IMAGEM: VAGAS.COM |
Entenda o que significa quando esse requisito aparece no anúncio de vaga.
Capacidade de adaptação a mudanças
é uma das competências mais valorizadas atualmente. Quando uma empresa
descreve esse item como requisito para preencher uma vaga, significa,
primeiramente, que ela procura alguém capaz de manter a qualidade dos
resultados mesmo diante de situações adversas.
Segundo Leonardo Berto, gerente de negócios da Robert Half, a capacidade de adaptação está entre as cinco competências e habilidades
mais procuradas pelos empregadores.
Na mesma lista estão proatividade,
senso de dono, multitarefa e mão na massa. “É também uma das mais
difíceis de serem encontradas em candidatos, de acordo com dados da 5ª
edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH)”, diz ele.
A importância dessa competência é reforçada pelo atual momento
econômico do Brasil e também pela transformação digital que abrange
todos os negócios no mundo todo. Dados
da 5ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), inclusive,
mostraram que 46% dos empregadores afirmam que a transformação digital
provocou a rotatividade dos seus profissionais que não se atualizaram e
não acompanharam a digitalização dos negócios.
Quem é o profissional com capacidade de adaptação a mudanças
Na prática, a pessoa com essa competência tem estas características:
- mantém o controle emocional e a qualidade dos resultados mesmo diante de situações de pressão;
- é flexível para avaliar novas possibilidades antes de se recusar a fazer parte de uma ação;
- não desanima diante da mudança de rumo de um projeto;
- evolui com os erros ao invés de se sentir paralisado por eles;
- sabe trabalhar e conviver com profissionais de gerações diferentes na mesma empresa ou equipe;
- tem força de vontade para aprender e se atualizar constantemente, principalmente devido à transformação digital cada vez mais presente em nossas vidas.
Competência pode ser desenvolvida
De acordo com Leonardo, a capacidade
de adaptação a mudanças, como grande parte das competências
comportamentais, pode ser desenvolvida ou aprimorada, desde que a pessoa
esteja empenhada na missão. “O primeiro passo é identificar qual
capacidade ela quer ou precisa aprimorar”, afirma.
Para isso, o profissional pode pedir
ajuda ao seu gestor e à equipe com a qual trabalha. “A ideia é que, como
uma visão externa, essas pessoas apontem características que talvez
você não tenha se atentado”, explica. Procurar a ajuda de um coaching ou
mentor também pode ser uma boa opção.
“Eles ajudarão a organizar melhor
as ideias e traçar o melhor caminho para alcançar o objetivo.”
FONTE: VAGAS.COM
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