IMAGEM: VAGAS.COM |
Aprenda a preencher seu currículo corretamente e aumente suas chances de conseguir um emprego novo!
por Thayane Fernandes*
Neste artigo vou te ensinar a preencher o campo resumo profissional do
currículo de forma correta e atrativa. Bônus: ao final desse artigo
disponibilizamos gratuitamente um vídeo complementar sobre o assunto.
Entenda a importância deste campo
Assim como você, milhares de
profissionais qualificados estão em busca de uma recolocação no mercado
de trabalho. Uma oportunidade publicada no VAGAS.com.br chega a receber
mais de 1.000 currículos e apenas quem se destaca leva a atenção do
recrutador.
O bloco “objetivo profissional”
dá uma primeira dica para o avaliador se seu currículo tem o perfil
buscado, mas é o campo “Resumo Profissional/Qualificações” que realmente
mostra um breve relato das suas experiências.
Seu resumo profissional deve ser:
- Condensado
Destaque suas principais experiências, formação, conhecimento em softwares e em outros idiomas.
- Focado
Tenha em mente que esse campo deve trazer evidências que reforcem seu objetivo profissional.
- Otimizado
1 em cada 2 currículos lidos pelos
recrutadores têm um resumo profissional entre 101 e 500 caracteres
(foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área).
Exemplos de resumo profissional
Agora que você viu como preencher esse campo corretamente, veja alguns exemplos na prática:
Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz
Incorreto:
Não tenho experiência
na carteira de trabalho, mas quero muito trabalhar e conquistar meu
primeiro emprego. Sou uma pessoa determinada e comprometida, prometo me
dedicar 100% todos os dias, eu só preciso de uma oportunidade!
Correto:
Apesar de nunca ter
trabalhado profissionalmente, há 2 anos faço parte de uma ONG e ajudo na
organização da festa junina e natal. Sou responsável pela venda das
rifas e consigo gerar cerca de R$ 1.000 de lucro por evento.
Estou cursando o
último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento
nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word).
Tenho muito interesse
na área comercial e em jul/2018 fiz um curso de especialização no SENAC
(A Arte de Encantar o Cliente, 8 horas).
Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Incorreto:
Sou uma pessoa muito
proativa, sempre disposta a ajudar. Se eu não sei fazer algo, busco
estudar e aprender. Sou batalhadora e só preciso de uma oportunidade
para mostrar meu potencial. Me liga, preciso muito trabalhar!
Correto:
Experiência de 2 anos
em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão
de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
Curso a noite o
Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e
possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no
Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).
Em maio/2018 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online).
Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Incorreto:
Tenho muito
conhecimento em minha área de atuação. Minha experiência me garante um
alto nível de performance e responsabilidade em minhas entregas. Sou um
ótimo profissional e meu chefe me adora, pergunte para ele rsrs
Correto:
Experiência de 5 anos
em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e
contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento
pessoal).
Sou Tecnólogo em
Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente
estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo
inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com
softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel.
Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Incorreto:
Eu amo pessoas e sei
que posso ajudá-las a crescer muito profissionalmente (e também
pessoalmente!). Desde o começo de minha carreira eu sabia que essa seria
minha profissão, mas hoje sou uma profissional em busca de recolocação
no mercado de trabalho. Tenho certeza que minha experiência irá agregar
muito para a sua companhia!
Correto:
Experiência de 12
anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência
em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de
clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais
na área de bens de consumo.
Sou Psicóloga formada
pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em
Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018).
Tenho conhecimento avançado em
PowerPoint e Excel, falo inglês fluente (TOEFL) e fiz um intercâmbio
para o Canadá em 2011.
Dica extra: leia a descrição de
alguns anúncios em sua área e coloque as principais habilidades exigidas
em seu currículo (claro, apenas as que você possui
conhecimento/experiência. Não vale inventar!)
FONTE: VAGAS.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário