terça-feira, 9 de outubro de 2018

Experiência Profissional: como escrever no currículo?



IMAGEM: VAGAS.COM

Veja como seu currículo pode se destacar nos processos seletivos.


por Thayane Fernandes*


O campo “experiência profissional” ajuda o recrutador a entender melhor sua trajetória. Vamos te ajudar a preenchê-lo de forma correta e atrativa. Bônus: ao final desse artigo disponibilizamos um vídeo complementar sobre o assunto.


Como sua experiência profissional deve ser


Estruturar seu currículo com as dicas abaixo é importante para demonstrar sua experiência de maneira fácil e objetiva e conseguir destaque no processo seletivo:

  • Focada

Destaque aquelas funções que mais reforçam seu objetivo profissional;

  • Reconhecível

Cite alguns projetos que você participou e destaque os principais resultados;

  • Clara

Tenha em mente que o recrutador não trabalha na sua área e não conhece a empresa na qual você trabalhou, por isso é preciso detalhar bem as atividades que você exercia;

  • Organizada

Liste todas as informações em tópicos para facilitar a leitura do recrutador;

  • Otimizada

1 em cada 2 currículos lidos pelos recrutadores têm uma descrição de cargo entre 11-20 caracteres e uma descrição de experiência entre 101 e 500 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área).


Exemplos de experiência profissional


Agora que você já sabe como deve ser esse campo, que tal ver alguns exemplos do que você pode ou não colocar no seu currículo?


Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Incorreto:

Trabalho há 2 anos em uma ONG


Correto:


ONG Dona Carochinha

Fundada em 2016, a ONG cuida de aproximadamente 100 crianças e adolescentes de baixa renda

set.2016 a atual – Captação de Recursos (Vendedora de Rifas)
  • Venda de rifas para financiamento da festa junina e de natal
  • Ações de marketing para promoção da campanha via WhatsApp e nas redes sociais da ONG (Facebook e Instagram)
  • Compra e entrega dos prêmios
  • Elaboração de relatórios de vendas
Principais resultados: lucro de cerca de R$ 1.000 por evento.


Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo

Incorreto:

Rotinas administrativas em geral


Correto:


Bugou Ltda


Empresa brasileira de pequeno porte fundada em 2012. É especializada na manutenção e assistência técnica de computadores, notebooks e celulares de todas as marcas.

jul.2016 a atual – Assistente Administrativo
  • Emissão de notas fiscais
  • Gestão de contratos com fornecedores
  • Atendimento ao cliente
  • Cobrança de inadimplentes
  • Elaboração de planilhas financeiras
Principais resultados: após a organização dos contratos, recuperei mais de R$ 30.000 em peças de reposição que não haviam sido entregues.


Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno

Incorreto:


Radical S/A


Área Financeira – Pleno (atual)

  • Criação de planilhas, entre outras atividades
Balões que voam Ltda

Área Financeira – Júnior (2013 a 2017)
  • Baixas de documentos, classificação e provisões de pagtos

Correto:


Radical S/A


Empresa mexicana de médio porte fundada em 2010. É especializada na confecção e venda de paraquedas profissionais.

set.2017 a atual – Analista Financeiro Pleno
  • Gestão de fornecedores (contabilidade e departamento pessoal)
  • Lançamentos bancários
  • Atualização de informações financeiras no sistema SAP
  • Análise de relatórios de venda da matriz
  • Elaboração de planilhas financeiras e apresentações para a gerência
Principais resultados: após a criação de fórmulas e tabelas dinâmicas nas planilhas da área, reduzi em 50% o tempo de criação dos relatórios mensais (de 10 para 5 horas).

Balões que voam Ltda

Empresa brasileira de médio porte fundada em 2005. É especializada na criação de experiências aéreas para eventos corporativos e casamentos.
ago.2015 a jul.2017 – Analista Financeiro Júnior
  • Gestão de boletos no sistema TOTVS
  • Cobrança de inadimplentes
  • Apoio a área fiscal
  • Contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal)
Principais resultados: após assumir a cobrança, recuperei mais de R$ 10.000 em pagamentos pendentes.
jan.2013 a jul.2015 – Assistente Contábil
  • Conciliação bancária
  • Provisão de mensal de despesas
  • Conferência de guias de recolhimento de impostos

Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos

Incorreto:

Revelinu S/A

Coord. de RH (set.2015 a ago.2018)
  • Gestão do time e relatórios

Aquário Ltda

Analista de Recursos Humanos/Business Partner Pleno (jan.2006 a ago.2015)
Atendimento a áreas internas


Correto:

Revelinu S/A

Empresa britânica de grande porte fundada em 1939. É uma das maiores companhias de bens de consumo do mundo, produtora de alimentos a artigos de higiene e beleza.
mai.2017 a ago.2018 – Coordenador de Recursos Humanos
  • Coordenação de um time de 15 analistas de R&S e T&D
  • Liderança do projeto de desenvolvimento da equipe de BPs (5 pessoas), com nota de satisfação média de 98%
  • Gestão de indicadores da área e report em inglês para a matriz/USA)
  • Interface direta com o Diretor de RH Latam
set.2015 a abr.2017 – Analista de Recursos Humanos/Business Partner Sênior
  • Atendimento a área de vendas e marketing (aprox. 100 pessoas, entre analistas e especialistas)
  • Liderança do projeto de grupos de coaching para gestores (10 turmas feitas, nota média de satisfação de 97%)
  • Implantação do programa de incentivo de vendas (aumento de 3x nas receitas se comparado com o mesmo período no ano anterior).
Aquário Ltda

Empresa brasileira de grande porte fundada em 2010. Sua rede de franquias de cosméticos é a maior do país e a companhia é a campeã do setor de bens de consumo – higiene e beleza.
mai.2013 a ago.2015 – Analista de Recursos Humanos/Business Partner Pleno
  • Atendimento a área financeira e de tecnologia (aprox. 50 pessoas, entre estagiários e analistas)
  • Implantação do projeto de avaliação 360º (nota média de satisfação = 95%)
  • Execução e análise de pesquisa de clima (2 ciclos anuais completos realizados)
jan.2010 a abr.2013 – Analista de Treinamento e Desenvolvimento Pleno
  • Elaboração de portfólio de cursos e trilhas de aprendizagem (15 cursos criados, nota média = 4.5 de 5)
  • Condução de treinamentos internos e integrações de novos colaboradores
set.2009 a dez.2010 – Analista de Treinamento e Desenvolvimento Júnior
  • Participação do projeto de Educação Corporativa conduzido pelo time
  • Criação de relatórios gerenciais, indicadores de treinamento e planos de ação
  • Participação do projeto de avaliação de desempenho (mais de 160 colaboradores avaliados, nota média de 94%)
jan.2006 a ago.2009 – Assistente de Recrutamento e Seleção
  • Atendimento ao time de tecnologia (gestão de 4 processos simultâneos, em média)
  • Gestão de todas as etapas do processo seletivo, desde o levantamento de perfil até a divulgação da vaga, seleção dos currículos, entrevistas e contratação (SLA de fechamento de vaga = 45 dias)
Ufa, quantos exemplos, não é mesmo? 




FONTE: VAGAS.COM

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