IMAGEM: VAGAS.COM |
Veja como focar o desenvolvimento profissional para atingir seus objetivos
Quem não tem um plano de carreira acaba
sendo levado de um lado para o outro pelas circunstâncias e, o que é
ainda pior, na maior parte das vezes é ultrapassado por aqueles que
investiram tempo e energia no planejamento profissional.
Como explica João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos
Humanos, com tanta competição e tantas exigências do mercado de
trabalho, planejar o desenvolvimento das suas competências se tornou fundamental.
Quer saber como começar esse planejamento? Confira as dicas do especialista agora mesmo.
Como fazer um plano de carreira
1 – Estabeleça objetivos
Não é por acaso que este é o primeiro passo. Segundo Xavier, é
imprescindível que você saiba onde quer chegar para, só então, traçar um
plano de carreira eficiente para alcançar seu objetivo. O especialista
observa ainda que quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às
preferências, competências e experiências que você já tem, maior será
sua chance de sucesso. “É essencial investir continuamente em autoconhecimento e aprendizado.”
2 – Desenhe um plano de ação
Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos
que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar
para adquirir o tipo de experiência que será exigida para atingir seu
objetivo”, explica o especialista.
A dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente
mensuráveis para que, durante o percurso, você possa saber se o plano
está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.
“Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as
pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências
adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar
sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der
errado.”
3 – Tenha disciplina durante a execução
Para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e
disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para
ajustes de rumo. “É normal que as coisas não saiam exatamente como o
planejado”, diz Xavier.
“Nessas horas você terá de encontrar a melhor
forma de adaptar seu plano aos acontecimentos, às vezes improvisando, às
vezes fazendo uma grande alteração no planejamento.”
FONTE: VAGAS.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário