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O que o executivo ou o CEO quer escutar de um candidato?
Há muitas variáveis, porque há a visão do RH, a do gestor, a do
aprovado, a de Coach, e assim por diante.
Por isso, Fábio entrevistou
100 executivos do país para entender os diferenciais de quem passa na
entrevista.
1. Não existe certo ou errado
Não adianta achar que existe uma resposta ou um padrão totalmente
esperado para entrevistas ou até mesmo para currículos. Algumas regras
para currículo não são aplicadas por todas as empresas. É por isso que
não é uma boa prática enviar exatamente o mesmo currículo para todas as
vagas
2. Crie sua rede de relacionamento (network)
Uma rede de contatos não serve apenas para procurar emprego ou pedir indicações para as vagas. Há muito potencial de novas oportunidades quando se faz um bom networking. E no vídeo, Fábio dá um ótimo exemplo de como conseguiu tomar um café com o CEO da Coca-Cola.
3. Processo seletivo exige preparação
Se para passar no vestibular ou em concursos públicos é necessário se
preparar muito, por que a mesma disciplina não acontece com processos
seletivos?
Existe uma diferença enorme o candidato que se prepara e o que simplesmente aparece na seleção. Quem passa na entrevista é quem consegue mostrar todas as suas qualidades e, para isso, precisa saber como contar o melhor da sua história.
4. Coaching não é o mesmo que se preparar para o processo seletivo
No processo de coaching, é comum o uso de ferramentas para descobrir
um novo rumo de carreira ou como desenvolver-se para assumir novos
desafios. É como alinhar a rota ou decidir um destino após atividades de
reflexão e autoconhecimento.
A preparação que é feita através da plataforma Meu Entrevistador é
feita para quem já sabe onde quer atuar. São duas atuações
complementares.
5. Evitar clichês
Além de evitar respostas óbvias para perguntas óbvias,
como dizer que seu maior defeito é o perfeccionismo, há outras maneiras
de fugir do comum e impressionar. Fábio menciona uma experiência
interessante vivida por um dos diretores da Ambev.
6. Apresentação pessoal
Você é a sua marca. Já se perguntou como ela é vista pelos outros ou pelo mercado?
É legal pedir a opinião de pessoas em quem confia e que possam trazer
críticas construtivas sobre seu currículo e perfil no Linkedin. Não
esqueça de que suas redes sociais também podem ser vistas por possíveis gestores ou recrutadores.
7. Pesquisar sobre a empresa
Os executivos mencionam que há muitos candidatos fazendo o mínimo
achando que sabem muito sobre a empresa. Só entrar no site não basta!
O site é como a empresa se posiciona no mercado, mas há muitas
informações além disso. Fábio comenta no vídeo algumas estratégias que
funcionam e que fazem o recrutador tentar convencer o candidato a
aceitar a vaga.
8. Assumir a culpa e ser proativo
A crise e as taxas de desemprego estão aí há um bom tempo e ainda
assim tem muita gente sendo contratada e promovida. Assumir a culpa é
parar pra pensar no que está dando errado para você e mudar a estratégia.
Além disso, ser proativo é uma necessidade de mercado em qualquer
área, então você já vai treinando essa competência para quando for
contratado.
FONTE: Admirável Emprego Novo
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