Conheça o que é buscado pelos recrutadores e como é feita esta avaliação.
Não há candidato que não sinta um frio na barriga quando é convidado para participar de uma dinâmica de grupo.
Essa fase do processo seletivo, apontada muitas vezes como a mais detestada, é também uma das mais decisivas.
No entanto, pouca gente sabe como ela ocorre e o que, de fato, está
sendo avaliado. “Muito da ansiedade dos candidatos vem exatamente desse
desconhecimento”, acredita Fernanda Montero, da Cia de Talentos, que faz
o recrutamento e seleção para muitas grandes empresas.
Definição do perfil da vaga
Se você quer reduzir essa tensão, pode começar sabendo que todo processo de seleção começa
com a definição do perfil profissional que a empresa precisa buscar
para ocupar determinada vaga – ou mais de uma, quando é o caso de
programa de estágio ou trainee.
“Quando recebemos uma vaga, vamos entender o que a empresa busca, que
tipo de profissional ela quer”, diz Montero. Essas características,
claro, vão muito além daqueles quesitos básicos, como formação, experiência,
idiomas etc.
Por exemplo, no caso de uma oportunidade pontual para um
cargo de analista, além desses pré-requisitos citados acima, o
recrutador vai investigar o perfil comportamental que a empresa precisa
encontrar.
“Se for para trabalhar com um chefe introspectivo em uma atividade
que exige muita análise, serão essas características de introspecção e
concentração que vamos procurar nos candidatos na dinâmica de grupo”.
Se
for para responder para dois chefes que ficam fora do escritório, por
exemplo, o recrutador deve buscar pessoas que tenham mais iniciativa e
saibam trabalhar sozinhas. “São questões assim que levantamos com a
empresa e traduzimos em competências”, explica Montero.
Além disso, claro, cada empresa tem características e valores
próprios. Empresas de bens de consumo normalmente têm processos muito
menos engessados e permitem muito mais inovação que um banco, por
exemplo.
Fatores analisados na dinâmica de grupo
Todos esses fatores são analisados detalhadamente para definir as competências
que serão investigadas nos candidatos.
Só depois disso é que são
estipuladas as atividades mais apropriadas para cada dinâmica de grupo.
“Se precisamos buscar uma pessoa bem organizada, temos de levar uma
atividade em que os candidatos possam demonstrar essa característica.”
Ou seja, cada dinâmica de grupo avalia determinados pontos da personalidade
dos profissionais.
Esses pontos, obviamente, são sigilosos, pois desse
sigilo depende a eficiência do processo seletivo. Se todo mundo souber
que a empresa busca um profissional introspectivo e organizado
obviamente esse comportamento será simulado pela maioria.
De qualquer forma, não acredite naquela história de que quem fala
mais e mais alto leva sempre a melhor. É mito! E, se você insistir
nisso, assumindo um personagem que nada tem a ver com o seu
comportamento, pode jogar pelos ares as chances de conquistar uma vaga
que seria perfeita para você.
FONTE: VAGAS.com
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