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Conheça algumas atitudes aparentemente inofensivas que podem pegar muito mal no trabalho
Para preservar sua imagem no trabalho,
você precisa respeitar algumas regras que nem sempre são claras. Você
tem certeza que pode atender ligação do marido durante a reunião com o
chefe? E se for da escola do filho? E responder whatsapp de cliente? A
tecnologia é maravilhosa, mas a sensação de urgência e disponibilidade
que ela causa acaba deixando muita gente confusa. Se você costuma se
sentir assim, veja estas recomendações da consultora de imagem Renata
Mello.
Como preservar sua imagem no trabalho
1. Não atenda o celular do colega
O celular do colega está tocando insistentemente. Pode atender?
“Não”, diz Renata, categoricamente. A dúvida é comum, ela afirma,
principalmente quando a pessoa vê que quem está chamando é alguém que
ela conhece.
“Ela pensa que, como é o marido da colega, que ela conhece, pode
atender e dizer que ela saiu para o almoço”, explica. A atitude
aparentemente simpática, no entanto, é desaconselhável. Primeiramente
porque celular é um aparelho pessoal, que não deve ser atendido por
outra pessoa, a menos que o dono peça formalmente. Isto vai ajudar a
preservar sua imagem.
2. Abaixe o volume do seu celular
É meio óbvio, mas muita gente acaba desrespeitando essa regra básica
de convivência corporativa. O volume do toque do seu aparelho tem de ser
baixo, de preferência para só você ouvir, sem incomodar os colegas. O
ideal mesmo é deixar o aparelho no modo vibração. Se estiver esperando
uma ligação urgente, mantenha-o por perto, simplesmente, e não em alto e
bom som.
3. Evite o uso de viva-voz no escritório
Outra regra relacionada a barulho é a utilização do viva-voz, tanto
no celular quanto no fixo. “Muita gente utiliza esse recurso, por
exemplo, para fazer ligações e esperar até que alguém responda do outro
lado”, diz Renata. Pode não parecer, mas o barulho incomoda e tira a
concentração.
4. Não atenda ligações em reuniões
Atender ligações durante uma reunião produtiva também
não é coisa muito recomendável. A menos, claro, que seja caso de
urgência ou que você esteja esperando uma resposta ou uma informação
para alguma atividade profissional.
“Se for o caso, antes da reunião, avise que talvez tenha de se
ausentar um pouco para atender a uma chamada”, recomenda Renata. Fora
casos desse tipo, tente evitar sempre que possível. A mesma regra vale
para um almoço com o chefe ou com clientes. “É preciso fazer uma peneira
para saber o que é urgente e o que não é e, de qualquer modo, tentar ser breve na chamada.”
5. Tome cuidado ao adicionar colegas nas mídias sociais
As redes sociais
também acabam gerando saias justíssimas no trabalho. Com elas, todo
cuidado é pouco para preservar sua imagem. Para começar, a dica de
Renata é não sair adicionando todo mundo do trabalho. “Em mídias sociais
profissionais tudo bem”, diz ela.
6. Evite dar provas da sua distração durante a reunião
Nas reuniões, por favor, tome cuidado com o que você faz. Evite
entrar nas redes. Se for inevitável (sim, há reuniões muito longas, em
que muito se discute e nada se resolve), tente não curtir nada e,
principalmente, não postar qualquer comentário sobre a reunião ou
qualquer outra coisa que esteja na sua mente.
Lembre-se de que alguém sempre estará vendo o que você faz. “Curtir
qualquer coisa no horário da reunião deixa claro que você não estava
prestando atenção”, diz Renata. Mais perigoso ainda, claro, é fazer um
comentário sobre o quanto se perde tempo em encontros desse tipo ou
sobre algum ponto que está sendo discutido. Isso, além de pegar mal,
pode trazer efeitos mais sérios, como uma advertência.
7. Lembre-se de que você está sendo observado
Outro ponto lembrado por Renata, também relacionado ao uso das mídias
sociais, é ter o cuidado de não ficar postando ou curtindo ou
comentando qualquer coisa em momentos em que você deveria estar
“indisponível”. “Por exemplo, se você recusou o convite para um almoço
ou uma reunião e disse que tinha outro compromisso, não se esqueça disso
nas redes ou poderá cair em contradição”, alerta.
8. Não faça comentários negativos sobre o trabalho
Comentários que demonstrem sua insatisfação com o trabalho
também devem ser evitados, mesmo que sejam feitos em tom de
brincadeira. “Por exemplo, um colega vai tirar férias e você posta que
ele é um sortudo”, diz Renata. Pode ate ser brincadeira, mas, se alguém
mal intencionado ler pode entender que você não está feliz ali.
9. Ouça música com moderação
Ouvir música no trabalho pode fazer você render muito, mas também
deve ser feito com moderação. O ideal é deixar o volume baixo o
suficiente para perceber se alguém falar com você ou chamar o seu nome.
Também não é bom negócio passar o dia todo com os fones no ouvido. Isso
pode parecer um aviso antipático de “não perturbe”.
FONTE:
VAGAS.COM.BR
https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/9-regras-para-preservar-sua-imagem-na-empresa/
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