segunda-feira, 6 de agosto de 2018

3 passos para fazer um plano de carreira



IMAGEM: VAGAS.COM

Veja como focar o desenvolvimento profissional para atingir seus objetivos


Quem não tem um plano de carreira acaba sendo levado de um lado para o outro pelas circunstâncias e, o que é ainda pior, na maior parte das vezes é ultrapassado por aqueles que investiram tempo e energia no planejamento profissional.

Como explica João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com tanta competição e tantas exigências do mercado de trabalho, planejar o desenvolvimento das suas competências se tornou fundamental.   

Quer saber como começar esse planejamento? Confira as dicas do especialista agora mesmo.


Como fazer um plano de carreira



1 – Estabeleça objetivos


Não é por acaso que este é o primeiro passo. Segundo Xavier, é imprescindível que você saiba onde quer chegar para, só então, traçar um plano de carreira eficiente para alcançar seu objetivo. O especialista observa ainda que quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às preferências, competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso. “É essencial investir continuamente em autoconhecimento e aprendizado.”


2 – Desenhe um plano de ação


Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência que será exigida para atingir seu objetivo”, explica o especialista.

A dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente mensuráveis para que, durante o percurso, você possa saber se o plano está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.

“Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.”


3 – Tenha disciplina durante a execução


Para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo. “É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado”, diz Xavier. 

“Nessas horas você terá de encontrar a melhor forma de adaptar seu plano aos acontecimentos, às vezes improvisando, às vezes fazendo uma grande alteração no planejamento.”









FONTE: VAGAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário