quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

COMO FAZER O TRABALHO EM EQUIPE FUNCIONAR

5 passos para fazer o trabalho em equipe funcionar


Algumas estratégias ajudam a aumentar produtividade e parar de perder tempo.



Imagem: vagas.com
Trabalho em equipe é uma necessidade para a grande maioria dos profissionais. Essa tarefa nem sempre é tão agradável quanto deveria ser, principalmente para os introvertidos, que costumam sofrer neste momento. 

Como explica o especialista Silvio Celestino, da Alliance Coaching, são eles que se sentem menos à vontade para expor ideias em um grupo, mesmo que tenham conhecimento aprofundado sobre algum tema. 

Pode parecer que não, mas trabalhar em grupo também é um desafio os extrovertidos, que podem ter certa dificuldade para manter o foco. A seguir, confira algumas dicas para fazer seu trabalho em equipe funcionar, seja qual for o seu perfil comportamental.


Como fazer o trabalho em equipe dar certo?


1. Identifique seu perfil


A primeira recomendação, para todo e qualquer profissional, é investir em identificar qual seu perfil comportamental preponderante e entender em que situações você costuma se sair melhor ou pior. “Apenas sabendo quais são os seus gaps é que você pode trabalhar para melhorá-los”, diz Silvio.

Observe, por exemplo, se você costuma falar mais do que o necessário nessas horas, fazendo com que a reunião se prolongue e acabe menos centrada no que realmente importa. Observe também se, por outro lado, você se sente mais incomodado quando precisa falar para muitas pessoas ao mesmo tempo e se acaba deixando de passar informações importantes, pois se sente constrangido nessa situação.


2. Respeite o perfil do colega


A segunda dica é essencial, embora possa parecer óbvia. Introvertidos e extrovertidos precisam se respeitar. “Normalmente, quando os dois perfis têm que trabalhar em equipe, um reclama do outro, mas nenhum dos dois se esforça para fazer a coisa funcionar”, diz Silvio. A cena mais comum é ter de um lado os introvertidos que não falam e, de outro, os extrovertidos que não param de falar.”


3. Não seja prolixo


Agora, especialmente para os mais extrovertidos, a recomendação é tentar ser menos prolixo no discurso e mais profundo na argumentação. “Essas pessoas gostam tanto de sociabilizar que muitas vezes acabam perdendo o foco e, claro, a produtividade.”


4. Tenha um planejamento


Uma boa estratégia para os extrovertidos trabalharem em grupo é estruturar o que deve ser feito e qual o prazo para cada atividade. Isso ajuda a manter o papo nos trilhos.


5. Estruture o que vai falar


Para os introvertidos, a dica é estruturar as falas com antecedência. “Pense quais informações você tem que passar, qual o propósito do trabalho, de que forma você pode ajudar”, explica Silvio. 

Com tudo isso organizado mentalmente, o risco de você ficar só observando – quando poderia estar contribuindo – é menor. Isso porque, como suas ideias já estarão estruturadas, sua comunicação poderá fluir mais facilmente.










FONTE: VAGAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário