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Veja como gerenciar contatos e atividades para não perder oportunidades.
Organizar
a busca de emprego nem sempre é uma missão simples. Você precisa ter
controle sobre vagas abertas, candidaturas, entrevistas, contatos e
eventos de networking. Um trabalho e tanto.
Para ajudar, aqui vai uma
lista de estratégias para manter essa organização em dia. A ideia é que
você escolha uma ou duas e passe a praticar todo dia.
Como organizar sua busca de emprego
1 – Crie uma planilha
Essa é uma forma tradicional e
eficiente de manter suas candidaturas sob controle. Na planilha, é
importante incluir colunas como:
- Nome da empresa
- Contato na empresa (pessoa a quem você encaminhou a candidatura)
- Dados do contato (email, telefone, o que você tiver)
- Data de candidatura
- Resumo (o que você enviou, como currículo, carta de apresentação, recomendações e portfolio, se houver)
- Entrevista (data, se houver)
- Follow-up (se você agradeceu a oportunidade, se foi por email e em que data)
- Status (se você já teve retorno, se o processo já foi concluído etc)
Se achar interessante, você pode
incluir outros dados como pessoas que conhece na empresa.
A planilha
pode ser feita no Excel mesmo ou no Google Sheets. Se preferir caneta e
papel, fique à vontade também.
2 – Use um site de busca de emprego
Um site como o VAGAS.com.br
pode cuidar dessa organização para você. Ao fazer o login, você logo
visualiza sua página de serviços, seu histórico, alerta de vagas e
agendamentos.
Se você usar outros sites de busca de emprego além do VAGAS.com.br, pode ser interessante utilizar um serviço do tipo Jibberjobber.com (em inglês), que reúne todas as suas atividades de busca, inclusive seus contatos, para facilitar sua vida.
3 – Use um app de busca de emprego
Se você costuma ficar mais no
smartphone do que no computador, pode usar a versão de aplicativo tanto
do VAGAS.com.br quanto de um site de gerenciamento como o JibberJobber. A
dica também vale para a planilha que você pode abrir pelo celular e
atualizar na nuvem.
4 – Selecione as vagas de seu interesse
Outra estratégia eficiente para focar
seus esforços é selecionar e se candidatar apenas a vagas que de fato
interessam a você. Também é indispensável que você cumpra os requisitos para ocupar a posição.
Como afirma a Alison Doyle,
especialista em busca de emprego do The Balance Careers, a ideia geral
de criar essa organização é reduzir o estresse durante a busca de
emprego.
E ela faz um alerta: cuidado para não exagerar e baixar vários
sites de gerenciamento de busca ou criar planilhas muito complexas.
Isso
só vai fazer com que você perca ainda mais tempo para alimentar os
dados. Seja prático, ok?
E boa sorte na busca!
FONTE: VAGAS.COM
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