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Descubra se você sabe proteger seu bom humor e sua energia no ambiente corporativo
Conflitos no trabalho são comuns. Se você ainda não passou por um, pode se preparar. Toda empresa tem pessoas difíceis,
que parecem estar sempre pronta para acabar com o humor da equipe.
São aquelas que têm sempre um comentário ácido e raramente acham graça
em alguma coisa.
Trabalhar perto de alguém com esse tipo de comportamento não é fácil.
Quando se trata apenas de um colega, a situação pode ser contornada com
mais facilidade. Agora, quando é o seu chefe direto, tudo fica bem mais complicado.
“Normalmente, pessoas difíceis estão na empresa há bastante tempo e,
de alguma forma, sentem-se à vontade para agir assim”, observa a
especialista Renata Mello. Confira a seguir as recomendações dela para
quem precisa lidar com esse problema.
Aprenda a lidar com conflitos no trabalho
1. Não reforce o mau humor
Se você disse “bom dia” e não ouviu resposta, simplesmente siga em
frente. Não cobre, não questione. “Não precisa perguntar se a pessoa não
ouviu ou se não vai responder, pois isso não vai melhorar nada”,
aconselha Renata.
2. Não faça comentários
Outro ponto importante é evitar ficar comentando a indelicadeza
alheia. “Isto é ruim tanto para quem faz quanto para quem fica sabendo
depois”, explica Renata. Quanto mais você lembrar e comentar o ocorrido,
mais vai se irritar com a pessoa.
3. Não critique e não julgue
Se as pessoas difíceis não parecem bem, é possível que elas estejam
de fato com algum problema que ninguém está sabendo. “Claro que algumas
pessoas simplesmente nascem de mau humor e não precisam de motivo para estragar o dia dos outros, mas nem todo mundo é assim.”
4. Dê espaço
“Não adianta ficar perguntando o tempo todo o porquê da pessoa estar
daquele jeito, se aconteceu alguma coisa etc”, diz Renata. Para ela, o
melhor é deixar o colega na dele. “Deixe que ele procure você se quiser
conversar.”
5. Não se deixe contagiar
Tome cuidado para não se deixar contagiar. Trabalhar com alguém
difícil muitas vezes pode ser um veneno para quem não sabe tirar o foco
desse problema. Por isso, o ideal é tratar com educação e deixar para
lá.
6. Saiba o momento certo de conversar
Se o mau humor se transformar em grosseria no ambiente de trabalho,
você pode, sim, responder em tom mais ríspido. Se o nível for muito
alto, você pode dizer que prefere conversar em outro momento.
“O melhor é
não responder na hora, pois você também pode estar de cabeça quente e
vai acabar perdendo a razão”, diz Renata. Com calma, em outro momento,
você pode dizer que não gostou da atitude do colega e da forma como foi
tratado.
7. Tenha controle
Se for o seu chefe, sim, a situação fica mais delicada, mas a
recomendação é a mesma. Se ele for extremamente mal educado, tente se
controlar no momento e, depois, em outra circunstância, dizer como se
sentiu. “Se for uma ofensa muito grave, você pode falar na hora que não
aceita o tom que ele usou e que vocês podem conversar quando ele estiver
mais calmo.”
Lembre-se de que todo mundo pode ter um dia ruim. Ou vários. E isso
também acontece com você. Se for o caso, a dica da Renata é assumir isso
e tentar se conter. “Se for preciso, diga aos colegas que você não está
legal, que não dormiu bem ou algo assim, e que prefere conversar
depois.
As pessoas devem entender e até falar com você com um pouco mais
de cuidado”, diz ela. E ainda garante que avisar não pega mal. O que
acaba com sua imagem é distribuir socos e pontapés verbais para quem não
tem nada a ver com os seus problemas.
FONTE: VAGAS.COM
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