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A felicidade ao receber uma ligação marcando a entrevista de
emprego dá lugar a uma ansiedade sem fim. Afinal, são poucos minutos
para demonstrar o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar
a oportunidade, não é? Pensando nisso, confira essa seleção de 15 dicas
para mandar bem.
Entre conselhos de especialistas, consultados pela Exame e pelo Na Prática, e sugestões baseadas no que diz a ciência, confira o que aumenta suas chances de ser escolhido.
Dicas para mandar bem na entrevista de emprego
1. Preparação começa com o currículo
Para se sair bem
em uma entrevista, a preparação, de acordo com os especialistas, começa
ao escrever o currículo. O documento serve como fio condutor dos
principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador.
“A primeira providência é estruturar o currículo. Ao escrevê-lo
reflita sobre tudo o que aconteceu na sua trajetória quais foram os
significados para a sua vida profissional”, diz Axel Werner, da
Kienbaum.
Atente às entregas feitas em cada um dos lugares pelos quais passou.
“O currículo deve falar dos resultados que o profissional obteve não só
dos conhecimentos e atividades exercidas”, diz César Kaghofer,
representante da Dale Carnegie.
2. Sentir-se confiante faz diferença
Segundo descobertas da ciência, quem se sente confiante em uma
entrevista de emprego costuma ter melhor desempenho. Destaca a revista Time sobre o assunto:
“Preparar os participantes com sentimentos de poder melhora os resultados da entrevista profissional… Em ambos os estudos, os juízes inconscientes preferiram, com resultados significativos, os candidatos que se sentiam poderosos.”
3. Primeiras impressões importam (e muito)
“A primeira impressão é a que fica” não é um ditado sem fundamento.
Pelo contrário, a ciência comprovou esse fato em diversos estudos. A
Time vai mais longe e afirma que alguns estudiosos consideram esse o
ponto mais importante das entrevistas.
“Otimize as primeiras impressões desde o início, enquadrando a
conversa com algumas frases bem ensaiadas sobre como você quer ser
percebido. Isso vai acabar sendo a estrutura com que a outra pessoa
forma suas memórias sobre você.”
4. Beneficie-se dos poderes da linguahem corporal
Você já ouviu falar de power posing? Basicamente, a
especialista Amy Cuddy descobriu que ter uma postura confiante aumenta
as chances de sucesso em qualquer situação social.
No entanto, sua maior descoberta é que essa “pose” pode ser “fingida”
por quem não está, na realidade, se sentindo super seguro. Veja como, aqui! E confira as outras dicas com base na linguagem corporal para mandar bem na entrevista de emprego.
5. “Imite” o estilo do entrevistador
Essa dica para mandar bem na entrevista pode parecer estranha, mas tem fundamento. A ciência já linkou, diversas vezes, que a similaridade tem papel forte no quanto “agradamos” alguém. Não é diferente nos processos seletivos.
Isso não é o mesmo que mentir ou mudar sua personalidade. Há um tempo, Felipe Brunieri, na consultoria Talenses, deu a dica ao Na Prática:
“Cada recrutador tem uma personalidade diferente: alguns são mais
sisudos e formais, enquanto outros preferem uma abordagem mais coloquial
e descontraída. Identificar rapidamente esse estilo, e se adaptar a
ele, conta muitos pontos ao seu favor.!
6. Divida a carreira em etapas para estruturar a conversa com o recrutador
De acordo com Werner, é importante dividir a sua carreira em etapas.
“Estruture a parte da carreira onde teve aprendizado, em seguida veja
onde começa a etapa de utilização das ferramentas aprendidas, que é
seguida pela fase de desenvolvimento das ferramentas de liderança e por
fim pela etapa de aplicação das habilidades de liderança”, recomenda.
Reflita sobre as suas atividades exercidas. Em cada uma das fases da
sua carreira, esteja pronto para relacionar com os eventos
transcorridos.
7. Pesquise informações sobre a empresa e o cargo
“De uma forma geral, os executivos não se preparam para as
entrevistas de emprego”, diz a coach Mariella Gallo. Saber o que se
espera do profissional que ocupe aquela posição é essencial para ter “
ponta da língua” a razão pela qual você pode ser a pessoa certa para o
cargo. Nesse ponto vale desde conversar com pessoas que já trabalhem na
empresa, como até visitar o local e se apresentar como candidato,
segundo Kaghofer.
A especialista em gestão de recursos humanos, Claudia Bitencourt,
lembra que tudo isso é importante para você saber responder porque quer
mesmo trabalhar lá. “Quanto mais informação o profissional puder ter
melhor porque é um processo de escolha mútua”, diz.
8. Estude as perguntas mais comuns
Algumas questões estarão presentes em todas as seleções. Por isso, a
dica para mandar bem na entrevista de emprego é estudá-las com
antecedência e dedicação. Imagine-se respondendo perguntas como:
- Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Do que você mais se orgulha? / Quais são suas maiores conquistas?
- Onde quer estar em 5 anos?
9. Esteja preparado para responder as mais difíceis
Não dá para prever as perguntas mais originais que o recrutador fará.
Mas, tendo pesquisado sobre a companhia e sua cultura, você pode tentar
se preparar para responder algo que pode surgir.
Por exemplo, se autonomia é um foco da organização, pense em como
explicaria como você saber lidar bem com esse valor durante o dia a dia.
E assim por diante. Confira essa lista de perguntas mais difíceis para se inspirar!
10. Foque em resolver o “problema” do recrutador
É claro que o seu objetivo é conquistar a oportunidade profissional,
mas demonstre, durante a conversa, estar atento às necessidades da
empresa. “O foco da conversa deve ser em resolver o problema do
empregador. O que a empresa está precisando?”, recomenda o representante
da Dale Carnegie.
Por isso que as informações colhidas antes da entrevista são tão
importantes. São elas que darão o embasamento necessário para você
mostrar que o seu perfil é indicado.
11. Prove competências a partir de ações e resultados
Ao fazer a breve apresentação da sua carreira, geralmente algo que
acontece logo no início da conversa com o recrutador, enriqueça as
informações do currículo falando sobre as ações e resultados.
“É interessante listar projetos importantes que ele realizou dando
exemplos, mostrando números, atos e ações”, diz Mariella. Seja
específico sobre o grau de responsabilidade em cada uma das funções,
diga quantas pessoas eram lideradas por você, por exemplo. Indique a
quem você se reportava. Não deixe estes detalhes escaparem.
12. Utilize o método STAR para contar sobre sua trajetória
A terceira dica para mandar bem na entrevista de emprego é usar o
STAR, método de estruturação que ajuda na hora de contar sua história e
conquistas. STAR é um acrônimo para Situação, Tarefa, Ações e Resultado.
Basicamente, é só seguir essa ordem ao narrar seus feitos. Assim,
garante que nenhum ponto importante ficará de fora. Se quiser saber mais
sobre a técnica, confira a matéria dedicada ao assunto.
13. Fale sobre o seu desenvolvimento profissional
Além dos valores que você gerou nas empresas em que trabalhou,
lembre-se também de abordar o aprendizado para o desenvolvimento
profissional.
Mesmo fora da fase de aprendizado, propriamente dita (faculdade,
estágio, pós-graduação), o desenvolvimento deve ser mantido. “É trazer
uma nova perspectiva e mostrar que a sua carreira é pautada em
desafios”, lembra Werner.
Promoções, novos projetos e equipes ensinaram o quê? Quais as
novidades em cada etapa da carreira merecem destaque, na sua
opinião? Claudia lembra que o autoconhecimento é a regra de ouro. “Uma
pessoa que não se conheça não tem ideia clara do potencial das suas
realizações”, diz.
14. Atente à comunicação, treine antes se for preciso
Sem esta competência, você não conseguirá fazer absolutamente nada do
que os especialistas recomendam nos itens anteriores. “As pessoas
falham muito na comunicação”, diz Kaghofer. Não se esqueça de que a prática é a mãe da excelência. Treine, pratique, desenvolva esta habilidade.
15. Faça perguntas relevantes
Por fim, para mandar bem na entrevista de emprego, pergunte coisas
relevantes. A maior parte das entrevistas, em algum momento, o
recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma questão. Esse
comportamento não é em vão ou apenas um gesto educado do entrevistador.
Na realidade, o candidato pode realmente utilizar a oportunidade para
tirar uma dúvida.
Porém, se aqui, o candidato mostra interesse e conhecimento com uma
pergunta bem construída, pode se destacar da competição. Tente algo como
“como você caracterizaria a cultura da empresa?” Ou, se precisar de
mais inspiração, confira as duas matérias do Na Prática sobre o assunto.
Com informações de artigo originalmente publicado em EXAME.com
FONTE: EXAME
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