IMAGEM: VAGAS.COM.BR |
Todo mundo tem uma marca pessoal. Você também tem,
mesmo que nunca tenha pensado sobre isso.
O que diz o Google quando você
dá uma busca pelo seu nome completo? Você existe? As informações que
você compartilha nas redes sociais passam que imagem profissional?
Acredite: é essa a primeira impressão
que as pessoas terão de você.
É bem provável, inclusive, que o
recrutador com quem você vai conversar na próxima semana faça essa mesma
investigação e tire daí suas primeiras conclusões.
O que é marca pessoal?
Para explicar o que é marca pessoal, a coach de vida e negócios
Caroline Castrillon lembra a frase atribuída a Jeff Bezos, o fundador da
Amazon: “Sua marca é o que as pessoas falam sobre você quando você não
está na sala”.
Nas suas próprias palavras, Caroline define marca pessoal
(ou personal brand, no termo original) como uma combinação única de
competências e experiências que faz com que você seja quem é. “É como
você se apresenta ao mundo”, afirma em sua coluna na Forbes. “Uma marca
pessoal eficiente vai diferenciar você dos concorrentes e permitir que
você conquiste a confiança de potenciais clientes e empregadores.”
Por que a marca pessoal é importante para o sucesso profissional
Segundo a coach, a marca pessoal nunca foi tão importante no mundo
corporativo quanto é hoje em dia. O motivo? É cada vez mais comum que os
recrutadores utilizem as redes sociais
durante os processos de entrevistas. De acordo com o estudo da
CareerBuilder, 70% dos empregadores utilizam as redes sociais para
observar candidatos durante o processo seletivo. Além disso, 43% dos
empregadores usam as redes sociais para checar seus próprios
funcionários.
E quer saber mais? Os empregadores consideram que ter funcionários que
investem em suas marcas pessoais seja um benefício para suas próprias
empresas. Isso porque, quando um profissional representa sua empresa em
um evento ou uma conferência, ele não está apenas se autopromovendo, mas
também está dando mais exposição à organização. “Os funcionários podem
ajudar a conquistar novos clientes e reter os já existentes quando eles
são vistos como líderes confiáveis”, afirma Caroline.
Quem são os mestres do personal branding
Ninguém desenvolve uma boa marca pessoal da noite para o dia. Para
isso, é preciso saber comunicar seu propósito e sua missão ao seu
público de uma forma genuína. Como exemplos, Caroline listou pessoas
famosas que criaram marcas pessoais incríveis. São elas:
Oprah Winfrey
Para a coach, ela é sem dúvida a rainha da marca pessoal. Afinal, a
apresentadora de tv, atriz e empresária está continuamente criando
equidade em sua marca, que tem um patrimônio líquido estimado de US $
2,5 bilhões, segundo a Forbes. “Oprah sempre manteve sua competência
essencial: desafiar milhões de espectadores a viver as melhores vidas
possíveis, compreendendo seu potencial”, diz ela. “Sendo fiel a si
mesma, ela inspirou milhões para serem seus melhores eus.”
Richard Branson
O empresário britânico, fundador do grupo Virgin e autor de diversos
livros, é citado como um dos homens mais visíveis, bem-sucedidos e mais
conhecidos da atualidade. “Ele permaneceu fiel a seus valores centrais,
incluindo aventura e risco”, afirma a coach. Segundo a especialista, seu
estilo pouco ortodoxo e seu compromisso com suas paixões ajudaram o
empresário a criar uma marca pessoal poderosa.
“Muitas empresas querem
que suas marcas reflitam uma imagem idealizada e aperfeiçoada de si
mesmas. Como conseqüência, suas marcas não adquirem textura, nem caráter
e nem confiança pública ”, afirma Branson.
Marie Forleo
A coach que já foi foi nomeada por Oprah Winfrey como líder de
pensamento para a próxima geração, também é lembrada por Caroline como
uma pessoa inspiradora. Seu canal do YouTube, Marie TV, create a
business and live you love, tem mais de 500 mil inscritos.
“Ela dominou a
capacidade de compartilhar conteúdo impactante de maneira divertida e
envolvente”, afirma Caroline. Marie desafia seus fãs a mudarem a maneira
como vivem para mudar o mundo. Segundo a especialista, seu site
demonstra o quanto ela é expert em branding pessoal ao destacar sua
autenticidade e paixão por ajudar os outros.
Esses são alguns exemplos inspiradores para você cuidar da sua marca pessoal. Para saber como fazer isso, leia também 5 formas simples de melhorar seu marketing pessoal.
FONTE:
VAGAS.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário