quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

RESUMO PROFISSIONAL, COMO SINTETIZAR?

Aprenda a sintetizar sua experiência no resumo profissional



O resumo profissional é aquele campo do currículo que deve sintetizar sua experiência em poucas palavras.  A ideia é facilitar a vida do recrutador, que vai bater o olho nesse texto e rapidamente entender quem você é e o quanto você se encaixa no perfil do profissional que ele está buscando.

IMAGEM: VAGAS.COM
Segundo Lia Fonseca, diretora da Next Recursos Humanos, esse campo é muito importante porque dá uma visão geral de como foi a sua carreira, por quais empresas e setores você passou e que tipo de responsabilidades assumiu.

De acordo com a especialista, o resumo profissional precisa mostrar basicamente:
  • que experiência você tem;
  • em que área;
  • em que tipo e porte de empresa;
  • em que segmento.
“O segmento é muito importante porque muitas empresas buscam profissionais com experiência no próprio segmento em que elas atuam”, afirma.



Modelos de resumo profissional


Para começar, Lia criou três modelos de resumo profissional. O primeiro tipo é o ideal, segundo ela. Os dois seguintes, embora sejam exemplos bastante comuns, não são recomendados porque apresentam falhas no conteúdo e na estrutura.


ÁREA DE ATUAÇÃO: SUPPLY CHAIN


MODELO 1 – INDICADO

  • Quinze anos de experiência nas áreas de Planejamento de Materiais (S&OP), Compras Nacionais e Internacionais e Desenvolvimento de Fornecedores, Logística Nacional e Internacional, Planejamento de Produção e Outsourcing.

  • Vivência em contratação de Serviços e Infraestrutura e MRO, RFPs/RFQs, contratos nacionais e internacionais. Forte conhecimento de processos aduaneiros e legislação de importação.

  • Gerenciamento de compras produtivas de R$300-500MM/ano, atuação como negociador principal de contratos e parcerias internacionais com fornecedores classe mundial, realizando negociações e visitas técnicas.

  • Liderança de Suprimentos em Shared Services, atendimento a serviços e materiais indiretos de holding, com orçamento anual de R$350 MM, utilização das ferramentas de Spend Analysis e Strategic Sourcing.

  • Conhecimento em implantação do Oracle MRP / Purchasing e Team leader de MM-Compras no ERP SAP 6.0.


MODELO 2 – CONTRA INDICADO MODELO


Observe que, aqui, diferentemente do Modelo 1, não há informações suficientes para o recrutador ter uma visão geral da carreira do candidato.

  • Mais de 20 anos de experiência em empresas de médio e grande porte.

  • Gestão do relacionamento com o cliente.

  • Gerenciamento de contratos e desenvolvimento de fornecedores.

  • Gestão de pessoas, 60 colaboradores diretos.


MODELO 3 – CONTRA INDICADO  


Neste caso, segundo a especialista, o resumo não esclarece o trabalho efetivamente realizado pelo candidato, suas responsabilidades e os resultados alcançados. “Além disso, ele conceitua um perfil pessoal sem trazer comprovação”, afirma.

  • Experiência na área de Compras e Administração de Materiais nos segmentos de tecnologia, construção civil, saúde e automotivo.

  • Foco em resultado e melhoria de processos.

  • Pesquisa e desenvolvimento de fornecedores brasileiros para empresa localizada no Estado da Palestina.

  • Coordenação de exposição em Feira Internacional na América Central.

  • Bom relacionamento.

  • Disponibilidade para mudança.


Como criar o seu resumo profissional


1 – Utilize bullets


A recomendação da especialista é dividir o resumo profissional em itens (em forma de bullets, por exemplo, como nos modelos acima). “Esse formato facilita a leitura e a interpretação do recrutador”, afirma ela. No texto corrido, ela diz, o olhar do recrutador pode não enxergar os pontos de destaque.


2 – Destaque resultados


Dependendo do seu nível hierárquico e da posição que você já ocupou nas empresas por que passou, vale a pena focar o resumo nos resultados que você alcançou, no retorno que teve com determinadas ações. “Você deve passar sua senioridade em poucos itens e em poucas palavras”, afirma Lia.



3 – Tenha capacidade de síntese


O recrutador não tem tempo a perder. Por isso, é você quem deve investir tempo e esforço para alcançar a máxima capacidade de síntese nesse campo do currículo. “Seu resumo deve ter a informação adequada, para chamar a atenção do recrutador”, afirma. Vale lembrar que usar as palavras certas (ou palavras-chave, como se diz em linguagem de SEO) é essencial para que seu currículo também seja encontrado pelos robôs, que costumam fazer a primeira peneira.


4 – Destaque o que é importante para o cargo em questão


Como o espaço é curto, a dica é priorizar tópicos relevantes para o cargo a que você está se candidatando. “Se experiência internacional se for diferencial para aquela posição e você tiver o que contar, destaque isso no resumo”, recomenda a especialista. 

A ideia, no entanto, não é entrar em detalhes, como se estivesse escrevendo um descritivo de cargo. 


Deixe isso para o próximo tópico do currículo, o de “Experiência Profissional”.





FONTE: VAGAS.COM

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