Certo x Errado: como entrar em contato com a
empresa após a entrevista de emprego
Fonte: Universia |
Ligar para falar sobre o prazo de retorno é comum, mas é
preciso ter bom senso.
Após a
entrevista de emprego, o candidato é informado sobre um prazo para retorno do
processo, que costuma demorar, aproximadamente, uma semana. Durante esse
período, é comum que o profissional crie expectativas em torno da resposta
e fique ansioso para recebê-la o quanto antes.
O
principal problema da ansiedade, no entanto, é a pressa. Muitos candidatos acabam
entrando em contato cobrando o retorno antes mesmo do prazo estipulado.
Dependendo da forma como o profissional se porta na ligação ou e-mail pode
demonstrar interesse na vaga, mas, em outros casos, falta de preparo.
Fato é
que: como o processo de contratação é burocrático, é preciso ter paciência.
Confira como entrar em contato com a empresa após a entrevista de emprego:
CERTO
1 -
Entrar em contato se restou alguma dúvida
Por mais
que seja indicado ao candidato perguntar o que não sabe ou não entendeu durante
a entrevista, é comum que alguma dúvida acerca do processo tenha surgido após a
conversa. Nesse caso, o profissional pode entrar em contato com o recrutador
responsável e explicar a situação.
Nos processos conduzidos pela Universia
Brasil, não queremos que o candidato fique confuso em relação a algo dito
na entrevista ou ao longo do processo seletivo. É comum esquecermos alguns
pontos.
2 - Ligar
após o prazo estipulado pelo entrevistador
Após o
término da conversa, o entrevistador indicou que daria o retorno em sete dias,
mas, passaram-se dez, e ainda não entrou em contato com o profissional. Quando
isso acontece, o candidato tem total direito de ligar para entender se algo
aconteceu com o processo.
O
profissional pode estar participando de outros processos, mas dependendo da
resposta de um deles para decidir o que fará com sua carreira. É nosso dever
responder aos questionamentos e dúvidas após o período pré-determinado.
ERRADO
1 -
Telefonar no mesmo dia da entrevista
Se o
entrevistador estipulou um prazo para resposta, significa que existem processos
a seguir antes e após definir o profissional que ocupará a vaga.
Existem
candidatos que entram em contato horas após realizarem a entrevista, mesmo
tendo sido informados sobre o prazo. Isso interpretamos de forma ruim, como
falta de atenção. Sentir-se ansioso é comum nesse período, mas é preciso ter
bom senso para não se prejudicar.
2 - Ligar
mais de uma vez em um curto período de tempo
Outra
situação comum, é ligar diversas vezes e para diferentes pessoas envolvidas no
processo seletivo em um curto período de tempo.
Existem candidatos que entram
em contato com cada membro da equipe, para ver se conseguem obter a resposta.
O
candidato que age dessa forma demonstra despreparo para lidar com situações
profissionais. E, além de prejudicar-se no processo seletivo que está
participando, pode queimar-se para oportunidades futuras. É preciso mostrar
MATURIDADE.
3 - Pedir
para que outras pessoas entrem em contato
Sem
estarem satisfeitos com o retorno, há candidatos que pedem para parentes
entrarem em contato. Talvez pensam que a resposta pode vir diferente.
O
profissional, para conquistar a posição desejada, precisa mostrar proatividade
e independência ao longo do processo seletivo – e esse tipo de atitude,
definitivamente, não é bem interpretada por recrutadores.
Fonte: Universia
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