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Sabe aquela história de que todo mundo está a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra em uma rede de networking que envolve o mundo inteiro? A teoria surgiu em um estudo de psicologia de 1967, chamado The small world problem (ou “O problema do mundo pequeno”, em tradução livre), e desde então já inspirou até peças de teatro e comédias no cinema.
A crença é que são necessários, no máximo, seis laços de amizade ou conexão
para que duas pessoas quaisquer no mundo estejam ligadas, sejam elas o
presidente Barack Obama ou um artista de rua anônimo em São Paulo.
Se o número exato é esse ou não, pouco
importa! O que importa para você é que uma rede de contatos rica e bem
alimentada pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional.
Neste outro texto, explicamos melhor como participar de redes e
comunidades pode trazer benefícios para a sua carreira.
Por meio da convivência e do apoio de pessoas com
propósitos e objetivos similares, é possível melhorar projetos, fazer
contatos e criar coisas totalmente novas. Assim, é importante saber
dominar e desenvolver o poder do bom networking.
O que é networking?
Network é um termo que vem do
inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de
relacionamentos ou rede de contatos. Trata-se de uma rede de pessoas
que trocam informações e conhecimentos entre si, e que
pode ser muito mais poderosa do que você pensa. Já tentou ver qual seria
a sua conexão, por exemplo, com o CEO de alguma empresa?
Entre no LinkedIn e faça esse teste… Você pode se surpreender!
Em um mundo em que o seu currículo
ou sua opinião chegam ao outro lado do mundo com apenas um clique,
também é importante saber se relacionar da maneira certa. E isso
significa ir além das pessoas conhecidas ou mais próximas.
Cada conversa é uma oportunidade para expandir a sua rede
de relacionamentos. Mas não espere que as oportunidades apareçam,
crie-as. Participe de eventos, meet ups, fóruns de discussão e demais situações que proporcionam a interação com novas pessoas.
Ainda assim, tome cuidado, porque
quantidade não significa qualidade! Não é porque você tem mais de cinco
mil amigos em suas redes sociais que você está com fazendo um networking apropriado.
Contatos sem relacionamento
são apenas isso: contatos. Sendo assim, não significa muita coisa ter o
e-mail do presidente de uma grande companhia se ele sequer vai ler sua
mensagem quando recebê-la.
Como fazer networking da melhor forma
Por mais potente que essa rede possa ser, pouca gente sabe
como trabalhá-la da melhor forma possível. Imagine que você participará
de um evento de relacionamento em breve. Como se preparar? Basta levar
um bolo de cartões para distribuir por lá, certo? Não é bem assim…
O verdadeiro networking está baseado em relações de troca, onde você não pode pensar apenas no benefícios que ganha, mas também no que tem a oferecer.
Para entender como fazer um bom networking, confira dicas no vídeo realizado pelo Na Prática em parceria com a EXAME.com:
Um networking eficaz não envolve apenas falar,
mas também ouvir. Por isso, você não precisa ser um grande tagarela
para conquistar o outro, basta fazer as perguntas certas e demonstrar
interesse genuíno nas respostas.
Ativando seus contatos
Ao final dos eventos de networking, também não esqueça de ativar os seus contatos. Essa é uma das dicas que você pode conferir nesse outro artigo: ative os seus contatos! Isso quer dizer falar com a pessoa novamente após a ocasião em que se conheceram.
Durante o evento, você estará em contato com muitas
pessoas em pouco tempo, podendo não se lembrar de algumas. É comum no
dia seguinte você ter o cartão de alguém e não se lembrar quem é. O
mesmo vale para seus contatos; nem todos possuem grande memória.
Não adianta se apresentar, conhecer novas pessoas e trocar
cartão sem que depois seja aberto um diálogo fora do evento. Separe os
contatos que você acha interessante e envie um e-mail ou adicione em
alguma rede social.
Não foque em quantidade e sim em relevância. Apenas um bom contato feito no evento e ativado posteriormente pode ajudar muito seu negócio e carreira.
Deixe sua rede sempre informada
Adriana Lynch,
que pertence à rede Líderes Estudar de jovens de alto impacto, se mudou
para os EUA e criou por lá sua própria empresa de marketing. Uma das
coisas mais importantes que precisa fazer é arregaçar as mangas para
encontrar novos clientes e oportunidades, o que a tornou expert em networking ativo.
“Tenho relacionamentos próximos com quem já trabalhei, especialmente
meus chefes”, disse ela. “Continue atualizando as pessoas com quem você
trabalhou bem e que reconhecem seu trabalho – elas vão te buscar.”
