terça-feira, 11 de junho de 2019

Como fazer uma carta de apresentação nota dez



IMAGEM: VAGAS.COM.BR
Com um bom texto você multiplica as chances de seu currículo ser lido.


Uma carta de apresentação personalizada e bem escrita é uma ferramenta capaz de aumentar muito as chances de o seu currículo ser lido por recrutadores e profissionais de RH. Confira as dicas de Fernanda Thees, da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e processos seletivos.


6 passos para fazer sua carta de apresentação


1. Personalize o texto


Se você quer se apresentar e chamar a atenção para o currículo, esqueça aquelas fórmulas prontas que não dizem nada e ainda demonstram falta de criatividade. “Se for para escrever ‘Prezado, segue meu perfil para interesse em sua empresa’, é melhor não escrever nada”, diz Fernanda. A ideia, segundo ela, é tentar ao máximo personalizar o texto. “Descubra o nome da pessoa para quem vai enviar o currículo, procure um gancho para chamar a atenção dela para a leitura.”


2. Aproveite o corpo do e-mail


Se for enviar o CV por e-mail, a dica é fazer a apresentação logo no corpo da mensagem, mesmo. É mais prático e chama muito mais a atenção de quem vai receber. “É uma maneira informal de fazer uma carta de apresentação que acaba sendo mais eficiente já que ninguém precisa abrir o documento para começar a ler.”


3. Mostre que tem os requisitos


Se tiver a descrição da vaga anunciada, mostre que você cumpre os requisitos técnicos e comportamentais exigidos. Por exemplo, se a vaga exige pelo menos cinco anos de experiência no segmento, inglês fluente e disponibilidade para viagens, mas você cumpre esses requisitos, pode escrever assim:

“Prezado Fulano, gostaria de me candidatar à vaga xxxxx da sua empresa. Tenho sete anos de experiência no segmento, falo inglês fluentemente e tenho disponibilidade para viagens.”


Se preferir, pode elencar os itens em tópicos, de maneira mais formal:


“Atendo aos requisitos da vaga:

– sete anos de experiência no segmento;

– fluência em inglês;

– disponibilidade para viagens.”



4. Demonstre como você pode contribuir


Não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir com a empresa. Por exemplo:

“Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa.”


5. Deixe claro que buscou informações


Outra boa forma de demonstrar interesse pela companhia ou pela pessoa para quem você está enviando o currículo é comentar na carta de apresentação alguma coisa que ela tenha dito em algum artigo de jornal, blog ou perfil das redes sociais (desde que seja público e de caráter profissional, claro). “Diga, por exemplo, que você leu o que ela comentou sobre determinado assunto e que, por isso, tem interesse em trabalhar na empresa”, recomenda Fernanda.


6. Indicação pode ser um bom gancho


Por fim, se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom gancho. Segundo Fernanda, não há por que ter receio de escrever “Indicação de João Paulo”, por exemplo, no assunto, e “Prezada Fulana, conversei com João Paulo e ele me recomendou falar com você porque tenho interesse em…”. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração de, pelo menos, olhar seu e-mail e seu currículo. E aí é bem possível que ela se lembre disso quando a vaga surgir.










FONTE:

VAGAS.COM.BR

https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-nota-dez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário