segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Por onde começar uma vida de freelancer



FONTE: VAGAS.COM

Se você estiver sem trabalho fixo esta pode ser uma forma de ganhar dinheiro e experiência


Ser freelancer pode ser uma excelente alternativa para quem está sem trabalho fixo, precisa adquirir experiência ou quer ganhar uma grana. 

Afinal, conseguir um “frila” é bem mais simples do que ser contratado por uma empresa. Sem contar que ainda pode render muitos contatos e muita aprendizagem.


Como se tornar um feelancer



1 – Ative seu networking


Se você está decidido a prestar serviços como autônomo, precisa deixar as pessoas saberem disso. Um bom começo é entrar em contato com ex-colegas de trabalho ou faculdade, que trabalham na mesma área que você.


2 – Invista nas redes sociais


As mídias sociais também são um excelente meio para anunciar sua disponibilidade e suas habilidades, mas sempre de forma simpática, por favor. Jamais (em hipótese alguma mesmo) utilize um tom “desesperado” nessa comunicação, como se estivesse pedindo uma esmola para pagar suas contas. Sua decisão precisa e merece ser anunciada da melhor forma possível.


3 – Tenha comprometimento com prazos e qualidade


Cumprir prazos e entregar com qualidade são regras de ouro de quem quer ser freelancer. Seu cliente tem de confiar no seu trabalho. Pense no quanto é mais fácil trocar de prestador de serviço do que demitir um funcionário e contratar outro. “Quem presta um serviço ruim pode se queimar bem mais rápido no mercado”, alerta a coach Caroline Calaça.


4 – Mantenha contato com os clientes


Também é necessário manter contato frequente com as pessoas que contratam seus serviços para que elas se lembrem de você nas próximas oportunidades e possam indicar seu nome a outras pessoas e empresas.


5 – Faça do trabalho seu cartão de visitas


Se você quer ser freelancer apenas enquanto não encontra um emprego formal, uma dica da coach é definir um período para o “frila” e continuar em busca da boa e velha CLT. Se achar conveniente, você pode inclusive deixar seu cliente saber dessa sua vontade. Quem sabe não aparece uma vaga para trabalhar com ele. E, claro, um bom trabalho, especialmente nesse caso, vai ser seu melhor cartão de visitas.









FONTE: VAGAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário