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Uma das maiores dificuldades que enfrentamos para atualizar o currículo
é lembrar de tudo o que fizemos desde a última vez que procuramos
emprego.
Se é difícil lembrar o que foi decidido na reunião que tivemos
hoje de manhã, imagina a dificuldade de resgatar na memória as metas que
atingimos nos últimos anos, as responsabilidades que assumimos e os
destaques das últimas avaliações de desempenho.
A dica, então, é anotar tudo isso dia após dia. Assim, quando você
precisar atualizar o currículo, as informações estarão prontas – sem
depender da sua memória. Confira as dicas do The Balance Careers para
cuidar dessas anotações da melhor forma.
E facilitar a atualização o currículo é apenas um dos benefícios de
acompanhar (e anotar) o que você faz, aprende e realiza no trabalho.
Essas mesmas anotações ajudam a avaliar seu desempenho e criar
argumentos para um pedido de promoção ou aumento, por exemplo. Também
pode ser útil se você tiver que escrever uma biografia de si mesmo, seja
para um evento que você esteja participando ou para outro momento
profissional.
Além disso, as anotações ajudam a preparar respostas para algumas
perguntas comuns da entrevista de emprego. Por exemplo: “Quais são suas
maiores realizações?” ou “Descreva uma situação de trabalho difícil e
conte como você superou essa situação”.
Que informações você acompanhar para atualizar o currículo
A ideia é ser abrangente nos seus registros. Aqui vão alguns tópicos que você deve rastrear:
Novas competências: anote aulas, oficinas, palestras, treinamentos. Você aprendeu a utilizar um novo software? Anote também.
Prêmios e reconhecimentos
Seu chefe enviou um e-mail para a equipe divulgando seu trabalho?
Você se destacou como vendedor do ano ou foi reconhecido por um cliente?
Anote a data e o conteúdo dos prêmios e elogios.
Projetos e tarefas
O que faz parte do dia a dia é facilmente perdido na memória. Faça
anotações do tipo “análise do orçamento para projeções ano a ano” e, se
possível, descreva como você realizou a tarefa, que obstáculos enfrentou
e que metas atingiu. Além de ser útil para a hora de atualizar o
currículo, essas informações são valiosas para responder perguntas da
entrevista de emprego.
Desafios
Ainda que você não vá incluir esses dados no currículo, eles podem
ajudar a formular respostas para o entrevistador, especialmente quando
ele questionar sobre sua forma de lidar com colegas de trabalho
difíceis, projetos que deram errado e outros desafios no local de
trabalho. Faça notas, por exemplo, sobre prazos que sua equipe não
conseguiu cumprir, o que aprendeu com isso e como melhorou dali para
frente.
Realizações e resultados
Seja organizando um evento, excedendo uma cota de vendas, fechando
uma transação ou economizando dinheiro, anote as grandes coisas que você
faz no trabalho. Inclua o máximo possível de detalhes específicos e
quantificáveis para que você não tenha que entrar em seu arquivo de
e-mail depois para resgatar as informações.
Todas essas anotações podem ser organizadas em um rascunho de email,
em um bloquinho de papel, em notas de voz ou até em um rascunho do seu
próprio currículo. Faça no formato que preferir, apenas tome o cuidado
de tornar as anotações acessíveis mesmo que você não tenha mais acesso
ao computador do trabalho. O rascunho de e-mail, por exemplo, deve ser
feito na sua conta pessoal e as notas de voz devem ficar na nuvem – e
não apenas no seu celular.
FONTE:
VAGAS.COM.BR
https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/anotacoes-frequentes-ajudam-muito-atualizar-o-curriculo/
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