a conversa está interessante, normalmente desperta a
curiosidade do entrevistador, que vai fazendo uma pergunta atrás da
outra. “Muita gente tem a sensação de que não vai bem exatamente quando
tem de responder muita coisa, mas é exatamente o contrário”, diz Renata.
A dica para o caso de faltar interesse (ou assunto) é tentar animar a
conversa, dando respostas mais completas, com informações mais curiosas e
tom mais envolvente.
2. As perguntas do entrevistador não têm nada a ver com o que você estava falando
Se você notar que, quando termina de falar uma coisa, o entrevistador
não faz gancho algum com o que você acabou de dizer e parte para um
novo assunto, das duas uma: ou você respondeu tudo o que ele queria
saber, e ele se deu por satisfeito, ou você não entendeu o que ele
estava perguntando. Infelizmente a segunda alternativa é a mais
provável.
Para essa situação, a dica de
Renata é bem clara. Primeiro, escute com atenção o que o entrevistador
está perguntando. Depois, direcione o seu discurso de acordo com as
perguntas que ele faz. “Quanto mais experiência profissional você tiver,
certamente mais histórias terá para contar, mas é preciso entender que
cada posição trabalhada no mercado tem suas urgências e o entrevistador
vai focar a entrevista nisso”,
diz ela. O seu papel, então, é se focar no que ele precisa e quer saber
– e não naquilo que, para você, parece ser mais interessante.
3. Você está de jeans e todos os outros usam terno (ou vice-versa)
Apesar de muita gente dizer que
aparência não é tudo, é fato que ela influencia a impressão que as
pessoas terão de você. “Muita gente acha que se vestir bem é se vestir
formalmente, mas não é”, diz Renata. “Vestir-se bem é estar vestido
adequadamente para o contexto”, explica. A dica, para amenizar a gafe, é
se desculpar com o entrevistador.
“Você pode dizer que depois da entrevista tem um evento formal ou que
hoje é dia de casual day na empresa em que trabalha e que não teve
tempo de se trocar”, recomenda Renata. Se a desculpa não colar, pelo
menos você vai demonstrar que percebeu a gafe e soube ler o ambiente
(ainda que com atraso). “É melhor falar do que deixar quieto e fingir
que não percebeu nada.”
4. Você deixou escapar um “mano” no meio da conversa
A falta é grave e dificilmente
tem conserto. “Você não vai ter tempo de mudar a impressão que o
entrevistador teve de você porque não terá um grande convívio com ele”,
diz Renata. Vícios de linguagem, gírias e palavrões sempre dão conotação
negativa, ela acrescenta. Claro que você pode, e deve, pedir desculpas
imediatamente caso algo assim escape da sua boca. É melhor do que não
dizer nada. No entanto, o ideal – sempre – é evitar essas expressões,
independentemente do quanto o entrevistador pareça gente boa ou amigão
do peito.
5. Sem querer você falou mal do seu antigo chefe
Em
hipótese alguma você deve criticar antigos gestores ou empresas por que
passou. É um tipo de erro que não tem volta. Então, se você teve uma
saída conturbada da empresa anterior e não quer ficar numa saia justa na
hora de fala sobre ela, prepare o discurso em casa. Pense exatamente
como você vai contar isso de forma discreta, sem falar mal de ninguém.
Outra dica interessante é falar sobre o assunto espontaneamente, antes
de o entrevistador perguntar. “Isso tende a fazer com que ele faça menos
perguntas”, afirma Renata.
Por outro lado, se você omitir ou
tentar passar batido por esse ponto, poderá instigar a sua curiosidade e
ele possivelmente vai investigar o assunto com mais afinco. “Você pode
dizer que saiu do emprego por uma questão de falta de envolvimento da
estratégia da empresa com o que você acredita”, diz Renata.
“É uma forma
mais generalizada de falar sem dizer o que você achava certo ou
errado”, diz ela.
FONTE: VAGAS.COM
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