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Ativar o networking e atualizar o currículo são os primeiros passos.
por Heloisa Valente
Em períodos de crise, como o que vivemos atualmente, é muito comum que rumores de demissão de
pessoas comecem a ganhar espaço nas empresas. Esse período é
angustiante para a grande maioria dos profissionais, mas não é por isso
que você precisa ser engolido por ele.
Segundo a especialista Jane Souza, o primeiro passo para encarar esse
momento com tranquilidade é conversar com o seu gestor para entender
qual é a situação real da empresa e se o corte de funcionários deverá
atingir seu departamento.
Se toda a história for apenas um boato, basta respirar fundo e seguir
em frente. Por outro lado, se as perspectivas não forem muito
otimistas, é hora de tomar algumas medidas.
Networking e bom currículo são armas contra demissão
A primeira dessas medidas é ativar os seus contatos. Vale a pena
procurar ex-colegas e marcar um almoço, um café ou um happy hour para
colocar a conversa em dia e sondar o mercado. Atualizar o currículo também é fundamental para não ser pego de surpresa.
“Essas atitudes ajudam o profissional a ficar mais confiante na busca por uma recolocação“,
afirma Jane. Sua dica é fazer tudo isso de forma transparente. “A
partir do momento em que fica clara a posição delicada da companhia e a
possibilidade de demissão, não há porque ficar parado esperando.”
Momento de repensar a carreira
Outra recomendação importante, esta de Marcus Marques, do Instituto
Brasileiro de Coaching (IBC), é aproveitar esse momento de incerteza
para repensar a carreira. A ideia é analisar o possibilidade de fazer um
curso de extensão ou um MBA,
por exemplo, ou até abrir um negócio próprio, se esse for um desejo
antigo. “Analisar o contexto atual irá contribuir para melhorar seu
desempenho futuro na própria companhia ou em outro ambiente
corporativo.”
É importante se perguntar: “Tenho apresentado os resultados esperados
à minha área de atuação?”, “Estou comprometido com o trabalho e
alinhado às estratégias da equipe?”, “Sou ético, honesto e
diferenciado?” Marcus afirma que, se todos esses questionamentos tiverem
respostas positivas, o momento pode não ser de todo mal para o
profissional, que sabe do seu potencial e tem o reconhecimento da
empresa, embora esteja passando por uma situação de crise ou
reestruturação.
Oportunidades sempre aparecem
A publicitária Nara Monho, do Valor Econômico, sempre trabalhou na
área de vendas e já vivenciou os dois lados da situação, ou seja,
sobreviveu a cortes e também perdeu empregos. “São cenários distintos,
mas igualmente angustiantes. Às vezes, nem estamos diretamente na mira
das demissões, mas sabemos que colegas estão”, diz ela.
Para Nara, relacionamento é a palavra-chave dentro de um mercado cada vez mais competitivo. “Ter portas abertas
em lugares pelos quais já passamos é fundamental. Manter o currículo
atualizado, inclusive em sites e redes sociais, estar antenado com o
segmento e pronto para desafios são lições de casa que ajudam na hora de
correr atrás de uma nova oportunidade.”
Ela lembra que é preciso não ter medo do novo em qualquer período.
“Certa vez, participei de um processo seletivo bem na semana entre o
Natal e o Ano Novo, datas em que todo mundo imagina que nada acontece no
planejamento das organizações”, lembra. “No entanto, a empresa buscava
um profissional com o meu perfil já para iniciar o próximo ano
trabalhando. Aceitei na hora.”
FONTE: VAGAS.COM
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