terça-feira, 28 de maio de 2019

10 dicas para estudar e aprender mais fácil



IMAGEM: FONTE PRÓPRIA.
Cada pessoa lida de uma maneira diferente com o ambiente de estudo. Alguns são capazes de ler um livro em condições desconfortáveis. É possível ver pessoas lendo enquanto utilizam os transportes públicos e outras no meio do barulho de uma praia cheia numa manhã de verão.

Mas se você não faz parte deste grupo privilegiado, deve ter dificuldades de iniciar um estudo dentro de um ambiente desconfortável ou repleto de estímulos para desviar sua atenção. Neste caso, este artigo irá te ajudar com dez dicas muito úteis.


1. Prepare o ambiente


Cada pessoa lida de uma maneira diferente com o ambiente de estudo. Alguns são capazes de ler um livro em condições desconfortáveis. É possível ver pessoas lendo enquanto utilizam os transportes públicos e outras no meio do barulho de uma praia cheia numa manhã de verão.

Mas se você não faz parte deste grupo privilegiado, deve ter dificuldades de iniciar um estudo dentro de um ambiente desconfortável ou repleto de estímulos para desviar sua atenção. Neste caso, preparar o ambiente para o estudo é de vital importância.


Entre os principais itens que devem ser analisados no ambiente de estudo, destacamos:

  • Cadeira
  • Mesa
  • Iluminação
  • Estante

A cadeira deve oferecer conforto, mas sem exagero para não provocar sono. A mesa deve oferecer espaço suficiente para os itens necessários para o estudo. Procure ajustar a iluminação de forma adequada para evitar forçar a vista. É conveniente ter uma estante por perto para organizar livros e cadernos.



2. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo


Não se engane acreditando que é possível estudar enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo. O atual estilo de vida 100% online aumenta a quantidade de estímulos simultâneos recebidas pelo indivíduo.

A verdade é uma só, por mais que alguém seja capaz de realizar várias coisas ao mesmo tempo, em atividades onde o foco é requerido, a qualidade dos resultados fica sempre comprometida.

Quando reservar um horário para estudo, procure desligar o celular e sair das redes sociais. Faça deste um tempo sagrado, onde o seu rendimento deve ser maximizado. Não confunda formação com informação.


3. Mantenha o silêncio


Dependendo do tipo de pessoa que você é, o ruído ambiente pode provocar algum nível de distração. Evite ouvir música enquanto estiver estudando. Quando alguém opta por ouvir música, geralmente escolhe uma seleção conhecida. No final, em vez de estudar, você pode acabar se distraindo, cantarolando seu refrão preferido.

Se você estiver estudando um assunto novo, o silêncio se torna ainda mais importante. Lembre-se de que a audição é um sentido que não somos capazes de interromper. Sendo assim, preocupe-se com o silêncio no seu ambiente de estudo.


4. Evite as interrupções


Além das interrupções causadas pelos celulares e redes sociais, procure negociar com as outras pessoas que dividem o espaço com você sobre as interrupções. Explique para eles que você precisa não ser interrompido durante aqueles tempo reservado para o estudo.

Diga que se alguém precisar perguntar alguma coisa, que você estará disponível depois de um certo tempo. Você também pode colocar um aviso na porta do seu espaço de estudo indicando que não deve ser perturbado. Qualquer esforço no sentido de eliminar as interrupções irá contribuir com a qualidade do seu estudo.


5. Favoreça a concentração


Leitura com atenção


A maioria das pessoas possui o que os budistas chamam de “mente de macaco”. Isso porque a nossa atenção parece pular de galho em galho, como um pequeno macaco.

Se este for o seu caso, antes de começar o seu plano de estudo, procure realizar um exercício de respiração. Reserve alguns minutos para observar a sua respiração. Procure não mudar nada. Apenas observe. Se preferir, acompanhe a respiração dizendo mentalmente “dentro” para cada inspiração e “fora” para cada expiração.

