terça-feira, 4 de setembro de 2018

4 estratégias para organizar sua busca de emprego



IMAGEM: VAGAS.COM

Veja como gerenciar contatos e atividades para não perder oportunidades.


Organizar a busca de emprego nem sempre é uma missão simples. Você precisa ter controle sobre vagas abertas, candidaturas, entrevistas, contatos e eventos de networking. Um trabalho e tanto. 

Para ajudar, aqui vai uma lista de estratégias para manter essa organização em dia. A ideia é que você escolha uma ou duas e passe a praticar todo dia.


Como organizar sua busca de emprego



1 – Crie uma planilha


Essa é uma forma tradicional e eficiente de manter suas candidaturas sob controle. Na planilha, é importante incluir colunas como:

  • Nome da empresa

  • Contato na empresa (pessoa a quem você encaminhou a candidatura)

  • Dados do contato (email, telefone, o que você tiver)

  • Data de candidatura

  • Resumo (o que você enviou, como currículo, carta de apresentação, recomendações e portfolio, se houver)

  • Entrevista (data, se houver)

  • Follow-up (se você agradeceu a oportunidade, se foi por email e em que data)

  • Status (se você já teve retorno, se o processo já foi concluído etc)

Se achar interessante, você pode incluir outros dados como pessoas que conhece na empresa. 

A planilha pode ser feita no Excel mesmo ou no Google Sheets. Se preferir caneta e papel, fique à vontade também.


2 – Use um site de busca de emprego


Um site como o VAGAS.com.br pode cuidar dessa organização para você. Ao fazer o login, você logo visualiza sua página de serviços, seu histórico, alerta de vagas e agendamentos.

Se você usar outros sites de busca de emprego além do VAGAS.com.br, pode ser interessante utilizar um serviço do tipo Jibberjobber.com (em inglês), que reúne todas as suas atividades de busca, inclusive seus contatos, para facilitar sua vida.


3 – Use um app de busca de emprego


Se você costuma ficar mais no smartphone do que no computador, pode usar a versão de aplicativo tanto do VAGAS.com.br quanto de um site de gerenciamento como o JibberJobber. A dica também vale para a planilha que você pode abrir pelo celular e atualizar na nuvem.


4 – Selecione as vagas de seu interesse


Outra estratégia eficiente para focar seus esforços é selecionar e se candidatar apenas a vagas que de fato interessam a você. Também é indispensável que você cumpra os requisitos para ocupar a posição.

Como afirma a Alison Doyle, especialista em busca de emprego do The Balance Careers, a ideia geral de criar essa organização é reduzir o estresse durante a busca de emprego. 

E ela faz um alerta: cuidado para não exagerar e baixar vários sites de gerenciamento de busca ou criar planilhas muito complexas. 

Isso só vai fazer com que você perca ainda mais tempo para alimentar os dados. Seja prático, ok?




E boa sorte na busca!










FONTE: VAGAS.COM

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