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Qual o papel das empresas e o que deve ser feito para proteger funcionários.
por Eduardo Eberhardt*
Em 2018 o Brasil ficou em quarto lugar no ranking de países com mais acidentes de trabalho.
Infelizmente, não é o ranking que gostaríamos de participar, mas o país
sustenta esse patamar há alguns anos. São registrados cerca de 700
mil acidentes por ano, segundo dados do Ministério da Previdência
Social.
Na Avanti Engenharia
monitoramos esse número com atenção: de acordo com levantamento do
Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017
foram registrados mais de 4 milhões de acidentes, ou seja, a cada 48
segundos ocorre um acidente no país. Mas, como prevenir que eles
aconteçam?
Como prevenir acidentes de trabalho?
Primeiramente, vamos aos fatos: um acidente pode ser causado por
práticas inseguras do próprio trabalhador, como não usar os equipamentos
adequados para mexer em uma máquina perigosa, por exemplo, ou ainda
devido a condições inadequadas no ambiente de trabalho.
Para quem trabalha em ambientes insalubres ou de alto risco, por
exemplo, é importante conversar com o RH ou setor responsável para
informar caso veja alguma situação de falha na segurança ou pessoas que
não utilizam os equipamentos adequados. É importante também não
arriscar: caso a empresa não forneça EPIs, o funcionário deve sim
solicitar (ou ainda buscar emprego em um local mais assegurado).
O ideal é que as empresas tenham manuais para prevenção de acidentes,
treinamentos recorrentes com bombeiros e e ainda que organize uma
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Além disso:
- Todas as normas regulamentadoras que indicam como deve ser o ambiente de trabalho devem estar atualizadas e dentro da legislação;
- Os exames periódicos dos funcionários devem estar em dia, atestando aqueles que não estão aptos a trabalhar;
- Engenheiros e técnicos de segurança do trabalho precisam analisar a estrutura da empresa e certificar de que o ambiente está adequado;
- Os funcionários precisam utilizar os equipamentos de segurança corretamente e não se arriscarem na manipulação de máquinas perigosas, andaimes mal instalados, entre outros problemas que ponham sua vida em risco.
Uma consultoria de medicina do trabalho também deve auxiliar a
empresa sobre esses assuntos, não deixando faltar nenhuma análise ou
exames para funcionários. Dessa forma, a chance de evitar tragédias
aumenta incalculavelmente.
Existe uma cultura de prevenção de acidentes?
Algumas empresas conseguem implantar CIPAs e organizar grupos de
discussão sobre como evitar acidentes de trabalho com mais facilidade,
mas ainda são minoria no Brasil, especialmente em áreas como construção e
indústria, que concentram a maior parte dos acidentes. É possível ver
situações óbvias de risco desnecessário, como andaimes improvisados,
equipamentos elétricos sem instalações corretas, entre outros problemas.
A cultura da prevenção e manutenção do ambiente de trabalho
ainda não é a mais adequada. Não é possível identificar, em grande
parte das empresas, segurança e saúde do trabalho como prioridade.
É de extrema importância que a segurança e a saúde no trabalho se
tornem parte natural da nossa cultura. Além desse esforço é necessário
haver um trabalho contínuo que una instituições federais, estaduais e
municipais, universidades e organizações do sistema S (Sesc, Sesi,
Senai) para conscientização geral da segurança no trabalho e diminuição dos índices gravíssimos que vemos atualmente.
FONTE:
VAGAS.COM.BR
https://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/acidentes-de-trabalho-brasil-quarto-lugar-ranking/
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