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Veja como é possível aumentar sua visibilidade profissional e construir uma boa reputação.
O marketing pessoal tem muitos paralelos com uma marca top of mind.
Afinal, uma das razões que fazem algumas marcas serem tão lembradas é
que elas parecem estar em todo lugar. “Visibilidade é parte do que torna
as marcas mais memoráveis”, afirma Joseph Liu, especialista em
transição de carreira e marketing pessoal.
“Da mesma forma, construir
uma marca pessoal forte envolve aumentar sua própria visibilidade na
empresa, no seu segmento de atuação e entre seus contatos”, diz ele.
Aumentar a visibilidade profissional, no entanto, não significa
investir em autopromoção e se tornar uma pessoa inconveniente. Essa
estratégia, aliás, raramente dá bons resultados. Confira 5 formas
simples de fazer isso sem perder credibilidade. As dicas são do próprio
Joseph Liu.
Como melhorar seu marketing pessoal e aumentar sua visibilidade
1. Publique seus artigos
Criar um blog, compartilhar artigos no Medium.com, por exemplo, ou
fazer seus próprios vídeos é uma boa forma de ganhar visibilidade e se
tornar referência em determinado assunto. É um trabalho intenso, mas
pode gerar bons resultados. Para saber que assuntos abordar, considere
as perguntas que frequentemente as pessoas fazem a você. Essas perguntas
dão uma dica de como as pessoas veem suas competências, habilidades e conhecimentos.
Se não tiver tempo para alimentar um canal próprio, existe a
possibilidade de você contribuir com alguma publicação esporadicamente. A
maioria aceita contribuições de especialistas.
2. Compartilhe seu conhecimento com colegas
Para criar uma boa reputação,
você pode trabalhar com seus pares, equipe e superiores contribuindo
com seu ponto de vista de especialista em determinado assunto. Ajude
quem precisa ser ajudado. Responda dúvidas. Torne-se uma referência
internamente. Participe ativamente de reuniões e ofereça soluções.
3. Comente artigos de outros especialistas
Se escrever ou se tornar um Youtuber não for sua praia, você pode
dedicar um tempo para comentar artigos e vídeos de outras pessoas –
sempre tentando fazer comentários construtivos, que tenham alguma
utilidade. Comunidades especializadas são um bom lugar para começar a
melhorar sua reputação e aumentar sua visibilidade.
4. Ofereça seu conhecimento aos jornalistas
Se você não levar jeito para escrever ou fazer seus próprios vídeos,
outra forma de ganhar visibilidade é se oferecer como fonte para
jornalistas e produtores de conteúdo em geral, especialmente aqueles que
escrevem sobre sua área de atuação.
Sabe aquele seu amigo jornalista ou
blogueiro? Converse com ele. Se você não tem amigos jornalistas, pode
experimentar se cadastrar no Ajude um repórter, site que se propõe a conectar jornalistas a fontes. Bons contatos podem surgir daí.
5. Fale em seminários, congressos etc
Falar em público pode fazer com que você se torne um influenciador.
Por isso, se você tiver insights que sejam úteis ao seu segmento ou se
tiver um conhecimento técnico que possa ser compartilhado, considere a
possibilidade de subir ao palco e falar para a plateia.
No começo, é compreensível que você não se sinta muito à vontade
nessa posição, especialmente se você for tímido. Aos poucos, no entanto,
você pode pegar o jeito e até gostar dessa atividade.
Uma forma de começar é oferecer treinamentos dentro da sua própria
empresa. Também vale a pena conversar com os organizadores de alguns
eventos da sua área. Você pode se apresentar e oferecer sua expertise
para ser compartilhada.
FONTE: VAGAS.COM
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