quinta-feira, 4 de outubro de 2018

4 formas de reverter uma entrevista ruim com um e-mail



IMAGEM: VAGAS.COM

Veja como escrever um texto de agradecimento para remediar algumas situações desagradáveis.


Pode acontecer de você fazer uma entrevista ruim na hora de procurar um emprego. Talvez você tenha se atrasado, talvez não tenha se sentido à vontade com o entrevistador. Você foi mal na entrevista

Seja pelo motivo que for, um bom e-mail de agradecimento pode reverter boa parte da má impressão que essa situação deixou. Quer ver?


Como remediar uma entrevista ruim com um e-mail de agradecimento


Confira como você pode escrever o texto para minimizar os efeitos de quatro situações estranhas. As dicas são uma adaptação de um post do The Muse.



1 – Quando a entrevista foi morna e apenas seguiu um roteiro


O entrevistador parecia um robô lendo uma lista de perguntas. Você sabe que não foi bem na entrevista porque a  conversa não fluiu e você saiu com algumas perguntas sem resposta.

O que escrever no e-mail:

Caro X,

Muito obrigado(a) pela sua atenção hoje. Gostei muito de saber mais sobre o cargo e as metas da equipe.

Depois de nossa conversa, fique com algumas dúvidas.

1 – (pergunta 1)

2 – (pergunta 2)

Agradeço muito se puder me responder ou me indicar a melhor fonte para essas informações. Também me coloco à disposição para responder qualquer pergunta que você queira fazer.

Estou muito animado com a oportunidade e aguardo contato para continuarmos a conversa.


Muito obrigado(a),

(seu nome).


2 – Quando você se enrolou para dar uma resposta


Isso nunca é bom. O entrevistador fez uma pergunta difícil e você se enrolou completamente. 

É possível reverter esse tipo de entrevista ruim? Uma nota de agradecimento bem feita pode ajudar.

Vamos imaginar que você estivesse sendo entrevistado para uma função de marketing e o entrevistador tenha pedido alguns detalhes sobre sua experiência em comércio eletrônico. Você já trabalhou com isso, mas não chegou pronto para discutir o assunto e se atrapalhou todo.


O que escrever no e-mail:

Caro X,

Muito obrigado(a) pela sua atenção hoje. Gostei muito de saber mais sobre a vaga e os objetivos da (nome da empresa).

Nós falamos hoje sobre as metas e desafio do (nome do departamento). Pensei mais sobre a forma que eu poderia contribuir e percebi que não comentei que, na última função, (relate algo que você tenha feito com relação ao assunto que não soube responder durante a conversa).

Gostaria muito de poder falar sobre isso com você porque não tivemos oportunidade de aprofundar o assunto durante nossa conversa hoje. Também estou à disposição para responder qualquer outra pergunta que você queira fazer.

Estou muito animado com a oportunidade e aguardo contato para continuarmos a conversa.


Muito obrigado(a),

(seu nome).


3 – Você se atrasou…


Chegar atrasado não é um problema apenas porque causa uma má impressão ao recrutador. O pior efeito que isso pode ter é tirar a sua tranquilidade durante a conversa.

Se isso acontecer com você, tente avisar o entrevistador assim que perceber que não chegará no horário. 

Ao chegar, peça novamente desculpa. Se nenhuma dessas recomendações for seguida, você ainda pode remediar a situação com um e-mail de agradecimento. Vamos lá.


O que escrever no e-mail:

Caro X,

Muito obrigado(a) pela sua atenção hoje e pela oportunidade de conversarmos. Gostaria muito de me desculpar pelo atraso.

Eu fui surpreendido(a) por um acidente na (local, Marginal Pinheiros, por exemplo) e não consegui entrar em contato com seu escritório para avisar sobre o atraso.

Gostei muito da nossa conversa, especialmente sobre (ressalte um assunto em que você tenha se saído bem).

Por favor, fique à vontade para entrar em contato se quiser mais alguma informação. Terei todo o prazer em responder.


Muito obrigado(a),

(seu nome).


4 – Você falou sem parar


Você estava nervoso e teve uma crise. Não parou de falar um segundo, deu pouco espaço para o entrevistador e agora está envergonhado. Com um pouco de tato, você pode tentar reverter a situação e ganhar alguma empatia.


O que escrever no e-mail:

Caro X,

Muito obrigado(a) pela sua atenção hoje e pela oportunidade de conversarmos. Como você deve ter percebido, estou muito empolgado com a possibilidade de trabalhar na empresa onde sempre quis estar.

Estou tão empolgado que tenho a impressão de ter falado demais durante a nossa conversa. Peço desculpas se pareci imprudente ou desatencioso. Eu não consegui conter meu entusiasmo.

Vocês fazem um excelente trabalho e eu acredito que posso contribuir com o os objetivos da (nome da empresa) fazendo (resuma o que eles esperam que você faça no cargo).

Muito obrigado novamente e,or favor, fique à vontade para entrar em contato se quiser mais alguma informação. Terei todo o prazer em responder.


Obrigado(a),

(seu nome).









FONTE : VAGAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário