IMAGEM: VAGAS.COM |
Entenda o que é essa competência e como você pode desenvolvê-la.
Um profissional com proatividade
– ou profissional proativo – é aquele que toma a iniciativa para evitar
ou resolver problemas. É o que pensa por conta própria e consegue tomar
pequenas decisões do dia a dia que podem ter um bom impacto sobre os
resultados de sua área ou de sua empresa como um todo.
Essa competência é extremamente valorizada no mercado de trabalho e por isso aparece como requisito para preencher inúmeros anúncios de vagas.
Quer uma boa notícia? Você pode desenvolvê-la.
Como desenvolver proatividade
A coach Elisangela Lima acredita que todo possa se tornar mais proativo. Para isso, ela faz estas recomendações:
- Tenha clareza dos seus objetivos para guiar suas decisões;
- Saiba qual seu papel na empresa – o que você deve entregar, o que esperam de você;
- Conheça o escopo do seu trabalho e quais as evidências de sucesso no seu papel;
- Conheça os seus limites e saiba com clareza até onde você pode ir;
- Não pare de buscar novas ideias e soluções;
- Coloque ação na sua rotina (ou a proatividade não vai sair do plano das ideias).
Mostre que você é proativo no processo seletivo
A forma mais clara de demonstrar essa
competência em uma entrevista, por exemplo, é citar situações em que
você tomou determinadas ações no cargo em que ocupava.
“Com exemplos
práticos o entrevistador pode avaliar se o profissional tem essa
competência ou não”, afirma a coach. Essa dica vale especialmente se
você estiver passando por uma entrevista por competências.
Outra forma de mostrar que você é proativo é aproveitar o momento para fazer perguntas ao recrutador – na hora certa e no tom adequado, é claro.
FONTE: VAGAS.COM
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