5 passos para fazer o trabalho em equipe funcionar
Algumas estratégias ajudam a aumentar produtividade e parar de perder tempo.
Imagem: vagas.com |
Trabalho em equipe
é uma necessidade para a grande maioria dos profissionais. Essa tarefa
nem sempre é tão agradável quanto deveria ser, principalmente para os
introvertidos, que costumam sofrer neste momento.
Como explica o
especialista Silvio Celestino, da Alliance Coaching, são eles que se
sentem menos à vontade para expor ideias em um grupo, mesmo que tenham
conhecimento aprofundado sobre algum tema.
Pode parecer que não,
mas trabalhar em grupo também é um desafio os extrovertidos, que podem
ter certa dificuldade para manter o foco. A seguir, confira
algumas dicas para fazer seu trabalho em equipe funcionar, seja qual for
o seu perfil comportamental.
Como fazer o trabalho em equipe dar certo?
1. Identifique seu perfil
A primeira recomendação, para todo e qualquer profissional, é investir em identificar qual seu perfil comportamental preponderante e entender em que situações você costuma se sair melhor ou pior. “Apenas sabendo quais são os seus gaps é que você pode trabalhar para melhorá-los”, diz Silvio.
Observe, por exemplo, se você costuma falar mais do que o necessário
nessas horas, fazendo com que a reunião se prolongue e acabe menos
centrada no que realmente importa. Observe também se, por outro lado,
você se sente mais incomodado quando precisa falar para muitas pessoas
ao mesmo tempo e se acaba deixando de passar informações importantes,
pois se sente constrangido nessa situação.
2. Respeite o perfil do colega
A segunda dica é essencial, embora possa parecer óbvia. Introvertidos
e extrovertidos precisam se respeitar. “Normalmente, quando os dois
perfis têm que trabalhar em equipe, um reclama do outro, mas nenhum dos
dois se esforça para fazer a coisa funcionar”, diz Silvio. A cena mais
comum é ter de um lado os introvertidos que não falam e, de outro, os
extrovertidos que não param de falar.”
3. Não seja prolixo
Agora, especialmente para os mais extrovertidos, a recomendação é
tentar ser menos prolixo no discurso e mais profundo na argumentação.
“Essas pessoas gostam tanto de sociabilizar que muitas vezes acabam
perdendo o foco e, claro, a produtividade.”
4. Tenha um planejamento
Uma boa estratégia para os extrovertidos trabalharem em grupo é
estruturar o que deve ser feito e qual o prazo para cada atividade. Isso
ajuda a manter o papo nos trilhos.
5. Estruture o que vai falar
Para os introvertidos, a dica é estruturar as falas com antecedência.
“Pense quais informações você tem que passar, qual o propósito do
trabalho, de que forma você pode ajudar”, explica Silvio.
Com tudo isso
organizado mentalmente, o risco de você ficar só observando – quando
poderia estar contribuindo – é menor. Isso porque, como suas ideias já
estarão estruturadas, sua comunicação poderá fluir mais facilmente.
FONTE: VAGAS.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário