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Veja como você pode contar com este auxílio em dinheiro por até cinco meses
Seguro-Desemprego
é o benefício pago em dinheiro Governo Federal, que pode ser recebido
por um período de três a cinco meses, dependendo do tempo que você
trabalhou.
Como funciona o seguro-desemprego durante a pandemia
Recentemente, Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e
Trabalho do Ministério da Economia, anunciou que enquanto durar a crise
do Covid-19 (ou novo coronavírus), quem ganha até dois salários mínimos e
tiver redução de salário e de jornada pode receber uma antecipação de
25% do seguro-desemprego.
Como se trata de de uma antecipação do seguro-desemprego, quem
receber o adiantamento agora deve receber apenas os 75% restantes do
benefício quando for demitido.
A nova regra foi anunciada, mas ainda não tem os parâmetros totalmente definidos. Estamos acompanhando as atualizações.
Como receber o Seguro-Desemprego
De forma geral, se você trabalhou em uma empresa com registro em Carteira de Trabalho
e foi dispensado sem justa causa, você pode dar entrada nesse
benefício. É preciso ficar atento ao prazo porque o pedido precisa ser
feito de 7 a 120 após a data de dispensa.
Você também pode solicitar o benefício se tiver registro em Carteira
de Trabalho, mas estiver com o contrato de trabalho suspenso para
participar de algum curso ou qualificação oferecido pela empresa em que
trabalha. Confira como fazer isso.
1. Verifique se você tem direito ao benefício
Para dar entrada no pedido, você precisa cumprir estes requisitos:
- Ter sido dispensado sem justa causa;
- Estar desempregado no momento de fazer o pedido do benefício;
- Não ter qualquer outra renda para manutenção sua e da família;
- Não receber outro benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
- Ter recebido salários: por pelo
menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente
anteriores à data de dispensa, no caso de primeira solicitação de
seguro-desemprego; por pelo
menos 9 (nove) meses de salário nos últimos 12 (doze) meses
imediatamente anteriores à data de dispensa, no caso de segunda
solicitação; por pelo menos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, em caso de terceira solicitação ou mais.
2. Reúna os documentos
Para
fazer o pedido, você vai precisar reunir uma porção de
documentos. Todos são indispensáveis para que o processo corra da melhor
forma. São eles:
- Documento de identificação (RG ou Carteira de Habilitação);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Número
de Inscrição no PIS/PASEP (pode estar na sua Carteira de Trabalho, no
Cartão do Cidadão ou no extrato do FGTS, por exemplo);
- Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
- TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de
- Homologação
de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de
contrato de trabalho com mais de um ano de serviço;
- Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
- CPF.
3. Dê entrada no pedido
Desde o final de 2019, é possível fazer a solicitação do seguro desemprego pela internet, no Portal Emprega Brasil.
Para fazer a solicitação é preciso ter login e senha de acesso. Quem
não tiver, precisa informar seus dados pessoais que serão checados nas
bases de dados do Governo Federal. Também é preciso responder um
questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.
Com o acesso ao Portal, você deve clicar em “Solicitar
Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no
comunicado de dispensa.
Com isso, você deve ser direcionado para o passo-a-passo com oito etapas:
- confirmação de dados do requerimento;
- atualização das informações do requerente;
- formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional);
- indicação de experiências profissionais mais relevantes;
- objetivos profissionais;
- pesquisa de vagas com seu perfil, se houver;
- cursos de qualificação;
- confirmação da solicitação do benefício.
4. Receba o benefício
O prazo para recebimento do benefício é de 30 dias a partir da data da solicitação feita pela internet.
O pagamento pode ser retirado das seguintes formas:
- em qualquer Unidade Lotérica, Correspondente Caixa Aqui, no Autoatendimento da Caixa, mediante uso do Cartão do Cidadão, com senha cadastrada;
- ou nas Agências da Caixa. Para isso, você precisa levar SEMPRE a Carteira de Trabalho, o Requerimento de Seguro-Desemprego e um documento de identificação;
- quem tem conta poupança ou conta simplificada na Caixa pode receber diretamente na conta.
Quanto você vai receber?
O cálculo do valor das parcelas
que você vai receber considera a média dos salários dos 3 meses
anteriores à data da dispensa. O número de parcelas e o valor são
definidos pelo Ministério do Trabalho.
Seguro-Desemprego no celular
No Aplicativo Caixa Trabalhador,
você pode conferir calendário de pagamentos e parcelas liberadas e tirar
dúvidas. Para baixar, clique aqui.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/receber-seguro-desemprego/
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