terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Networking: segredo da eficiência é mesclar



IMAGEM: VAGAS.COM

Rede contatos funciona melhor quando você não fica preso às mesmas pessoas e aos mesmos assuntos.


Networking é uma rede de relacionamentos que você cria e alimenta durante sua vida profissional. Essa rede é formada por pessoas que podem ajudar seu desenvolvimento de alguma forma – porque conhecem bem sua área de atuação, porque podem dar bons conselhos, porque têm bons contatos, porque podem indicar seu nome para outras pessoas. E, da mesma forma que seus contatos podem ajudar você a crescer profissionalmente, eles esperam que você faça o mesmo por eles.

Fazer networking é indispensável para garantir sua “empregabilidade”. A grande questão é que muitas vezes não sabemos como fazer isso de uma forma eficiente, que não seja forçada e nem inconveniente. É seu caso? Confira 4 dicas simples para deixar seu networking mais eficiente.


Como fazer um networking mais eficiente


1. Misture online e off-line


Encontros presenciais produzem conexões mais profundas, mas redes sociais são ágeis e permitem que você acesse várias pessoas em tempo tempo, independentemente de onde elas estejam. Chamadas de voz ou vídeo são um bom meio termo. Mais pessoais do que uma mensagem de texto e mais práticas do que o presencial. A dica, então, é mesclar online com off-line, sempre levando em conta a preferência e a disponibilidade da pessoa com quem você quer fazer contato.


2. Vá a eventos variados


Um almoço reservado apenas com um contato faz com que vocês tenham possibilidade de conversar de forma mais aprofundada sobre alguns assuntos. Por outro lado, uma conferências, por exemplo, permitem diversas interações – novas ou antigas – e são excelentes para encontrar uma pessoa específica pela primeira vez. A dica? Novamente, mesclar os dois tipos, focando principalmente na sua necessidade atual. Você precisa – agora – fazer mais contatos ou aprofundar os contatos que já fez?


3. Não seja repetitivo


Quando fizer contato com alguém, da forma que for, você precisa ter algo a dizer. Se o assunto for sempre você mesmo ou sua busca de emprego, você corre o risco de aborrecer as pessoas. Você até pode fazer isso, se houver espaço. O melhor é se focar na outra pessoa e demonstrando interesse (verdadeiro) por ela.


Um contato generoso e descomprometido pode incluir:

  • Um agradecimento. Você pode dizer “obrigado”, por exemplo, pelos insights que a apresentação daquela pessoa proporcionou;

  • Parabéns pela apresentação, pelo projeto, pelos resultados;

  • Um feedback. A pessoa sugeriu que você fizesse alguma coisa? Indicou seu nome para uma vaga? Diga a ela como essa história continuou.

  • Uma novidade. Você pode compartilhar uma reportagem que tenha lido sobre a área de atuação da pessoa. Algo realmente interessante que possa ajudá-la em alguma coisa.

  • Oferecer um contato. Por exemplo, dizer que a palestra dele pode ser ótima para um determinado grupo e que você conhece o organizador.

Alternando esses assuntos, você não precisa ser repetitivo toda vez que se aproximar de alguém.


4. Crie uma rede variada


Conheça pessoas de várias áreas e vários níveis – júnior, pleno e sênior. Com isso, você não fica preso a uma rotina, com as mesmas pessoas, os mesmos assuntos, mesmos tipos de eventos, mesmos locais etc.












FONTE: VAGAS.COM

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