Para encontrar novos trabalhos, ela usa bastante o LinkedIn de uma
maneira estruturada. Quando viu uma empresa que a interessava e onde
achava que tinha espaço para seus serviços, por exemplo, seguiu a página
por alguns meses e aprendeu mais sobre ela.
Em seguida, “me aproximei falando do trabalho fenomenal que estavam
fazendo, perguntando como poderia ajudar.” Deu certo: a empresa se
impressionou com o conhecimento e gostou da abordagem e do portfólio que Adriana trazia. “Já dei muito conselho de graça – digamos que é uma amostra do produto”, explicou.
“Não se trata de fazer um network massivo, mas de qualidade. Dedique tempo para construir relacionamentos, porque ninguém vai comprar um projeto baseado em um cartão que pegou no evento.”
Estratégias de networking para crescer na carreira
Dorie Clark foi repórter, porta-voz de uma campanha presidencial,
diretora executiva de uma ONG e professora de instituições como Harvard
Business School e Wharton School of Business, além de ter escrito dois
best-sellers sobre negócios.
Com tantas guinadas na carreira, ela, que hoje é consultora de
estratégias de marketing e professora da Duke University, precisou
desenvolver alguns estratagemas para manter seus conhecidos sempre a par
do que está fazendo.
Seu segredo para uma carreira de sucesso é justamente esse: manter os outros constantemente atualizados, sem assumir que eles sabem onde ela está.
“Temos que garantir que os outros estejam conscientes do que estamos fazendo e para onde estamos indo para que possam nos conectar com as oportunidades certas”, escreveu.
A boa notícia é que as estratégias que ela traçou são simples de entender – e de seguir. Confira!
#1 Tenha uma resposta pronta (e boa) para a pergunta: “O que você está fazendo atualmente?”
Se alguém perguntar o que você anda fazendo, não dê respostas vagas. É
melhor ter uma anedota pronta sobre seu trabalho atual para que a
pessoa entenda o que é exatamente e como sua carreira avançou.
#2 Tenha um companheiro de networking
Identifique um colega parecido com você e sejam “colegas de networking“.
O que isso significa? Já que muitos se sentem envergonhados com
autopromoção, a outra pessoa a fará por você e vice-versa. “Isso tira a
pressão de você, mas assegura que outros ouvirão sobre suas conquistas”,
escreve Clark.
#3 Crie conteúdo
Não é qualquer conteúdo, mas aquele relacionado ao seu campo de
trabalho atual. Pouco a pouco, conforme você compartilha suas ideias
publicamente (no LinkedIn, por exemplo), as pessoas poderão entender
sozinhas quão bem você domina o assunto e aumentar o respeito pelo seu
trabalho.
5 dicas para manter seu networking aquecido
- Trocar contatos durante eventos em que comparecer (o famoso cartão de visitas ainda é importante).
- Divulgar seus projetos e ideias nas redes sociais.
- Aproximar pessoas com mesmos interesses (um simples e-mail com destinatários copiados pode ser útil).
- Curtir e comentar posts de pessoas não tão próximas (isso as lembrará que você tem interesse nos projetos delas).
- Manter seus perfis atualizados nas redes sociais.
Amplie seu networking
- Diga sim aos convites, mesmo que você não saiba exatamente como irá aproveitar o evento. Seja uma palestra, reunião ou simples conversa no happy hour.
- Se você quer algo, comunique, divulgue a todos que você conhece e encontre. Fale sobre seus planos com entusiasmo e peça por feedbacks.
- Esteja presente e com frequência. Não seja o tipo de pessoa que só aparece quando precisa de alguma coisa. Seja alguém que as pessoas vão lembrar quando surgirem oportunidades.
- Respeite os seus concorrentes. Não fale mal deles (eles são grandes observadores) e lembre-se: esse mundo dá voltas – você pode precisar de um deles em breve.
- Anote os contatos de pessoas que conhecer e procure se comunicar com elas com certa frequência (não apenas quando precisar).
- Abasteça suas redes sociais (principalmente Facebook e LinkedIn). Os que apenas observam raramente são lembrados.
Você é tímido ou introvertido? Saiba o que fazer na hora do networking!
- Selecione bem com quem quer conversar para evitar desgastes.
- Peça que intermediários lhe apresentem ao contato, pois isso alivia a pressão.
- Faça contatos iniciais online.
- Chegue mais cedo: quando não há tanta gente ainda, é menos intimidante abordar alguém!
- Pense nas perguntas certas para cada pessoa que você quer conhecer antes da hora – assim, você não precisa gastar tempo falando de amenidades.
FONTE: EXAME
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