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Liderança é uma competência que todo profissional pode desenvolver. Veja por onde começar
Desenvolver liderança no trabalho é
o objetivo e também o desafio de grande parte dos profissionais que
querem alcançar cargos de gestão e se desenvolver nas empresas. Há
alguns sortudos que já nascem sabendo o que fazer para inspirar e
influenciar pessoas. No entanto, para a maioria de nós, essa habilidade
não é tão natural assim. A boa notícia é que, felizmente, a capacidade
de liderança é uma competência que pode – e deve – ser desenvolvida e
praticada ao longo da carreira.
O que é liderança
Antes de tudo, para desenvolver essa competência é preciso entender que liderança é a capacidade de motivar pessoas
para alcançar determinado objetivo. No mundo corporativo, liderar pode
significar conduzir equipe, colegas e até superiores para trabalhar com
objetivo de atender às necessidades da empresa.
Qual é a diferença entre ser líder e ser chefe?
Ser líder não é sinônimo de ser chefe
– e nem vice-versa. Ser chefe significa ter um cargo de “chefia”, que
muitas vezes é chamado de “cargo de liderança” ou “cargo de gestão”, o
que sugere que ele tenha pessoas abaixo de si no organograma. Isso não
significa que ele seja um líder, isto é, que tenha capacidade de
inspirar e influenciar essas pessoas independentemente do cargo que
ocupa.
Como você pode desenvolver liderança
A capacidade de liderança é uma das
competências mais importantes para profissionais que têm ou querem ter
um cargo de gestão. No entanto, você não precisa se desesperar por não
ter nascido com toda habilidade do mundo para liderar pessoas. Confira a
seguir dez dicas para desenvolver essa competência e se preparar para
crescer na carreira.
- Crie conexões com as pessoas da equipe
Um bom líder tem empatia,
positividade, propósito, compaixão e humildade. Com essas
características, ele consegue criar uma conexão com a equipe que é
essencial para gerar senso mútuo de confiança e entendimento.
Para ser um líder, é importante que
você seja visto como uma pessoa justa e confiável a quem as pessoas
podem recorrer se precisarem de ajuda ou quiserem trocar ideias.
É importante também que você
demonstre integridade e honestidade nas suas ações e que essas atitudes
sejam genuínas, claro. É dessa forma que o líder conquista a confiança
da equipe.
- Melhore sua comunicação interpessoal
Também é importante que o líder saiba se comunicar bem
para que sua mensagem seja bem compreendida por todos os membros da
equipe. Se você quer ser um líder melhor, precisa aprender a falar com
clareza e transparência e, muitas vezes, até adaptar a forma como você
fala de acordo com a pessoa que estará ouvindo.
Por exemplo, quando estiver
conversando com alguém focado em números e resultados, você precisa
trazer argumentos objetivos para a conversa. Quando falar com pessoas
com nível mais baixo de escolaridade, também precisa adaptar a
linguagem.
É importante também saber qual o
melhor meio para falar com cada pessoa – ou seja, com quem é melhor
falar pessoalmente, por email ou whatsapp, por exemplo. Outra dica é
olhar nos olhos da pessoa com quem você estiver falando – se a conversa
ocorrer pessoalmente, claro.
- Aprenda a ouvir com atenção
A boa comunicação inclui a compreensão o ambiente por meio da observação e da escuta. A um grande líder é também um bom ouvinte, alguém que se concentra no tom e no conteúdo de uma conversa.
Você não pode ser considerado um bom
líder e nem pode criar conexão com as pessoas se não souber ouvir as
preocupações e as dúvidas que elas levam até você.
Saber ouvir é uma competência rara e cada vez mais valorizada em empresas dos mais variados setores.
- Conheça bem cada pessoa do seu time
Para se comunicar bem com as pessoas
da sua equipe, como sugerido acima, você precisa conhecer cada uma
delas. É importante saber de fato quem é quem, o que motiva cada
profissional, quais seus interesses, seus talentos, seus pontos fortes e
suas lacunas.
Um bom líder conhece os membros da
sua equipe melhor do que qualquer outra pessoa. Ele sabe a quem deve
delegar cada tarefa para alcançar o máximo de produtividade em conjunto.
- Incentive a criatividade (e tolere erros)
Se você quiser que as pessoas entreguem o seu melhor, precisa incentivar que elas apresentem ideias criativas e possam experimentá-las.
Para isso, é importante se abrir para
novas ideias e tolerar erros. As pessoas tendem a ser mais criativas
quando sentem que suas ideias são bem-vindas e seus erros podem ser
relevados. Afinal, nenhuma inovação surge sem que muitos erros sejam
cometidos pelo caminho.
- Admita seus próprios erros
Por falar em erros… vale lembrar que para criar um vínculo de confiança com as pessoas você precisa também admitir quando erra.
Há quem veja isso como sinal de
fraqueza, mas ocorre justamente o contrário. Quanto mais transparente e
honesto você for, mais as pessoas o respeitarão como líder.
- Aprenda a identificar talentos
Saber identificar, contratar e
promover as pessoas certas também é um grande diferencial do líder. E
essa habilidade novamente depende do item 4, que ressalta a importância
de conhecer o seu time.
E, além de conhecer cada um
individualmente, é preciso entender de que forma essas pessoas, que têm
origens e habilidades diversas, podem trabalhar juntas da melhor forma.
- Seja parte da equipe
Você já ouviu uma história de que o
bom líder não apenas diz o que a equipe deve fazer, mas faz junto com a
equipe? Faz todo sentido. Um líder de verdade trabalha junto com seus
liderados, vestindo a camisa e arregaçando as mangas para faz o que for
preciso para que todos alcancem os seus objetivos.
Esse senso de pertencimento
intensifica a conexão entre líder e liderados, o que facilita a
comunicação e aumenta o engajamento geral.
- Aprenda a dar feedbacks construtivos
A melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos seus funcionários é oferecendo feedbacks diretos e honestos em relação ao que eles podem melhorar.
A melhor forma de dar um feedback
construtivo é preparar exemplos reais do que você quer relatar e focar
em comportamentos ou lacunas o profissional pode melhorar. Escolha um
local reservado para essa conversa e prepare o que vai falar com
antecedência, considerando que a ideia é ajudar a pessoa a se
desenvolver e não apenas fazer críticas e apontar falhas.
- Peça feedback também
Lembra que o bom líder sabe ouvir?
Então, ele sabe ouvir inclusive as críticas da equipe para direcionar
seu próprio desenvolvimento. Peça feedback, ouça com atenção, pense a respeito e tenha humildade para buscar melhorias.
Se achar necessário, peça exemplos
reais do comportamento que está incomodando e deve ser melhorado.
Ninguém nasce pronto. Até os melhores líderes têm pontos a melhorar.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/desenvolver-lideranca-trabalho/
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