Vale a pena lembrar que devemos evitar estudar após praticar exercícios físicos. Também não é ideal estudar imediatamente após as refeições. O estômago cheio é um convite para uma sesta. Qualquer atividade que cause excitação deve ser evitada antes de começar os estudos. A adrenalina perturba a capacidade de foco e concentração.


6. Planeje o tempo de estudo


Crie o hábito de planejar o seu tempo de estudo através de uma lista. Anote os tópicos que você deverá estudar e quais exercícios de fixação deverá realizar. Procure priorizar os assuntos mais importantes e que você tenha maior dificuldade.

Quando for criar o seu plano de estudos, procure considerar aquilo que seja indispensável para o dia. Uma sugestão é listar todos os itens e depois procurar classificar cada um segundo o nível de prioridade.

  • Faça uma lista
  • Defina o que é urgente e o que é importante
  • Fazemos o urgente e o importante fica de lado
  • Desenvolva a disciplina
  • Persistência
  • Hábito

É importa fazer o que é necessário, mesmo quando não temos vontade.


7. Defina o que é urgente e o que é importante


Stephen Covey, autor do consagrado livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” estabelece uma diferença clara entre o que é importante e o que é urgente.

Os assuntos urgentes são aquelas preocupações imediatistas que exigem a nossa atenção. Estas, quando resolvidas, trazem satisfação ou alívio. A maioria das pessoas é incapaz de não reagir de forma imediata, diante destes assuntos.

Um assunto é classificado como importante, quando está relacionado com resultados. São aqueles que contribuem com a nossa missão, estão alinhados com nossos valores e que deveriam ser encarados como objetivos prioritários.

Temos a tendência para nos tornarmos reativos diante do que é urgente. Por causa disso, o que é importante acaba ficando de lado e nunca é priorizado.

Conforme se aproxima a data de uma prova sobre um tema qualquer, a tendência natural é que ele se torne urgente. Mas procure não descuidar dos assuntos importantes, mesmo que você dedique um tempo menor com eles. É fácil identificá-los. São aqueles que podem contribuir de forma relevante na sua formação no longo prazo.


8. Desenvolva a disciplina


Uma das qualidades mais importantes para quem deseja desenvolver o hábito do estudo é a disciplina. Podemos classificá-la como o hábito de fazer o que é necessário, mesmo quando não temos vontade.

Todos nós enfrentamos dias em que o nosso ânimo para estudar está baixo, possivelmente afetado por algum evento. Apenas a partir da disciplina, acompanhada da capacidade de persistência, é que somos capazes de vencer este tipo de bloqueio.

Não crie ilusões a respeito da disciplina. Ela é o tipo de habilidade que só se aprende praticando. Portanto, ao sermos disciplinados é que temos a oportunidade de aprender a nos tornarmos disciplinados.


9. Faça pausas


Ao criar o seu plano de estudos, sempre estabeleça períodos de descanso. Durante as pausas você pode realizar exercícios de alongamento, se movimentar no ambiente ou simplesmente apreciar a vista da janela.

Para ajudar no controle dos períodos de descanso, procure por um aplicativo temporizador com alarme no estilo Pomodoro. Esta técnica consiste em dividir o tempo em fatias de 25 minutos, separada por breves pausas para descanso.


10. Leitura antes da aula


Criar o hábito de leitura do tema antes da aula apresentada, pode fazer uma enorme diferença no nosso aproveitamento. Aquela pessoa que leu o assunto antes, terá uma capacidade maior de acompanhar o desenvolvimento lógico do assunto apresentado pelo professor.

Além desta vantagem, quem leu antes pode chegar na aula com dúvidas anotadas. Desta maneira, acompanha o assunto com uma ideia formada a respeito e aproveita melhor o seu tempo diante do professor para sanar as dúvidas.











FONTE:

TODA CARREIRA

https://www.todacarreira.com/estudar-aprender-mais-facil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário