quinta-feira, 20 de setembro de 2018

100 executivos revelam as oito atitudes de quem passa na entrevista



IMAGEM: Admirável Emprego Novo 
O que o executivo ou o CEO quer escutar de um candidato? Há muitas variáveis, porque há a visão do RH, a do gestor, a do aprovado, a de Coach, e assim por diante. 

Por isso, Fábio entrevistou 100 executivos do país para entender os diferenciais de quem passa na entrevista.


1. Não existe certo ou errado


Não adianta achar que existe uma resposta ou um padrão totalmente esperado para entrevistas ou até mesmo para currículos. Algumas regras para currículo não são aplicadas por todas as empresas. É por isso que não é uma boa prática enviar exatamente o mesmo currículo para todas as vagas


2. Crie sua rede de relacionamento (network)


Uma rede de contatos não serve apenas para procurar emprego ou pedir indicações para as vagas. Há muito potencial de novas oportunidades quando se faz um bom networking. E no vídeo, Fábio dá um ótimo exemplo de como conseguiu tomar um café com o CEO da Coca-Cola.


3. Processo seletivo exige preparação


Se para passar no vestibular ou em concursos públicos é necessário se preparar muito, por que a mesma disciplina não acontece com processos seletivos?

Existe uma diferença enorme o candidato que se prepara e o que simplesmente aparece na seleção. Quem passa na entrevista é quem consegue mostrar todas as suas qualidades e, para isso, precisa saber como contar o melhor da sua história.


4. Coaching não é o mesmo que se preparar para o processo seletivo


No processo de coaching, é comum o uso de ferramentas para descobrir um novo rumo de carreira ou como desenvolver-se para assumir novos desafios. É como alinhar a rota ou decidir um destino após atividades de reflexão e autoconhecimento.

A preparação que é feita através da plataforma Meu Entrevistador é feita para quem já sabe onde quer atuar. São duas atuações complementares.


5. Evitar clichês


Além de evitar respostas óbvias para perguntas óbvias, como dizer que seu maior defeito é o perfeccionismo, há outras maneiras de fugir do comum e impressionar. Fábio menciona uma experiência interessante vivida por um dos diretores da Ambev.


6. Apresentação pessoal


Você é a sua marca. Já se perguntou como ela é vista pelos outros ou pelo mercado?
É legal pedir a opinião de pessoas em quem confia e que possam trazer críticas construtivas sobre seu currículo e perfil no Linkedin. Não esqueça de que suas redes sociais também podem ser vistas por possíveis gestores ou recrutadores.


7. Pesquisar sobre a empresa


Os executivos mencionam que há muitos candidatos fazendo o mínimo achando que sabem muito sobre a empresa. Só entrar no site não basta!
O site é como a empresa se posiciona no mercado, mas há muitas informações além disso. Fábio comenta no vídeo algumas estratégias que funcionam e que fazem o recrutador tentar convencer o candidato a aceitar a vaga.


8. Assumir a culpa e ser proativo


A crise e as taxas de desemprego estão aí há um bom tempo e ainda assim tem muita gente sendo contratada e promovida. Assumir a culpa é parar pra pensar no que está dando errado para você e mudar a estratégia.


Além disso, ser proativo é uma necessidade de mercado em qualquer área, então você já vai treinando essa competência para quando for contratado.










FONTE: Admirável Emprego Novo 

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