quinta-feira, 1 de março de 2018

ENTREVISTA DE ESTÁGIO

O que não falar na entrevista de estágio


Os processos seletivos de estágio estão cada vez mais exigentes, então é hora de se preparar melhor e estudar os comportamentos que ajudam e, especialmente, evitar os que atrapalham.

IMAGEM: Shutterstock
Concorrer a uma vaga de estágio, participando de um processo seletivo, é cada vez mais um desafio para os alunos.

Com um mercado de oportunidades menor do que a demanda, a disputa é intensa e cada detalhe faz a diferença na hora de avaliar os candidatos: desde os dados descritos no currículo, a experiência, a formação e, em grande parte dos casos, o desempenho em etapas da seleção como a entrevista e a dinâmica de grupo.

Falando de entrevista, você se considera preparado para ter destaque em uma? Além de treinar e ter todos os conhecimentos que chamarão a atenção dos empregadores, é muito importante ter ciência das ações e comportamentos que podem ter um reflexo negativo nesse momento.

Aprenda mais sobre o que não falar na entrevista de estágio e boa sorte!



O que evitar na entrevista para estágio


Demonstrar indisposição

Vários detalhes podem expor um caráter de indisposição e inatividade em uma entrevista. Faça o maior esforço possível para não parecer sem vontade de ocupar a posição – responda as perguntas com entusiasmo e deixe claro que tem energia para realizar as atribuições que forem necessárias para o desenvolvimento das tarefas.

Mesmo a postura física faz parte da composição de uma imagem de proatividade. Nada de ficar de ombros caídos ou debruçado sobre a mesa, olhando para o chão ou para o teto.



Criticar o seu último estágio

Passar a entrevista toda apontando defeitos e problemas que você enfrentou em outros estágios não trará nada de benéfico para o processo seletivo.

O concedente do estágio pode ter a impressão de que você não respeita as empresas nas quais trabalhou e que guarda ressentimentos por possíveis falhas suas no passado.
Ao falar sobre experiências finalizadas, ressalte os pontos positivos.



Falar muito e apenas sobre você

Essa dica é indispensável. Ocupar a grande maioria do tempo da entrevista exaltando suas próprias qualidades e características não terá o efeito esperado. Os responsáveis pelo processo seletivo ficarão insatisfeitos e não “botarão fé” no que você tem para apresentar.
Espere sempre pela manifestação do entrevistador, respondendo de maneira objetiva e clara.



Não demonstrar interesse

Passar a entrevista toda sem fazer uma pergunta ou expor uma dúvida sobre a vaga, a empresa e o estágio em si não pega bem para o candidato. Um possível sinal de ausência de interesse fará com que você perca muitos pontos em qualquer processo seletivo.

Além disso, deixar de entrar em contato posteriormente para perguntar sobre o resultado também pode ser interpretado como desinteresse. Vale destacar que a insistência também não é recomendada.









FONTE: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário