A expressão “know how” significa em inglês: “saber como”. Ela indica o
nível de conhecimento que uma pessoa ou empresa possui, e que consegue
colocar em prática.
Considerado um ativo intangível, através do
know how é possível agregar valor na utilização de recursos para
produzir um bem ou serviço. Conheça mais a respeito a seguir.
Conceito de know how
Quando
afirmamos que um profissional ou uma empresa possui know how, queremos
dizer que eles são capazes de aplicar algum conhecimento adquirido, na
produção de produtos ou serviços.
Também é comum usar a expressão
know how para classificar que um profissional ou empresa é melhor
qualificado para a aplicação de um determinado conhecimento. Por
exemplo, podemos dizer que o profissional X possui mais know how do que o
profissional Y em um determinado campo do conhecimento.
Um
exemplo clássico de aplicação de know how no meio corporativo, está no
caso das franquias. Neste cenário, o franqueador possui o know how a
respeito do negócio. Este know how é repassado para o franqueado, que
paga royalties pela aplicação deste conhecimento, ao oferecer produtos
ou serviços idealizados pelo franqueador.
6 dicas para você aumentar o seu know how
1. Mantenha o hábito da leitura
Estabeleça
uma meta de leitura anual na sua área de atuação e se esforce para
alcançá-la. Procure reservar pelo menos 15 minutos diários para a
leitura. Através dos benefícios da leitura
você pode ter acesso à novas técnicas e metodologias e, desta maneira,
poderá sempre aprender novas formas de realizar o seu trabalho.
2. Tenha gosto pelo aprendizado contínuo
Fique
sempre atento para os eventos da sua área de atuação. Frequente
congressos e palestras e aproveite para trocar informação com outros
profissionais. Evite as apresentações puramente teóricas, dê preferência
para os para os palestrantes que apresentem estudos de casos práticos.
Lembre-se de que know how, significa saber como fazer.
3. Preste atenção nas tendências
Toda
área de atuação conta com nomes que são formadores de opinião e apontam
tendências. Mantenha sua atenção nas notícias a respeito destes
profissionais. Procure acompanhá-los nas redes sociais, mas sempre tome o
cuidado para não ficar sobrecarregado de informações. Para evitar isso,
escolha um ou dois nomes e reveja periodicamente a sua escolha.
4. Crie uma base de conhecimento
Criar
o hábito de registrar em algum lugar as lições aprendidas durante os
projetos, pode fazer uma diferença substancial no seu know how. Pode ser
uma simples pasta com documentos mantidos na nuvem, para facilitar o
seu acesso. Ser capaz de recuperar a informação sobre projetos passados
só aumenta o seu know how, além de evitar problemas futuros.
5. Conheça a concorrência
Prestar
atenção na concorrência pode trazer novas ideias de como realizar o seu
trabalho. Entender o motivo pelo qual os consumidores compram em outras
empresas, também pode acrescentar valor para o seu trabalho. Parte do
seu know how está vinculado em conhecer o mercado.
6. Invista em um processo de Coaching
Com a ajuda de um processo de coaching de carreira, você pode avaliar os seus pontos fortes e fracos.
Sendo um processo essencialmente prático, ou seja, que te leva
obrigatoriamente a entrar em ação, o coaching pode funcionar como um
catalisador para aumentar a aplicação do seu know how.
A importância do know how nas empresas
Segundo
Ram Charan, autor do livro “Know how: as 8 competências que separam os
que fazem dos que não fazem”, é comum que durante processos seletivos os
recrutadores se enganem por profissionais que aparentam possuir
aspectos de liderança, mas que no fundo não possuem know how.
Segundo
Charan, aspectos como inteligência, autoconfiança, boa capacidade de
comunicação e capacidade de ser visionário, não são suficientes para
garantir o sucesso de um líder. É necessário que o líder saiba o que
está fazendo. Em outras palavras, que ele tenha know how.
O autor
aponta para o fato de que a maioria dos profissionais pode dominar a
teoria a respeito de um determinado assunto, mas sem conseguir colocar o
conhecimento em prática. Ainda segundo o autor, este seria o aspecto
determinante do sucesso de um líder.
Apenas através do know how um
líder seria capaz de avaliar claramente pessoas e formar uma equipe.
Além disso, só com know how ele pode formular metas, identificar
mudanças no mercado e posicionar a organização de acordo com as
necessidades dos clientes.
A importância do know how para sua carreira
Com
as empresas valorizando cada vez mais a inovação, saber aplicar um
conhecimento adquirido é um ponto crucial para a carreira de qualquer
profissional. Neste cenário, combinar conhecimentos e criar conexões
entre assuntos que são aparentemente não relacionados, também são
considerados know how.
O know how de um profissional está
associado à sua personalidade, sendo que um pode servir de reforço para o
outro. Por exemplo, conforme o profissional conseguir aplicar o seu
conhecimento e obter sucesso, pode se sentir mais confiante. Ao mesmo
tempo, através do fortalecimento de sua autoconfiança será capaz de
aplicar seu conhecimento com maior segurança.
FONTE:
https://www.todacarreira.com/know-how/
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