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Listar defeitos numa entrevista de emprego pode ser complicado.
Normalmente, falar em qualidade é bem mais simples do que os defeitos, o
que pode resultar em uma armadilha.
Para se sair bem falando
sobre as suas fraquezas, além de auxiliar em analisar nestes pontos e
não ser prejudicado frente aos recrutadores, damos algumas dicas abaixo.
1. Fugir a clichês
Fuja dos clichês que se usam em entrevista de emprego,
como "sou muito perfeccionista" ou "sou um viciado em trabalho". Se
realmente quer apontar estes defeitos, então contorne a situação,
dizendo frases como “às vezes gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho
de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”
Muitos
recrutadores consideram que utilizar uma "qualidade enfeitada de
defeito" demonstra a falta de sinceridade e auto-análise do candidato.
2. Demonstrar uma reação positiva
O
objetivo do entrevistador com esta pergunta é saber até que ponto o
trabalhador consegue identificar problemas e como os contornar, assim
como ter uma noção de que tipo de pessoa contará na empresa, e como ela
se dará no trabalho em equipe.
Convém ser sincero na resposta mas
não em demasia, se quiser ficar com o lugar (isto no caso do seu defeito
ser muito grave, como a falta de pontualidade). Seja humilde na
resposta, mostrando vontade de superar os seus defeitos. Também pode
dizer como já começou a lutar (ou como já conseguiu vencer) as suas
fraquezas.
3. Dar a resposta que se quer ouvir
Não existe
uma resposta certa para os defeitos, na verdade. O essencial será
mostrar determinação em vencer os desafios pessoais e em evoluir como
pessoa e como trabalhador. Tente orientar os seus defeitos para o cargo
em questão e para as suas funções.
Também pode falar nos defeitos
no passado, mostrando que já os ultrapassou ou que está em vias de os
ultrapassar. Tornar algo negativo em positivo através do trabalho deve
ser a sua preocupação ao responder a esta pergunta do recrutador.
Exemplos de respostas
- Ser organizado não é o meu ponto mais forte mas encontrei uma forma de gerenciar o tempo e tarefas que realmente melhorou a minha capacidade de organização.
- Às vezes gasto demasiado tempo numa tarefa, ou faço tarefas que podiam ser delegadas. Nunca falho um prazo, mas gosto de me certificar que tudo fica bem feito.
- Tinha dificuldades em fazer cálculos mas tenho treinado muito e já estou muito melhor.
- Quando era estudante tinha tendência a deixar os trabalhos para a última hora, já que trabalho melhor sob pressão, mas recentemente aprendi a gerenciar as tarefas e o tempo de forma mais eficiente.
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