quinta-feira, 2 de maio de 2019

Como falar sobre a sua personalidade na entrevista de emprego



IMAGEM: TODA CARREIRA.
O segredo para ser bem sucedido em descrever a sua personalidade numa entrevista de emprego está no autoconhecimento. Para ajudar a mapear a sua personalidade, você pode fazer uso do modelo das atitudes básicas criado por Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço (1875-1961).

Segundo este modelo, as duas atitudes principais são a extrovertida e a introvertida. Uma pessoa pode manifestar uma ou outra segundo as circunstâncias, mas uma delas é a predominante.


O que devo dizer sobre a minha personalidade?


Ao falar sobre a sua personalidade numa entrevista de emprego, procure sempre começar pelos aspectos positivos da sua atitude principal, como veremos a seguir. Depois demonstre o quanto você está preocupado com o seu autoconhecimento. Mencione as formas que você adotou para desenvolver a sua atitude que é mais inconsciente.

Vamos ver duas situações práticas para exemplificar as duas atitudes.


O que dizer se você tem uma atitude extrovertida


Durante sua entrevista para a vaga de assistente de marketing, Maria foi questionada para falar um pouco de sua personalidade. Sendo predominantemente uma extrovertida, este foi o depoimento dela:

“Eu sou basicamente uma otimista. Possuo boas capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal. Também sou uma pessoa muito conectada com o que se passa à minha volta. Tanto que meus colegas de trabalho costumam dizer que eu tenho um radar interno. Valorizo muito as minhas amizades e o relacionamento com a minha família.”

Como uma típica extrovertida, Maria descreveu como sua energia é direcionada para o exterior. Consciente de que a introversão não é a sua atitude predominante, ela continuou seu depoimento indicando os esforços que vem realizando para desenvolver esta perspectiva na sua vida.

“Para aprender a lidar melhor com a minha intensa energia, comecei a frequentar um curso livre de meditação há um ano e meio. Desde então a minha capacidade de foco aumentou sensivelmente trazendo bons resultados no trabalho.”


O que dizer se você tem uma atitude introvertida


Na sua entrevista para a vaga de auxiliar de almoxarifado, o entrevistador pediu para João falar um pouco de sua personalidade. Sendo ele essencialmente um introvertido, este foi seu depoimento:

“Eu sou o tipo de pessoa que consegue trabalhar focado por muitas horas sem me dar conta do que se passa na sala ao lado. Sou muito atento aos detalhes e se me pedirem para analisar um assunto vou a fundo na tarefa. É muito fácil me sentir absorvido pelos assuntos do meu interesse e essa característica me acompanha na vida profissional.”

Como representante do tipo de personalidade introvertido, João descreveu com precisão a sua tendência para se focar no seu mundo interior. Preocupado com seu autoconhecimento ele continuou seu depoimento apontando os esforços para desenvolver um pouco a atitude extrovertida.

“Apesar da minha atividade não exigir um grande contato com o público, notei o quanto seria importante ter uma presença mais participativa nas reuniões mensais com os representantes de vendas e o departamento de compras. Por causa disso decidi me matricular num curso online sobre como falar em público e fazer apresentações eficazes. Desde então as minhas contribuições nas reuniões otimizaram nosso trabalho diminuindo a necessidade de horas extras no controle de estoque.”












FONTE: 

TODA CARREIRA

https://www.todacarreira.com/personalidade-entrevista-emprego/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário