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Algumas habilidades são obrigatórias a todos os profissionais que
desejam ser bem sucedidos no mercado de trabalho.É importante ter em
mente que as habilidades podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.
Algumas podem ser consideradas mais “naturais” do que outras, mas todas
podem ser melhoradas.
Ética e integridade
Ser íntegro é
demonstrar confiança, transparência e credibilidade. Manter o seu
discurso coerente com a sua prática sabendo indicar os seus limites e
respeitando os limites alheios.
Energia e Iniciativa
Possuir
a capacidade de enxergar o que é necessário em determinado contexto e
partir para ação. Ter agilidade diante de situações complexas e
desafiadoras sabendo agir de forma eficaz. Saber analisar as prioridades
e delegar tarefas de forma preventiva. Quem possui esta habilidade
geralmente é capaz de inspirar as pessoas à sua volta, está disponível,
atento, tem entusiasmo e exprime vibração.
Comunicação
Aprender
e ampliar a sua comunicação interpessoal é muito importante para ser um
profissional de sucesso. Falar de forma clara, num tom de voz adequado
com coerência e de forma objetiva. Desenvolver a capacidade para iniciar
uma conversa, demonstrando interesse no que está sendo dito pelo
outro e, quando possível, fazendo perguntas para demonstrar que está
atento ao que a pessoa está falando. Lembre-se de que para ser um bom
comunicador é importante saber ouvir.
Capacidade de Negociação
Ser
capaz de criar acordos do tipo “ganha-ganha” utilizando a persuasão, o
foco em resultados, ao mesmo tempo em que mantém o respeito às outras
pessoas. Saber administrar conflitos e perceber quando é o momento certo
para uma pausa. Manter uma escuta ativa também é muito importante para
desenvolver esta habilidade.
Liderança
Capacidade de
envolver e motivar as pessoas, com carisma. Sabendo tomar decisões e ter
a capacidade de detectar e desenvolver potenciais da equipe levando em
conta as características de cada indivíduo. Sendo capaz de priorizar
tarefas e definir claramente as expectativas.
Inteligência emocional
É
uma habilidade muito valorizada, em qualquer cargo, mas principalmente
para cargos de liderança. A importância desta habilidade cresceu nos
últimos tempos acompanhando a globalização. Hoje é comum fazer parte de
uma equipe formada por pessoas de origens e culturas diversas. Ela diz
respeito à capacidade de estar consciente e lidar com as próprias
emoções e, ao mesmo tempo, não ser indiferente às emoções das outras
pessoas.
Flexibilidade
Ser capaz de se adaptar às mudanças
e rever pontos de vista tendo abertura para feedback e ideias diferente
das suas. Sem dúvida, esta habilidade está intimamente relacionada com a
personalidade do indivíduo em questão, mas pode ser aprendida e
desenvolvida.
Criatividade
É saber pensar “fora da caixa”
e não se limitar aos padrões estabelecidos, sendo capaz de levar em
conta a intuição (sensibilidade) e saber aplicá-la em situações que
pedem inovação.
Planejamento e Organização
Basicamente
esta habilidade permite que você se prepare com antecedência para
apresentar ideias e projetos. Por exemplo: levantando todos os dados
necessários para uma reunião importante dando sustentação para o seu
ponto de vista. Toda equipe gosta de contar com a presença de alguém que
demonstre que investe algum tempo em planejamento e organização.
Tomada de Decisão
Ser
capaz de definir claramente o problema ou desafio e, a seguir, criar
uma lista de possíveis soluções avaliando a relação custo e benefício de
cada uma. Decidir por uma delas e implementar a solução escolhida
mantendo uma avaliação constante para poder alterar a trajetória, caso
necessário.
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FONTE:
TODA CARREIRA
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