7 dicas para ser um bom chefe
Gerir bem a sua equipe pode garantir mais motivação e melhores resultados. Quer saber como?
Um bom chefe
é capaz de motivar sua equipe e reter seus melhores profissionais –
dois fatores essenciais para os tempos difíceis que nossa economia vem
atravessando. Afinal, com motivação e pessoas capazes e animadas fica
muito mais possível atingir e – quem sabe – até superar metas. Ser um
bom chefe, no entanto, nem sempre é tarefa simples, especialmente para
quem acabou de assumir uma posição de gestão e não sabe muito bem como
agir daqui para frente. Quer uma ajudinha? Confira as dicas de João
Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos.
Como ser um bom chefe
01 Seja justo
A primeira recomendação, na prática, significa
cobrar o que foi delegado
– nem mais e nem menos que isso – tratar as pessoas de forma
igualitária e não dar ouvidos a “fofocas” de um subordinado sobre outro,
por exemplo. “Não é preciso ouvir uma pessoa para depois ouvir a outra e
só então tomar uma decisão”, diz Xavier. “O melhor e mais justo, nesses
casos, é que os três conversem juntos.”
Em todos os aspectos: nas suas atividades profissionais e
também fora delas. “Não adianta nada tentar ser exemplar dentro da
empresa e, ao sair para almoçar com a equipe, estacionar em uma vaga de
deficiente indevidamente”, explica o especialista.
03 Aprenda a delegar
Delegar tarefas é essencial para você
não se sobrecarregar
e também para fazer sua equipe evoluir. No entanto, para que não haja
equívocos, é preciso delegar com clareza e de acordo com a capacidade
de cada um. “Tente ser específico, claro e sucinto e também se
certifique de que a pessoa entendeu o que você disse”, recomenda Xavier.
É preciso também conhecer muito bem a sua equipe. “Se você não der
desafios para um surdinado ele vai se sentir desmotivado”, diz Xavier.
“Por outro lado, se der desafios maiores do que ele pode suportar, vai
acabar gerando estresse desnecessário. ”
É verdade que nem sempre os interesses da empresa são iguais
aos dos funcionários. O papel do bom chefe, então, é alinhar ao máximo
os interesses das duas partes para que haja engajamento.
05 Dê feedbacks constantes e construtivos
Segundo Xavier, um feedback
positivo vale para reforçar que a pessoa está indo no caminho certo e
um feedback negativo orienta o funcionário fazer o que é certo da forma
que deve ser feito.
06 Represente a sua equipe
Se você é o chefe, deve assumir a responsabilidade aconteça o
que acontecer. “Se a área não atingiu a meta, não importa de quem foi a
culpa, você precisa assumir a responsabilidade com os superiores e, se
for o caso, resolver isso com a equipe por meio de feedbacks”, afirma
Xavier. Um bom chefe também deve lutar por recursos, ferramentas de
trabalho, melhores salários, cursos, clima e ambiente de trabalho.
Isso significa compreender a complexidade da natureza humana.
“Essa é uma lição para aprender durante toda a vida”, finaliza o
especialista.
FONTE: VAGAS.com
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