Como fazer uma carta de apresentação nota dez
Com um bom texto você multiplica as chances de seu currículo ser lido
por Fernanda Bottoni*
Buscando melhores oportunidades de emprego? Uma carta de apresentação
interessante é capaz de aumentar muito as chances de o seu currículo
ser lido por recrutadores e profissionais de RH. Confira as dicas de
Fernanda Thees, da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e
processos seletivos.
6 dicas para fazer carta de apresentação
1. Personalize o texto
Se você quer se apresentar e chamar a atenção para o currículo,
esqueça aquelas fórmulas prontas que não dizem nada e ainda demonstram
falta de criatividade. “Se for para escrever ‘Prezado, segue meu perfil
para interesse em sua empresa’, é melhor não escrever nada”, diz
Fernanda. A ideia, segundo ela, é tentar ao máximo personalizar o texto.
“Descubra o nome da pessoa para quem vai enviar o currículo, procure um
gancho para chamar a atenção dela para a leitura.”
2. Aproveite o corpo do e-mail
Se for enviar o CV por e-mail, a dica é fazer a apresentação
logo no corpo da mensagem, mesmo. É mais prático e chama muito mais a
atenção de quem vai receber. “É uma maneira informal de fazer uma carta
de apresentação que acaba sendo mais eficiente já que ninguém precisa
abrir o documento para começar a ler.”
3. Mostre que tem os requisitos
Se tiver a descrição da vaga anunciada, mostre que você cumpre os
requisitos técnicos e comportamentais exigidos. Por exemplo, se a vaga
exige pelo menos cinco anos de experiência no segmento, inglês fluente e disponibilidade para viagens, mas você cumpre esses requisitos, pode escrever assim:
“Prezado Fulano, gostaria de me candidatar à vaga xxxxx da sua
empresa. Tenho sete anos de experiência no segmento, falo inglês
fluentemente e tenho disponibilidade para viagens.”
Se preferir, pode elencar os itens em tópicos, de maneira mais formal:
“Atendo aos requisitos da vaga:
– sete anos de experiência no segmento;
– fluência em inglês;
– disponibilidade para viagens.”
4. Demonstre como você pode contribuir
Não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir com a empresa.
Por exemplo:
“Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa.”
5. Deixe claro que buscou informações
Outra boa forma de demonstrar interesse pela companhia ou pela pessoa para quem você está enviando o currículo é comentar na carta de apresentação alguma coisa que ela tenha dito em algum artigo de jornal, blog
ou perfil das redes sociais (desde que seja público e de caráter
profissional, claro). “Diga, por exemplo, que você leu o que ela
comentou sobre determinado assunto e que, por isso, tem interesse em
trabalhar na empresa”, recomenda Fernanda.
6. Indicação pode ser um bom gancho
Por fim, se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom
gancho na carta de apresentação. Segundo Fernanda, não há por que ter
receio de escrever “Indicação de João Paulo”, por exemplo, no assunto, e
“Prezada Fulana, conversei com João Paulo e ele me recomendou falar com você porque tenho interesse em…”.
Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi
indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração
de, pelo menos, olhar seu e-mail e seu currículo.
E aí é bem possível que ela se lembre disso quando a vaga surgir.
FONTE: VAGAS.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário