A importância da qualidade de vida no trabalho surge a partir do
princípio de quanto maior for a satisfação do trabalhador, maior tende a
ser sua produtividade.
Segundo o consultor de carreiras Max Gehringer, a expressão “qualidade de vida”, aplicada à vida humana, é muito recente.
De
acordo com suas observações, a preocupação com a qualidade de vida é
consequência do excesso de trabalho do mundo moderno. Em grande parte
pela redução do quadro de funcionários, por causa dos últimos anos da
crise econômica.
Origem da qualidade de vida no trabalho
Com
o surgimento da industrialização, o excessivo foco na produtividade
trouxe problemas no relacionamento entre empresa e empregados. Limitados
a simples executores de tarefas com pouca liberdade, o aspecto humano
foi deixado de lado.
A partir de estudos realizados desde a década
de 1950, ficou claro que o trabalho permite forjar uma identidade para o
trabalhador. Isto daria sentido à sua vida.
Porém, dependendo das
circunstâncias, o trabalho pode se tornar uma atividade sem sentido e
mecânica, apenas para garantir a sobrevivência do indivíduo.
Com o
objetivo de minimizar essas contradições, as empresas desenvolveram um
conjunto de estratégias para melhorar o clima organizacional.
Através dos programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), as empresas buscam atrair e manter os melhores profissionais.
O que é a qualidade de vida no trabalho?
Falar
em qualidade de vida no trabalho tem relação com o resgate de valores
essenciais do ser humano. Muitas vezes, o avanço tecnológico acaba por
oprimir esses valores, colocando a produtividade como meta principal.
Os programas de qualidade de vida no trabalho possuem como objetivo gerar uma empresa mais humana. Isso é realizado através de:
- Utilização de feedback constante sobre desempenho
- Adequação de tarefas
- Justa atribuição de responsabilidades
- Aumento da autonomia de acordo com o cargo
Além
disso, os programas de qualidade de vida no trabalho criam as condições
necessárias para que os funcionários alinhem seus objetivos com os da
empresa. Através da definição de tarefas que possuam significado para
ambos.
Por que a qualidade de vida no trabalho é importante?
Em
média, os trabalhadores passam cerca de 8 horas diárias dentro das
organizações, cinco dias por semana. Por causa disso, a qualidade de
vida fora e dentro do trabalho acabam por se confundir.
Do ponto
de vista da empresa, o investimento em programas de qualidade de vida no
trabalho tem reflexo na competitividade da organização.
Profissionais
satisfeitos trabalham mais motivados, como consequência são capazes de
usar a criatividade para a inovação com maior facilidade.
Exemplos de qualidade de vida no trabalho
Entre as características principais de uma empresa com boa qualidade de vida no trabalho, podemos destacar:
Feedback periódico
Sempre
receber críticas construtivas a respeito do desempenho é a maneira mais
eficiente de alguém poder melhorar. A constante percepção do
desenvolvimento do nosso trabalho é essencial para melhorar a qualidade
de vida.
Política de benefícios
Uma sólida política de
benefícios garante uma melhoria sensível na qualidade de vida do
funcionário. Planos de assistência médica, odontológica, auxílio-creche
são alguns dos exemplos de benefícios oferecidos pelas empresas.
Liberdade de decisão
Sentir
que existe alguma liberdade de decisão em torno do seu trabalho pode
ser um grande diferencial. Trabalhos mais rígidos, que não permitem o
uso da criatividade, podem levar o indivíduo a situações de desgaste
emocional com o passar do tempo.
Liderança
Avaliações
justas, respeito e capacidade de motivação são algumas das
características de líderes que promovem um bom ambiente de trabalho.
Além disso, eles devem levar em conta a opinião dos subordinados e a
equipe deve confiar nas informações transmitidas.
Bom ambiente e comunicação
Alguns dos itens que contribuem para a melhoria da qualidade de vida no trabalho:
- Encontrar cooperação quando se precisa de ajuda dos outros colegas de trabalho
- Receber informações claras a respeito das atribuições do seu cargo
- Ser informado das mudanças que ocorrem na empresa
Salário adequado
Sem
remuneração adequada, fica difícil ter qualidade de vida. A existência
de premiações por desempenho e a justa distribuição de oportunidades de
acordo com a competência garantem a melhoria da qualidade de vida no
trabalho.
Dicas de livros sobre qualidade de vida no trabalho
Selecionamos alguns dos principais livros sobre qualidade de vida no trabalho:
- Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial, de Ana Cristina Limongi - França.
- Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar, Eda Conte Fernandes.
- Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores, de Mário César Ferreira.
- Stress e qualidade de vida no trabalho: perspectivas atuais da saúde ocupacional, de Ana Maria Rossi, Pamela L. Perrewe, Steven L. Sauter
- Qualidade de vida no trabalho: abordagens e fundamentos, de Anderson de Souza Sant'Anna e Zélia Miranda Kilimnik.
- Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho, de Edina de Paula Bom Sucesso.
O que fazer se a minha empresa não investe em qualidade de vida no trabalho?
Sabemos
que, por conta da crise econômica que atinge o Brasil, muitas empresas
podem não estar preocupadas com a melhoria da qualidade de vida no
trabalho.
Se for o seu caso, não desanime. Faça um esforço para
manter uma atitude positiva e invista no relacionamento com seus
colegas. Assim, estará fazendo a sua parte. Agora, se o ambiente de
trabalho estiver ruim, talvez seja hora de buscar um novo emprego. Saiba
que a palavra crise, em chinês, também significa oportunidade.
FONTE:
TODA CARREIRA
https://www.todacarreira.com/qualidade-vida-trabalho/
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