terça-feira, 6 de agosto de 2019

Dicas de SEO para fazer o recrutador encontrar seu currículo



IMAGEM: VAGAS.COM.BR
Quatro cuidados essenciais para fazer seu cv ser encontrado pelo recrutador.


Quando um recrutador utiliza uma ferramenta de busca de currículo geralmente faz os filtros utilizando cargos, objetivo profissional, conhecimentos específicos etc. Então, por aí você já imagina que é preciso tomar alguns cuidados para que ele possa encontrar o seu currículo. 

É preciso que o conteúdo esteja bem estruturado, com informações colocadas de forma objetiva e utilizando palavras-chave ou termos que identifiquem seu perfil, suas competências e seus conhecimentos específicos.

Para fazer isso da melhor forma, pedimos algumas dicas de SEO (Search Optimization Engine)  – técnica que ajuda a melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca do Google, por exemplo – a Victor Magalhães, especialista de SEO. 

“Quando falamos de SEO, queremos adequar nosso conteúdo à necessidade de busca do usuário. Por isso, um profissional que utiliza essas técnicas para construir o currículo pode, sim, ganhar muito mais visibilidade nos resultados da busca feita pelo recrutador.”


4 dicas de SEO para o recrutador encontrar seu currículo


1. Nome


“A primeira palavra-chave que o profissional tem que otimizar é o próprio nome. Assim ele garante que um recrutador que esteja procurando por ele encontre resultados positivos. Tenha todos os seus perfis com os mesmos termos que definem os conhecimentos e objetivos”, diz Magalhães. Portanto, é importante que todos os seus perfis estejam conectados, com os mesmos termos. “Isso demonstra clareza e uniformidade nas informações.”


2. Objetivo profissional


A segunda dica é definir muito bem a sua função e o seu objetivo profissional. “É preciso escrever ‘Recursos Humanos’ ou ‘Marketing’, por exemplo, com todas as letras”, alerta.


3. Mercado


Magalhães também recomenda escolher palavras-chave de acordo com o enfoque que o profissional tem no mercado de trabalho. “Por exemplo, um profissional de TI, um desenvolvedor, pode usar termos que definam seus conhecimentos, como linguagens de programação e banco de dados. E termos que o definam como profissional, relacionados às suas habilidades e atitudes.”

Por outro lado, um analista financeiro pode utilizar outros termos que demonstrem conhecimentos em rotinas financeiras. “Alguns termos podem se igualar, como os que definem habilidades e atitudes, do tipo proativo, comunicativo, visão estratégica e também nomes de ferramentas que muitas pessoas conhecem, como Excel, Word etc”, explica.


4. Habilidades


Também é muito importante garantir que o currículo contenha os termos que são mais buscados pelos recrutadores – e que têm a ver com você, claro. “Para saber quais são esses termos, uma boa dica é checar a lista de competências e habilidades mais utilizadas nas mídias sociais e anúncios de vagas”, diz ele.












FONTE:

https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/dicas-de-seo-para-o-seu-curriculo-aparecer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário